Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.1 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho é constituído por duas grandes secções. Na primeira parte é efectuada uma descrição do estágio que realizei no Instituto Gregoriano de Lisboa, com a supervisão dos orientadores cooperantes Eurico Rosado e Ilda Ortín. Nesta parte encontra-se uma reflexão sobre as diversas dimensões da minha actividade docente e uma análise dos aspectos que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional.
A segunda parte é constituída pelo Projecto de Investigação, cujo tema é O Ensino da Pedalização ao Piano. Aqui foi feita uma revisão da literatura e efectuado um estudo qualitativo, procurando investigar se as sugestões fornecidas pelos textos e as metodologias utilizadas em sala de aula são suficientes para a resolução dos problemas pedagógicos. Desta forma, espera-se dar um pequeno contributo para um ensino mais eficaz da pedalização ao piano, estimulando a discussão acerca deste tema.
Description
Keywords
Ensino da música Ensino do piano Pedalização Prática de ensino supervisionada Coordenação psico-motora