Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-06"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Eficiência energética na PSP: análise da viabilidade económico-financeira da utilização de energias renováveis nas infraestruturas da PSPPublication . Santana, Dinis José Lucas; Venes, Nuno Miguel SimõesNo que diz respeito ao consumo de energia elétrica, a Polícia de Segurança Pública tem-se sustentado, maioritariamente, através dos tradicionais combustíveis fósseis, cujo consumo acarreta vários problemas ambientais, sociais e económicos. Logo, decorrente da crescente preocupação da sociedade com as questões ambientais e económicas, a Polícia de Segurança Pública, enquanto Força de Segurança ao serviço do cidadão, deve procurar investir em estratégias energéticas eficientes, tais como as energias renováveis, a fim de não só obter uma redução de custos a médio/longo prazo, mas também de cuidar da sua imagem e ser um exemplo a seguir. Neste sentido, tornou-se pertinente estudar a viabilidade económico financeira do investimento e da utilização de energias renováveis nas infraestruturas desta Polícia, com recurso a quatro indicadores financeiros: payback, retorno sobre o investimento, valor atual líquido e taxa interna de rendibilidade. Dentro das diversas fontes de energias renováveis existentes, a que melhor se adequou a este estudo foi a energia solar fotovoltaica, em regime de unidades de produção para autoconsumo, visto ser a que apresenta mais vantagens em termos de investimento a médio/longo prazo. Após a análise dos resultados obtidos, designadamente em dez edifícios de diferentes dimensões e regiões de Portugal Continental, de forma a permitir a generalização dos resultados, concluiu-se que todos os investimentos estimados são viáveis económico-financeiramente, apresentando, no caso de um investimento conjunto, um payback inferior a 6 anos, um retorno sobre o investimento superior a 340%, um valor atual líquido superior a 200 000,00€ e uma taxa interna de rendibilidade superior a 17%.
- O oficial de direitos humanos e a prevenção da discriminação nas forças e serviços de segurançaPublication . Carneiro, Beatriz da Costa; Machado, Paulo; Fonseca, RuiO trabalho policial é caracterizado pela sua complexidade, e esta manifesta-se, nalguns casos, pela urgência da decisão policial. Frequentemente os polícias são confrontados com situações que os obrigam a tomar decisões rápidas, no momento. O caráter repentino de algumas decisões policiais torna-as mais suscetíveis ou expostas a situações de discriminação social, nomeadamente pela dificuldade de se obter enquadramento técnico e por emergirem preconceitos que conduzem, não inevitavelmente mas com alguma probabilidade, a situações de discriminação social negativa. Esta discriminação, como violação dos Direitos Humanos, é hoje um tópico que gera muita polémica e discussão públicas. A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma das instituições mais escrutinadas, e por este motivo torna-se importante estabelecer princípios e medidas que previnam as manifestações de discriminação nesta instituição. A criação do Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança (PPMDFSS) veio precisamente dar corpo a essa preocupação, estabelecendo áreas de intervenção. Este estudo tem como objetivo analisar este Plano e os fatores que levaram à sua criação, em particular estudar o novo cargo de Oficial de Direitos Humanos (ODH). O presente trabalho está focado no ODH da PSP e será nossa intenção perceber qual o seu âmbito de atuação dentro da instituição. Para tal, e para além da revisão de literatura, recorremos à realização de entrevistas, com o objetivo de obter mais informação sobre esta temática. Concluímos que alguns fenómenos sociais influenciaram na tomada de decisão para a criação, pelo Governo, do PPMDFSS. Alguns desses fenómenos são de uma natureza mais macroscópica (a globalização, o multiculturalismo), outros têm uma inscrição mais societal, a mediatização dos casos de discriminação social, e, sobretudo, a consciencialização social para o fenómeno da discriminação, aliado a um quadro normativo, internacional e nacional, que visa proteger a população contra a discriminação e a violação do Estado de Direito Democrático. O cargo de ODH vem colmatar uma lacuna, atuando principalmente como elemento interlocutor para os Direitos Humanos, interna e externamente à instituição policial.
- Intervenção policial na defesa dos animais de companhia: uma abordagem conceptual e operacional à prática no comando metropolitano de LisboaPublication . Campos, Anabela Torres; Machado, Paulo; Gonçalves, TiagoO crescendo de consciencialização da sociedade relativamente ao bem-estar e direitos dos animais, motivado pelo debate filosófico e pela emergência de movimentos sociais e políticos em torno da causa animal, é revelador de uma transformação na forma como o ser humano se relaciona com os animais na atualidade, em particular com os animais de companhia. Adicionalmente, diversas alterações legislativas no sentido de conferir maior proteção aos animais de companhia, levaram à necessidade de adotar novas formas de atuação por parte das forças de segurança. Com este estudo exploratório, procuramos desenvolver uma problemática sobre o desafio das transformações sociais orientadas para a proteção animal e o seu impacto na organização do trabalho da Polícia de Segurança Pública (PSP), assim como caracterizar a resposta institucional no que concerne à prevenção e combate aos crimes contra animais de companhia, centrada especificamente na atuação ao nível do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS). Com base numa abordagem mista, recorrendo à análise de entrevistas e de dados estatísticos, foi possível tecer um conjunto de considerações designadamente acerca da forma de atuação da PSP e desafios associados. Da perceção dos entrevistados, apuramos a necessidade de uma maior aposta na formação (inicial, contínua e de especialização) e consciencialização dos polícias, assim como na criação de normas e procedimentos padronizados. Conclui-se também pela necessidade de uma reestruturação das Equipas Especializadas do Programa de Defesa Animal (PDA) concentrando-as no COMETLIS, assim como a transferência da gestão do PDA para a Direção Nacional da PSP. Todas as sugestões propostas têm como pretensão melhorar a resposta da PSP face aos crimes praticados contra os animais de companhia, indo de encontro às expectativas de uma sociedade cada vez mais consciente para a sua necessidade de proteção.
- Análise da sustentabilidade económica e operacional do uso de VANT na Polícia de Segurança PúblicaPublication . Melgo, João Carlos Sendas; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Torres, José Emanuel de MatosA preponderância da tecnologia no quotidiano é um catalisador à mudança, nomeadamente no paradigma de atuação policial, com a alteração de pressupostos de mão-de-obra intensiva (man pol) para a aposta tecnológica (tech-pol). Sincronamente, é de incremental relevância o cumprimento constante de critérios de racionalidade económica na Administração Pública pelo que, revela especial acuidade analisar a viabilidade e sustentabilidade de implementação de novos meios técnicos. Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), são aeronaves com exponencial empenhamento operacional nas Polícias, derivado do seu potencial e versatilidade técnico-tática. Com recurso à matriz SWOT confirma-se a sustentabilidade operacional dos VANT na Polícia de Segurança Pública (PSP). Estes meios incorporam e introduzem no policiamento benefícios desproporcionalmente superiores às desvantagens que ainda acarretam, revelando-se especialmente profícuos na mitigação do risco para os Polícias e no auxílio à tomada de decisão. No âmbito económico constata-se que os VANT de reduzidas dimensões são os meios com menores encargos para a PSP, possibilitando uma redução de custos em relação aos carros patrulha e helicópteros, meios tradicionalmente usados pelas Polícias. Deste modo, os VANT são aeronaves com crescente importância nas Polícias em geral, e na PSP em específico, perspetivando-se um incremental recurso a estes como garante de simultânea eficácia e eficiência no cumprimento da missão policial.
- Reunião e Manifestação: atuação da polícia na manutenção da ordem pública em São Tomé e PríncipePublication . Cruz, Ulisses Ferreira Lopes da; Correia, Eduardo PereiraA Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe consagra um vasto leque de catálogo de direitos fundamentais, em que um deles é o direito de se reunir/manifestar-se pacificamente e sem armas. No ordenamento jurídico são-tomense, as forças de segurança, neste caso, a Polícia Nacional de São Tomé é Príncipe, é um dos principais órgãos do Estado cujo a função, é de garantir a ordem e tranquilidade pública, bem como proteger os direitos de liberdades e garantias dos cidadãos. Entretanto, para que esses direitos sejam garantidos, a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe na prossecução dos seus deveres/funções, recorre muitas das vezes ao uso de força para repor a ordem pública. Neste caso, a atuação da polícia deve obedecer aos princípios plasmado da Constituição, ou seja, inerentes à função policial, bem como aos princípios gerais da Administração pública. Sabendo que o princípio de dignidade da pessoa humana contem um valor absoluto na Constituição são-tomense, logo, o Estado tem como a tarefa principal a criação de estratégias que garantem o exercício desses direitos fundamentais do cidadão, bem como, sua proteção e promoção ao longo dos anos. Por fim, para que o direito de reunião e de manifestação sejam garantidos, é necessário que no seu exercício por parte dos cidadãos, os mesmos respeitem os limites e as restrições impostas pela Lei.
- A aprendizagem do contrabaixo no ensino a distânciaPublication . Pedro, Samuel; Luís, LinaO ensino a distância configura-se como uma modalidade de oferta educativa em alternativa das aulas presenciais devido à pandemia por COVID-19. Assim, em março de 2020 teve de se optar por esta modalidade de ensino, alicerçada na integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem do contrabaixo como meio para que todos tivessem acesso à continuidade do estudo deste instrumento. Tendo em conta o facto de se ter lecionado a distância, procurou-se conhecer a opinião dos alunos acerca da aprendizagem do contrabaixo nesta modalidade de ensino. Nesta linha, definiu-se como principal objetivo conhecer a opinião dos alunos acerca da aprendizagem do Contrabaixo nesta modalidade de ensino. Para concretizar este objetivo optou-se pela criação de um questionário elaborado ad hoc aplicado numa amostra constituída por 7 alunos a quem se lecionaram aulas de contrabaixo a distância, durante o período de 14 de abril de 2020 a 19 de junho de 2020.
- A importância do estudo regular na aprendizagem do violino no desenvolvimento motorPublication . Rato, Francisco; Luís, LinaEste documento têm o objetivo de relatar a Prática de Ensino Supervisionada, que faz parte do estágio, em que segundo o Decreto-Lei nº 240/2001 de 30 de agosto se estabelece um plano de atividades pedagógicas a desenvolver com base no Perfil de Competências Gerais do Professor de Ensino Básico e Secundário. Com este documento pretendo apresentar a forma como foi construído e concluído o estágio, desde a sua preparação a nível de calendarização, assim como as metodologias utilizadas e reflexões acerca das ações desenvolvidas e novas aprendizagens. Este documento encontra-se dividido em sete capítulos que têm conteúdos próprios, mas complementam entre eles. No primeiro capítulo é feita a apresentação do autor do trabalho, através de uma breve descrição do seu percurso académico e profissional. Do segundo capítulo consta a introdução, onde é feita a apresentação do trabalho. O terceiro capítulo é sobre a Instituição de acolhimento bem como sobre a estrutura e objetivos do estágio. No quarto capítulo é feito o enquadramento da prática profissional, social e ética, constando ainda a filosofia de ensino, metodologias e estratégias utilizadas. No quinto capítulo são descritas as várias atividades relacionadas com a dimensão de participação na escola. O sexto capítulo refere-se à dimensão de relação com a comunidade através das respetivas atividades desenvolvidas e deflexões acerca das mesmas. O sétimo capítulo trata do desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida e das competências a desenvolver durante o estágio. O trabalho termina com as considerações finais onde é feita uma reflexão acerca do percurso de realização do estágio, aprendizagens e evolução profissional e pessoal. Em anexo constam os documentos comprovativos referido neste portefólio, tal como no CD anexo ao mesmo, gravações de aulas e documentos para consulta.
- Now and Then: A reflection on the future of interior design for commercial spacesPublication . Sergeeva, Elizaveta; Cardoso, AnaTudo começou no passado, onde as pessoas começaram a descobrir outras terras e o comércio nasceu. Lentamente, foram surgindo pequenas lojas em casa e com o tempo chegou o ponto de construir enormes centros comerciais. Além disso, as revoluções industriais e da revenda tiveram grande influência no desenvolvimento do mundo do retalho. O crescimento da concorrência entre as lojas levou a uma forte conexão dos designers de interiores com um espaço comercial. Os designers tiveram que evitar as características dos clientes para fazer um design de interiores de venda de espaço comercial. O tempo sempre foi um fator e com o crescimento da tecnologia, a presença da internet e o comercio online apareceram. O século da tecnologia estava a crescer extremamente rápido. Realidade virtual, inteligência artificial, experiência de loja virtual e tecnologias 3D permitem que os clientes experimentem um dia de compras sentados em casa. As mudanças globais do mundo e o conforto de fazer lojas online colocam em dúvida a necessidade da existência de lojas físicas e gigantescos espaços comerciais. É uma nova revolução no retalho? Esta dissertação mostra os dois lados dessa questão, contando como está a funcionar nos dias de hoje e as previsões para o futuro distante do comércio do retalho.
- Plano de Comunicação para a Federação Portuguesa de CanoagemPublication . Gonçalves, Vânia Jorge; Serra, ManuelO principal objetivo do plano de comunicação elaborado para a Federação Portuguesa de Canoagem consiste em criar estratégias para melhorar a sua comunicação atual, de uma forma transversal a todos os públicos-alvo tendo, no entanto, maior foco na comunicação externa com o intuito de aumentar a notoriedade da marca em Portugal, com vista a afirmar o seu posicionamento no setor. Foi ainda tido em consideração o objetivo de dar a conhecer ao público em geral, a canoagem numa vertente recreativa. No âmbito deste projeto, utilizou-se uma abordagem metodológica mista, tendo sido aplicada uma metodologia de natureza quantitativa onde se realizaram inquéritos por questionário aos Clubes de canoagem associados da Federação Portuguesa de Canoagem, cujo propósito foi avaliar a perceção dos mesmos relativamente a esta entidade, nomeadamente no que diz respeito à sua comunicação. Para a abordagem qualitativa optou-se por efetuar entrevistas exploratórias a órgãos da Federação, sendo que, dessa forma, foi possível ter um melhor entendimento sobre as lacunas atuais, nomeadamente em relação aos recursos existentes. Obtiveram-se, assim, dados que permitiram apurar falhas referentes à comunicação tanto interna como externa da organização. Deste modo, foi possível criar estratégias que tivessem esses dados em consideração. Neste sentido, e para se cumprirem os objetivos definidos, foram desenvolvidas ações de comunicação, assim como foi idealizada uma campanha com o propósito de atrair atletas de lazer, isto é, numa vertente não competitiva, apostando-se em diversos meios de comunicação para o efeito.
- Avaliação temporal e espacial da produtividade de duas parcelas de olival por imagens de satélitePublication . Soares, Carlos Alexandre Pedro; Conceição, Luís Alcino; Rodrigues, Francisco MondragãoCom o exponencial crescimento da cultura da oliveira em Portugal e com a sua crescente importância nas contas da agricultura nacional, a adoção de novas tecnologias e aplicações face aos métodos de análise e planeamento tradicionais torna-se imperativa do ponto de vista evolutivo do setor, no sentido de assegurar cada vez maior eficiência na produção e rentabilidade desta cultura. No presente estudo avaliou-se a relação entre diferentes índices de vegetação (NDVI, NDWI, e RADAR) e parâmetros de produtividade (VC, SC, P, IM e GMS) ao longo do ciclo vegetativo de duas variedades de oliveira (‘Galega vulgar’ e ‘Cobrançosa’). Foi estabelecido um delineamento experimental, para assegurar representatividade e significado estatístico, que consistiu em 5 pontos/blocos na parcela da variedade ‘Cobrançosa’ e 8 pontos/blocos na parcela da variedade ‘Galega vulgar’, cada ponto correspondendo a um conjunto de 4 árvores consecutivas na linha. A fenologia com base na escala BBCH foi acompanhada sendo avaliados parâmetros como a produtividade, através da pesagem da produção individual de cada árvore em estudo, e a sua respetiva biometria (superfície da copa e volume da copa). Em laboratório foram ainda feitas determinações do índice de maturação (IM) e do teor de gordura na matéria seca (GMS). Os resultados obtidos indicam que o uso destas tecnologias (deteção remota e índices vegetativos) apresenta potencialidades para uso alargado na olivicultura. Verificaram-se correlações significativas entre os índices NDVI e NDWI e alguns parâmetros da produção. As variantes NDVI’ e NDWI’ acabam, em muitos casos, por fornecer valores ainda mais significativos que justificam a aposta numa análise centrada na linha de oliveiras, excluindo a entrelinha. No entanto, será necessário repetir este estudo em outras campanhas olivícolas, dada a influência do ano agrícola no comportamento e produção da oliveira e na existência do fenómeno de alternância da produção. Assim, o uso deste tipo de índices demonstram ser uma ferramenta com bastantes potencialidades numa ótica de apoio ao olivicultor, facilitando não só na tomada de decisão para correção de situações detetadas durante o ciclo anual da oliveira, mas contribuindo também, numa perspetiva mais ampla, para melhoria dos parâmetros de produtividade.