Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
662.85 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho consta uma abordagem síntese sobre o meu percurso e experiência profissional, diversificada e adquirida desde 2002, como docente no ensino público e a frequência em pós-laboral, no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários e respetivo estágio integrado na escola Secundária Padre Alberto Neto em Queluz. O estágio foi realizado junto de uma turma de 10ºano, aliado ao estatuto trabalhador estudante. Foi um desafio que exigiu de mim muito esforço, dedicação e sacrifício. A superação deste desafio foi sendo suplantado por etapas, dia a dia, com a vontade que me impulsionava, pelo querer e determinação que me movia e apoio dos que me rodeavam.
Este relatório baseia-se também no Plano Individual de Formação e no Portfólio de Estágio, que refletem toda a pesquisa e estudo realizado no âmbito de quatro áreas de intervenção da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado: Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade; Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta última desenvolveu-se com um estudo que se pretende debruçar sobre a “Aplicação da Sociometria na formação de equipas/grupos nas aulas de Educação Física de uma turma do 10ºano”. Este estudo tem como objetivo explorar uma ferramenta, a sociometria, que considero muito útil como suporte no desempenho de funções docentes como professor de Educação Física. Trata-se de uma ferramenta facilitadora na constituição de equipas e grupos de trabalho na aula. O presente estudo acaba por ter algumas limitações, devido ao encerramento precoce das escolas em março de 2020, sendo uma contrariedade para a continuidade da aplicação do questionário sociométrico, com maior relevância e profundidade.
Description
Keywords
Educação física Planificação Sociometria Inclusão