Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este documento têm o objetivo de relatar a Prática de Ensino Supervisionada, que faz
parte do estágio, em que segundo o Decreto-Lei nº 240/2001 de 30 de agosto se estabelece um
plano de atividades pedagógicas a desenvolver com base no Perfil de Competências Gerais do
Professor de Ensino Básico e Secundário.
Com este documento pretendo apresentar a forma como foi construído e concluído o
estágio, desde a sua preparação a nível de calendarização, assim como as metodologias
utilizadas e reflexões acerca das ações desenvolvidas e novas aprendizagens.
Este documento encontra-se dividido em sete capítulos que têm conteúdos próprios,
mas complementam entre eles.
No primeiro capítulo é feita a apresentação do autor do trabalho, através de uma breve
descrição do seu percurso académico e profissional. Do segundo capítulo consta a introdução,
onde é feita a apresentação do trabalho. O terceiro capítulo é sobre a Instituição de acolhimento
bem como sobre a estrutura e objetivos do estágio. No quarto capítulo é feito o enquadramento
da prática profissional, social e ética, constando ainda a filosofia de ensino, metodologias e
estratégias utilizadas. No quinto capítulo são descritas as várias atividades relacionadas com a
dimensão de participação na escola. O sexto capítulo refere-se à dimensão de relação com a
comunidade através das respetivas atividades desenvolvidas e deflexões acerca das mesmas. O
sétimo capítulo trata do desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida e das
competências a desenvolver durante o estágio.
O trabalho termina com as considerações finais onde é feita uma reflexão acerca do
percurso de realização do estágio, aprendizagens e evolução profissional e pessoal.
Em anexo constam os documentos comprovativos referido neste portefólio, tal como
no CD anexo ao mesmo, gravações de aulas e documentos para consulta.
Description
Keywords
Portefólio de estágio Prática de ensino supervisionada Ensino artístico especializado de música Formação de professores em ensino Perfil de competências gerais do professor