Publication
A importância do estudo regular na aprendizagem do violino no desenvolvimento motor
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Luís, Lina | |
dc.contributor.author | Rato, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T16:00:21Z | |
dc.date.available | 2022-09-07T16:00:21Z | |
dc.date.issued | 2022-06-06 | |
dc.description.abstract | Este documento têm o objetivo de relatar a Prática de Ensino Supervisionada, que faz parte do estágio, em que segundo o Decreto-Lei nº 240/2001 de 30 de agosto se estabelece um plano de atividades pedagógicas a desenvolver com base no Perfil de Competências Gerais do Professor de Ensino Básico e Secundário. Com este documento pretendo apresentar a forma como foi construído e concluído o estágio, desde a sua preparação a nível de calendarização, assim como as metodologias utilizadas e reflexões acerca das ações desenvolvidas e novas aprendizagens. Este documento encontra-se dividido em sete capítulos que têm conteúdos próprios, mas complementam entre eles. No primeiro capítulo é feita a apresentação do autor do trabalho, através de uma breve descrição do seu percurso académico e profissional. Do segundo capítulo consta a introdução, onde é feita a apresentação do trabalho. O terceiro capítulo é sobre a Instituição de acolhimento bem como sobre a estrutura e objetivos do estágio. No quarto capítulo é feito o enquadramento da prática profissional, social e ética, constando ainda a filosofia de ensino, metodologias e estratégias utilizadas. No quinto capítulo são descritas as várias atividades relacionadas com a dimensão de participação na escola. O sexto capítulo refere-se à dimensão de relação com a comunidade através das respetivas atividades desenvolvidas e deflexões acerca das mesmas. O sétimo capítulo trata do desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida e das competências a desenvolver durante o estágio. O trabalho termina com as considerações finais onde é feita uma reflexão acerca do percurso de realização do estágio, aprendizagens e evolução profissional e pessoal. Em anexo constam os documentos comprovativos referido neste portefólio, tal como no CD anexo ao mesmo, gravações de aulas e documentos para consulta. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203057155 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41759 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Portefólio de estágio | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Ensino artístico especializado de música | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores em ensino | pt_PT |
dc.subject | Perfil de competências gerais do professor | pt_PT |
dc.title | A importância do estudo regular na aprendizagem do violino no desenvolvimento motor | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |