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O presente relatório, integrado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, proporcionado pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEIT), vem apresentar todo o processo pedagógico do ano letivo de 2019/ 2020 realizado em uma instituição de ensino cooperativo. Este documento apresenta-se dividido em quatro partes diferenciadas, as primeiras três relacionadas com todos os procedimentos realizados no âmbito do Estágio Pedagógico e uma última, que contempla um trabalho de investigação. Na fase inicial é realizada a caraterização da escola de estágio e o Domínio da Intervenção Profissional, Social e Ética. Seguidamente, é descrito todo o processo da Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, onde é mencionado o processo de planeamento, de ensino e avaliação. Em relação à Participação na Escola e na Comunidade, serão mencionadas todas as atividades do grupo de Educação Física da escola onde estive envolvido. Por último, na dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, realizou-se um estudo que teve como objetivo uma análise retrospetiva dos últimos 5 anos - de 2016 a 2020 das relações existentes entre a aptidão aeróbia (VO2 máximo) e os resultados académicos obtidos na disciplina de Educação Física no final do ano letivo em alunos do 7.º ano de escolaridade. A amostra foi constituída por 537 alunos do 7.º ano de escolaridade, 254 do género feminino e 283 do género masculino, numa escola na Benedita, concelho de Alcobaça. Na realização do estudo, para a avaliação da Aptidão Física dos alunos, foi aplicado um teste integrante na bateria de testes do fitnessgram, o teste vaivém, o qual permite a avaliação da aptidão aeróbia. Entre os anos 2016 e 2019, os dados foram facultados pelo grupo de Educação Física da escola e os dados do ano 2020 tiveram recolha entre os dias 10 a 14 de fevereiro desse ano. Os dados foram tratados e analisados através do programa informático IBM SPSS Statistics, versão 22. No tratamento estatístico foram utilizados os testes Kolmogorov – Smirnov, o U de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman. Os efeitos da analogia em estudo vieram a revelar relações muito positivas entre a aptidão aeróbia e as classificações finais na disciplina de Educação Física, tanto no género masculino como no feminino, em todos os anos letivos considerados, sendo que o género masculino teve um melhor desempenho de VO2 máximo e de desempenho escolar, em relação ao feminino. Concluiu-se que os alunos com níveis mais elevados de aptidão aeróbia apresentaram um melhor desempenho académico na disciplina de Educação Física no final do ano letivo. O relatório final termina com a conclusão geral e com as respetivas referências bibliográficas.
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Estágio pedagógico Educação física Aptidão física Aptidão aeróbia Desempenho escolar Género