Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Idealização e construção de adaptador de trompete para criança com amputação congénita

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
João Bentes - ISEIT.pdf1.93 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho está dividido em duas partes, a primeira descreve o Estagio realizado na Escola Profissional Metropolitana (EPM) com os Professores Filipe Coelho, Reinaldo Guerreiro e Gonçalo Marques. Na primeira parte deste relatório foram abordados alguns pontos fundamentais, tais como expectativas iniciais em relação ao estágio e o perfil de competências a atingir. Dentro do perfil de competências a atingir, foi elaborada uma análise SWOT onde foram referidos aspetos a desenvolver e competências adquiridas a consolidar. Em relação à estrutura da Metropolitana, da qual depende a EPM, foram descritos neste relatório aspetos da sua organização e gestão. Em relação à EPM foram abordados os planos curriculares, unidades de aprendizagem, competências a desenvolver, comentários ao programa da disciplina de instrumento, programa de trompete e módulos. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada (PES), foi descrita toda a sua planificação, seu nível de consecução de objetivos, e no final foi elaborada uma reflexão final. A segunda parte retrata a investigação levada a cabo na conceção e materialização de um adaptador para uma aluna com amputação congénita do antebraço esquerdo. Esta investigação foi um grande desafio, uma vez que, e após pesquisa exaustiva, concluiu-se que não existe nada deste tipo concebido, exclusivamente, para o estudo do trompete. Uma das possibilidades era construir um trompete adaptado, mas o tempo de espera e o elevado custo fez com que tivesse optado por esta abordagem, de custo acessível e com reduzido tempo de espera. Outra possibilidade era o uso de uma prótese, mas o fator psicológico de recusa da prótese é muito forte nesta aluna, que recusou desde sempre o seu uso. A amputação congénita não é impeditiva ao estudo do trompete, e neste caso nem sequer foi necessário usar diferenciação curricular, apenas criar o adaptador para que a aluna pudesse segurar o trompete e manter uma postura correta garantido desta forma condição possível para a prática do trompete.

Description

Keywords

Estágio Relatório Amputação congénita Antebraço esquerdo Estudo do trompete Adaptador

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License