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Idealização e construção de adaptador de trompete para criança com amputação congénita
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rosa, Joaquim | |
dc.contributor.author | Bentes, João | |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T09:31:58Z | |
dc.date.available | 2018-09-06T09:31:58Z | |
dc.date.issued | 2014-07-15 | |
dc.description.abstract | Este trabalho está dividido em duas partes, a primeira descreve o Estagio realizado na Escola Profissional Metropolitana (EPM) com os Professores Filipe Coelho, Reinaldo Guerreiro e Gonçalo Marques. Na primeira parte deste relatório foram abordados alguns pontos fundamentais, tais como expectativas iniciais em relação ao estágio e o perfil de competências a atingir. Dentro do perfil de competências a atingir, foi elaborada uma análise SWOT onde foram referidos aspetos a desenvolver e competências adquiridas a consolidar. Em relação à estrutura da Metropolitana, da qual depende a EPM, foram descritos neste relatório aspetos da sua organização e gestão. Em relação à EPM foram abordados os planos curriculares, unidades de aprendizagem, competências a desenvolver, comentários ao programa da disciplina de instrumento, programa de trompete e módulos. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada (PES), foi descrita toda a sua planificação, seu nível de consecução de objetivos, e no final foi elaborada uma reflexão final. A segunda parte retrata a investigação levada a cabo na conceção e materialização de um adaptador para uma aluna com amputação congénita do antebraço esquerdo. Esta investigação foi um grande desafio, uma vez que, e após pesquisa exaustiva, concluiu-se que não existe nada deste tipo concebido, exclusivamente, para o estudo do trompete. Uma das possibilidades era construir um trompete adaptado, mas o tempo de espera e o elevado custo fez com que tivesse optado por esta abordagem, de custo acessível e com reduzido tempo de espera. Outra possibilidade era o uso de uma prótese, mas o fator psicológico de recusa da prótese é muito forte nesta aluna, que recusou desde sempre o seu uso. A amputação congénita não é impeditiva ao estudo do trompete, e neste caso nem sequer foi necessário usar diferenciação curricular, apenas criar o adaptador para que a aluna pudesse segurar o trompete e manter uma postura correta garantido desta forma condição possível para a prática do trompete. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201460165 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24064 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Relatório | pt_PT |
dc.subject | Amputação congénita | pt_PT |
dc.subject | Antebraço esquerdo | pt_PT |
dc.subject | Estudo do trompete | pt_PT |
dc.subject | Adaptador | pt_PT |
dc.title | Idealização e construção de adaptador de trompete para criança com amputação congénita | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |