Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-18"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- O Perfil do Empreendedor em Santa Maria da Feira - Estudo de CasoPublication . Sousa, Bruno; Santos, PauloJoseph A. Schumpeter, Economista Austríaco em 1942, já associa o empreendedor ao desenvolvimento económico. Segundo ele, empreendedor tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados, em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Podemos então entender que o empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação. (Schumpeter, 2017) O objetivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empreendedores. Esta investigação foi baseada num questionário presencial e online preenchido por 98 empresários e empreendedores da cidade de Santa Maria da Feira (Portugal). Na primeira parte foi definido o que é o processo do empreendedorismo e foi feita uma análise descritiva das características sociodemográficas dos empresários e empreendedores. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise às características relacionadas com as experiências passadas relativamente a educação, experiencia anterior e família. Na terceira parte foi elaborada uma descrição e análise das motivações do empresário e empreendedor para iniciar o seu negócio (análise fatorial), sendo identificados seis fatores motivacionais. Na quarta parte foi elaborada também uma análise às características de personalidade mais relevantes aos empresários e empreendedores. Os resultados obtidos permitiram concluir que as principais características que se destacam no empreendedor da cidade de Santa Maria da Feira são ser autónomo e independente, perspicaz e arbitrário, possuir propensão de inovar, internal locus of control (locus de controlo interno), liderança, moderador de risco e autoconfiança. Também foi possível perceber quais as motivações empreendedoras que levam o empreendedor a criar o próprio negócio e a ordená-las por importância. Estas são, a necessidade de aprovação, necessidade de desenvolvimento pessoal (N-Ach), necessidade de independência, perceção da instrumentalidade da riqueza (dinheiro e segurança como meio), insatisfação profissional e autoeficácia empreendedora.
- Motivating for Reading through Transmedia Storytelling: A Case Study with Students from a Middle School in the Médio Tejo RegionPublication . Faria Ferreira, Ana Paula; Ferreira, Patricia; Marques, C. G.The evolution of information and communication technologies has changed the way we relate to each other and how we build our knowledge. This creates challenges for education systems, as school must provide all students with the educational experiences that will enable them to develop the skills reflected in the profile of the 21st-century student on completion of compulsory schooling. It is up to teachers to find new ways of teaching, making the most of the resources and digital tools made available by mobile technologies. Technology can make a significant contribution to increasing students' motivation because it is closer to what they like and use in their daily lives. And this introduction of technology into the classroom can promote student-oriented teaching, which contributes to the development of skills such as autonomy, critical thinking and self-esteem. One of the areas that can contribute to this paradigm shift is the creation of experiences in immersive learning environments such as Transmedia Storytelling. Immersive learning environments can favour the creation and implementation of projects that promote reading skills in schools. This is the focus of this article. The aim of this study is to evaluate the impact of transmedia storytelling on the level of motivation of students and on the improvement of pedagogical practices implemented by the teachers involved. This case study was carried out in the subject of Portuguese in three 7th-grade classes of a school from the Médio Tejo region. The results obtained suggest a high level of motivation of students and teachers. The latter recognise that pedagogical routes using Transmedia Storytelling contribute to the motivation, autonomy and improvement of students' learning.
- Consumo de leguminosas e neofobia alimentar em crianças dos 3 aos 6 anos : avaliação da eficácia de um programa de intervençãoPublication . Carvalho, Ângela Carolina Reis; Amaral, Ana Paula; Lima, JoãoIntrodução: Os hábitos alimentares são um dos aspetos chave de um estilo de vida saudável. O presente estudo foca-se na importância do consumo de leguminosas, fonte rica e acessível de proteínas, e uma opção saudável e sustentável, em termos ambientais. A neofobia alimentar desempenha um papel importante na aceitação dos alimentos, em particular na infância, e elevados níveis de ansiedade poderão contribuir para comportamentos alimentares desajustados. Objetivos: Elaborar, implementar e avaliar um programa de promoção de consumo de leguminosas - Beans4Life. Especificamente avaliar o seu impacto nos conhecimentos, preferências e frequência de consumo das oito leguminosas (feijão, grão, ervilha, fava, feijoca, lentilha, chícharo e tremoço) e analisar possíveis relações entre neofobia alimentar, níveis de ansiedade e consumo de leguminosas. Métodos: Estudo analítico, do tipo pré-teste pós-teste, com três momentos de avaliação: 1) antes da intervenção; 2) após a intervenção com as crianças e 3) após a intervenção com os encarregados de educação (fim da intervenção). Participantes: 90 crianças dos 3 aos 6 anos (54,4% do sexo masculino) e respetivos encarregados de educação. Instrumentos: questionário de avaliação de conhecimentos e preferências alimentares, questionário sobre os hábitos alimentares, escala de neofobia alimentar, questionário de ansiedade e um questionário para avaliar as sessões. A intervenção teve duas componentes, a primeira com as crianças (4 sessões de educação alimentar) e a segunda com as famílias (atividades facilitadoras da inclusão de receitas com leguminosas no quotidiano familiar). Resultados: Antes da intervenção, os resultados obtidos mostram níveis baixos de conhecimentos, preferências e frequência de consumo de leguminosas. A ervilha e o feijão são as leguminosas mais conhecidas (81,1% e 55,6%) e também preferidas (77,8% e 73,3%). Os resultados obtidos na segunda e terceira avaliações mostram que ocorreu um aumento significativo (p<0,05) dos conhecimentos e da frequência de consumo da maioria leguminosas, não tendo ocorrido alterações significativas relativamente às preferências. Quanto à neofobia alimentar, os resultados sugerem a existência de uma relação positiva significativa (p<0,05) com os níveis de ansiedade e com uma menor frequência de consumo de leguminosas. Conclusão: Os objetivos inicialmente propostos foram concretizados e será pertinente dar continuidade ao presente estudo, com amostras maiores, de forma a aumentar o consumo deste grupo alimentar na infância, e providenciar resultados mais robustos que ajudem a clarificar as relações encontradas.
- Adaptação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar pela Norma NP EN ISO22000:2005 à NP EN 22000:2018 numa empresa de transformação e comercialização de pescado congeladoPublication . Carvalho, Joana Filipa Luís; Noronha, Joao Freire deCada vez mais, a indústria alimentar tem uma maior importância para a populaçãoem geral. Deste modo, o controlo de qualidade por autoridades competentes tem sidovalorizado. Controlo este que garante produtos seguros e de qualidade para seremconsumidos.Assim sendo, a indústria alimentar é mais pressionada a fornecer produtos seguros ede qualidade ao consumidor, tendo a respeitar a legislação portuguesa e europeia parao setor. Com a concorrência atual a nível industrial, as empresas optam pela adoção decertificações internacionais. Neste contexto, a Dynamic4Core elabora parcerias comempresas externas de modo a facilitar esse processo. A Empresa X, de transformação ecomercialização do pescado congelado, possui uma certificação ISO 22000:2005 quesofreu atualizações/alterações para a ISO 22000:2018. Sendo assim necessário aimplementação das atualizações/alterações para manter a certificação.Para cumprimento destes objetivos, estudei ambas as ISO’s e todas asatualizações/alterações. Com base neste estudo, comparei os requisitos da ISO22000:2005 com esta nova versão, e fiz um levantamento das alterações a aplicar. Aempresa X apenas é certificada por um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar.
- ERAS em Obstetrícia Da evidência à vivência da MaternidadePublication . Santos, Diogo; Reis, Filipa; Santos, Filipa; Vieira, Joaquim; Mendonça, Eugénio; Henrique, Gouveia; Freitas, SaraIntrodução : The mission of ERAS Society is to develop perioperative care and to improve recovery through research, education, audit, and implementation of evidence-based practice.
- Relação do processamento sensorial e sistema estomatognático de crianças respiradoras oraisPublication . Lima, Ana Carollyne; Albuquerque, Raquel Costa; Cunha, Daniele; Lima, Camila; Lima, Sandro; Silva, Hilton JustinoObjetivo: Verificar a relação entre o processamento sensorial e as alterações das funções do Sistema Estomatognático de crianças respiradoras orais, caracterizando o processamento sensorial destas e comparando-o com o de respiradoras nasais. Método: Foram selecionadas 50 crianças (5 a 12 anos) que apresentaram diagnóstico de respiração oral e 50 sem sinais e sintomas de respiração oral ou rinite alérgica para fazer parte do grupo controle, pareadas por idade e sexo. As crianças respiradoras orais e nasais passaram por avaliação do processamento sensorial, através da Sensory Processing Measure – Home form, e as respiradoras orais por avaliação da motricidade orofacial através da Avaliação Miofuncional Orofacial com Escore. Os resultados foram apresentados em forma de tabela e com suas respectivas frequências absoluta e relativa. Resultados: A maioria das crianças avaliadas foi do sexo masculino, estando com idade média de 8 anos. A maioria dos respiradores orais apresentou alteração no processamento de todos os sentidos, com relação estatisticamente significativa quando comparados com os respiradores nasais. Houve relação, nos respiradores orais, entre o processamento sensorial proprioceptivo e o movimento das bochechas, processamento sensorial visual e movimentação da cabeça durante a deglutição e entre o tipo de mastigação e o processamento sensorial tátil. Conclusão: Após análise dos dados foi possível perceber que o processamento sensorial de todos os sistemas se apresenta com alteração nos respiradores orais e que esse mau processamento se relaciona a mobilidade orofacial, bem como com funções do Sistema Estomatognático, além do tipo de mastigação dessa população.
- Perceção dos Riscos na Gestão da Propriedade Agroflorestal na Região do AlentejoPublication . Santos, Maria de Lourdes dos; Póvoa, OrlandaO objetivo desta investigação é saber quais os agentes bióticos/abióticos que podem contribuir para o produtor agroflorestal alterar a composição específica da sua floresta. Assim, recorreu-se a um inquérito, que cumpriu as questões éticas e obteve parecer positivo da CEIP. O questionário incluiu informações: sobre a caracterização do proprietário (idade, sexo, escolaridade, formação profissional). Contém informação sobre a caraterização da propriedade (regime, área total e florestal, principais espécies, localização - distrito e concelho). Engloba informação sobre a gestão de riscos florestais (ocorrência de incêndios, pragas/doenças, espécies invasoras ou outros). Abrange informação sobre: prevenção de riscos florestais – incêndios: gestão de combustíveis junto aos caminhos e métodos utilizados, controlo da vegetação espontânea na floresta e métodos usados, seguro de incêndios florestais, gestão/prevenção de pragas/doenças e métodos utilizados, gestão/prevenção de espécies invasoras e métodos usados, gestão/prevenção de outros riscos florestais. E inclui informação sobre a resposta aos riscos florestais (alterações das espécies e motivos, projeto de mudança). Devido ao COVID-19, realizou-se o Inquérito através do Google Forms, visando o Alentejo, tendose obtido 33 respostas. Após a receção e tratamento dos dados do inquérito verificouse que 54,5% dos proprietários eram do sexo masculino, 45,5% feminino; a média de idades é de 50 - 59 anos. A propriedade agroflorestal média foi de >50ha. Os inquiridos têm como espécies florestais: pinheiro bravo 57,1%, montado de sobreiro 53,6%, eucalipto e pinheiro manso 35,7%, montado misto 28,6%, outras espécies 25% e montado de azinheira 17,9%. Conclui-se que os proprietários têm conhecimento dos riscos florestais, mas não têm influenciado nas suas decisões de gestão florestal; apenas 11,1% tencionam mudar de espécie. Desses 11,1%, a maior parte pensa alterar as espécies florestais por razões económicas, escolhendo espécies mais rentáveis 66,7%. E 33,3% pondera a alteração de espécies florestais por ter sofrido riscos, nomeadamente, “elevada mortalidade de sobreiros”.
- Aplicação da sociometria na formação de equipas/grupos, nas aulas de educação física de uma turma do 10ºanoPublication . Saúde, Rui; Rebolo, Maria AmáliaNeste trabalho consta uma abordagem síntese sobre o meu percurso e experiência profissional, diversificada e adquirida desde 2002, como docente no ensino público e a frequência em pós-laboral, no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários e respetivo estágio integrado na escola Secundária Padre Alberto Neto em Queluz. O estágio foi realizado junto de uma turma de 10ºano, aliado ao estatuto trabalhador estudante. Foi um desafio que exigiu de mim muito esforço, dedicação e sacrifício. A superação deste desafio foi sendo suplantado por etapas, dia a dia, com a vontade que me impulsionava, pelo querer e determinação que me movia e apoio dos que me rodeavam. Este relatório baseia-se também no Plano Individual de Formação e no Portfólio de Estágio, que refletem toda a pesquisa e estudo realizado no âmbito de quatro áreas de intervenção da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado: Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade; Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta última desenvolveu-se com um estudo que se pretende debruçar sobre a “Aplicação da Sociometria na formação de equipas/grupos nas aulas de Educação Física de uma turma do 10ºano”. Este estudo tem como objetivo explorar uma ferramenta, a sociometria, que considero muito útil como suporte no desempenho de funções docentes como professor de Educação Física. Trata-se de uma ferramenta facilitadora na constituição de equipas e grupos de trabalho na aula. O presente estudo acaba por ter algumas limitações, devido ao encerramento precoce das escolas em março de 2020, sendo uma contrariedade para a continuidade da aplicação do questionário sociométrico, com maior relevância e profundidade.