Repository logo
 
Publication

Idealização e construção de adaptador de trompete para criança com amputação congénita

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRosa, Joaquim
dc.contributor.authorBentes, João
dc.date.accessioned2018-09-06T09:31:58Z
dc.date.available2018-09-06T09:31:58Z
dc.date.issued2014-07-15
dc.description.abstractEste trabalho está dividido em duas partes, a primeira descreve o Estagio realizado na Escola Profissional Metropolitana (EPM) com os Professores Filipe Coelho, Reinaldo Guerreiro e Gonçalo Marques. Na primeira parte deste relatório foram abordados alguns pontos fundamentais, tais como expectativas iniciais em relação ao estágio e o perfil de competências a atingir. Dentro do perfil de competências a atingir, foi elaborada uma análise SWOT onde foram referidos aspetos a desenvolver e competências adquiridas a consolidar. Em relação à estrutura da Metropolitana, da qual depende a EPM, foram descritos neste relatório aspetos da sua organização e gestão. Em relação à EPM foram abordados os planos curriculares, unidades de aprendizagem, competências a desenvolver, comentários ao programa da disciplina de instrumento, programa de trompete e módulos. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada (PES), foi descrita toda a sua planificação, seu nível de consecução de objetivos, e no final foi elaborada uma reflexão final. A segunda parte retrata a investigação levada a cabo na conceção e materialização de um adaptador para uma aluna com amputação congénita do antebraço esquerdo. Esta investigação foi um grande desafio, uma vez que, e após pesquisa exaustiva, concluiu-se que não existe nada deste tipo concebido, exclusivamente, para o estudo do trompete. Uma das possibilidades era construir um trompete adaptado, mas o tempo de espera e o elevado custo fez com que tivesse optado por esta abordagem, de custo acessível e com reduzido tempo de espera. Outra possibilidade era o uso de uma prótese, mas o fator psicológico de recusa da prótese é muito forte nesta aluna, que recusou desde sempre o seu uso. A amputação congénita não é impeditiva ao estudo do trompete, e neste caso nem sequer foi necessário usar diferenciação curricular, apenas criar o adaptador para que a aluna pudesse segurar o trompete e manter uma postura correta garantido desta forma condição possível para a prática do trompete.pt_PT
dc.identifier.tid201460165pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24064
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectAmputação congénitapt_PT
dc.subjectAntebraço esquerdopt_PT
dc.subjectEstudo do trompetept_PT
dc.subjectAdaptadorpt_PT
dc.titleIdealização e construção de adaptador de trompete para criança com amputação congénitapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
João Bentes - ISEIT.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: