ENIDH - Mestrado em Gestão Portuária
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- Gestão de Competências Profissionais no Sector Portuário: A Especial Situação dos Oficiais da Marinha MercantePublication . Ramos, Ana Catarina Norberto Falcão; Frade, João Carlos Gomes; Raposo, Rui CorreiaEste estudo partiu da premissa que as competências que os Oficiais da Marinha Mercante adquiriram através da sua formação marítima e experiência de mar são consideradas essenciais ou necessárias para o desempenho de funções em algumas actividades do sector portuário. Com vista a contribuir para uma gestão optimizada das competências profissionais quer a nível organizacional quer individual, o objectivo principal foi determinar se existe relação entre essas competências adquiridas e a prática destes oficiais no desempenho de certas funções nas actividades do sector portuário em Portugal, pretendendo-se dar a conhecer quais são as relevantes para a actividade profissional neste sector. Para o efeito foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva, através de um inquérito por questionário endereçado aos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante que exercem a sua actividade profissional no sector portuário em Portugal. Com o questionário recolheu-se a percepção destes oficiais sobre a relevância das competências adquiridas e a sua aplicabilidade na prática profissional actual. Os resultados obtidos demonstram que existe relação entre as competências profissionais adquiridas pelos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante através da sua formação marítima e experiência de mar e a prática destes oficiais no desempenho das funções que exercem no sector portuário. Comprovando-se que estas competências profissionais continuam a ser importantes e utilizadas por estes oficiais para a continuidade da sua actividade profissional em terra e que na sua generalidade elas são mais importantes para o exercício de funções na área da Pilotagem do que em outras áreas de actividade do sector. Estabeleceu-se que existem algumas competências em que a sua relevância é transversal ao sector independentemente da área de actividade, destacando-se como muito relevante a competência respeitante ao uso das capacidades de liderança e de gestão. No que respeita a cada área de actividade, dependendo da especificidade das funções exercidas, existem umas mais relevantes do que outras. A investigação confirma que ter formação e experiência de mar é uma mais-valia para exercer funções no sector portuário. Ou seja, o sector portuário é uma excelente opção de continuidade de carreira para os Oficiais da Marinha Mercante, onde as competências adquiridas previamente não são desperdiçadas.
- Actividade de um terminal especializado de contentores.Caso de Estudo: Terminal XXI - Porto de Sines, com a hipotética perspectiva de aplicação do Modelo de Gestão das Operações a um porto AngolanoPublication . José, Domingos Romualdo; Duarte, Orlando MotaO presente trabalho é a descrição baseada nas observações e práticas no terreno de toda a actividade praticada num terminal especializado de contentores, durante o período de estágio em duas grandes empresas de cariz global ligadas ao sector marítimo e portuário. Procurou-se fazer uma abordagem tendo como principais referências os aspectos chave ligados à actividade em si, principalmente a nível da organização e gestão operacional, e à prática das mesmas. Por outro lado, procurou-se estudar de uma forma resumida, por falta de indicadores mais precisos, à aplicação do modelo de gestão organizacional e operacional a um terminal portuário similar Angolano, pelo que constatou-se, que tal seria possível a um porto de águas profundas que ajudasse à revolucionar todo o sistema portuário a nível nacional, devido a alguns constrangimentos ainda presentes actualmente no mesmo sistema portuário. Contudo, deixou-se este último aspecto como sugestão para futuros trabalhos a desenvolver. Por fim, apresenta-se em anexo um breve relatório das actividades laborais praticadas durante o período de estágios nas duas empresas.
- Parcerias Público – Privadas nos portos terminais de contentores europeusPublication . Nunes, Pedro Bettencourt do Espirito Santo; Martins, Eduardo Silva“Parceria Público - Privada” é a expressão que refere as formas de cooperação entre as autoridades públicas e as empresas privadas, com o objetivo de assegurar o financiamento, a construção, a renovação, a manutenção e a gestão de uma infra-estrutura ou a prestação de um serviço. As principais razões para a sua realização poderão ser identificadas ao nível da redução dos encargos financeiros dos portos para o Estado, da melhoria da eficiência, da qualidade do serviço prestado, da estimulação do investimento privado, da reestruturação da mão-de-obra portuária e do aumento de competitividade. As Parcerias Publico - Privadas caracterizam-se genericamente pela duração relativamente longa da relação, pelo financiamento assegurado em parte pelo setor privado, pela distribuição dos riscos entre o parceiro do setor público e o parceiro do setor privado. Os significativos desenvolvimentos nos portos têm-se verificado devido ao aumento do papel do setor privado na operação dos mesmos e na prestação de serviços portuários, com maior capacidade de respostas aos desafios gerados pelos utilizadores dos portos. Com a entrada do setor privado, as Administrações Portuárias deverão passar a concentrar os seus esforços no eficiente desempenho das funções de monitorização da performance, de planeamento e desenvolvimento, regulamentação e controlo, marketing e desenvolvimento dos recursos humanos. Neste trabalho apresenta-se e analisam-se os modelos de Parcerias Publico - Privadas nos três maiores terminais de contentores portugueses, comparativamente com modelos adotados em alguns dos maiores terminais de contentores da Europa, possibilitando a perceção das diferentes metodologias adotadas em cada porto e das respetivas semelhanças. Concluiu-se que a realização de Parcerias Público - Privadas, constitui atualmente uma solução necessária, atendendo aos problemas financeiros e produtivos dos Estados, principalmente através do modelo de concessão do serviço publico. Devendo o período de concessão ser assumido em função dos investimentos a realizar, sendo exigível a colocação em prática de modelos de controlos e monitorização eficientes da execução dos contratos de concessão e implementada uma matriz de partilha de riscos associada a um plano de gestão.
- As sobrestadias no transporte de graneis líquidos e a sua importância na competitividade dos portos portuguesesPublication . Santos, Pedro Manuel Nunes dos; Gonçalves, Fernando CruzO transporte marítimo debate-se constantemente com um encargo de vários milhões de euros anuais, por sobrestadias incorridas pelos navios. Os objetivos deste trabalho visam em primeiro lugar, determinar os fatores que originam as sobrestadias; e em segundo lugar, determinar de que forma será possível reduzir os tempos de sobrestadia e assim, minimizar os avultados montantes pagos aos armadores. Para conseguir isto, procedeu-se à recolha de toda a informação disponível, relativa a todas as viagens efetuadas por navios transportadores de produtos petrolíferos refinados, de e para portos nacionais, durante o ano de 2011, operados pela principal companhia de navegação envolvida neste tráfego. Com os elementos relevantes foram construídas bases de dados e analisada a distribuição das sobrestadias, segundo a classe dos navios, a família de produtos transportados e o género de contrato de afretamento. Foi seguidamente calculada a participação de cada porto de escala, na totalidade das sobrestadias faturadas, registando os períodos de inatividade e respetivos motivos causadores de tempos perdidos. Desconhecendo-se à partida a razão de ser de tais tempos em excesso, bem como os elementos geradores de sobrestadia, tomaram-se todas as variáveis como suspeitas e todos os stakeholders como possíveis contribuintes para as sobrestadias em questão. Após identificados os principais polos responsáveis pela geração de sobrestadias, passou-se à enumeração de ações com possibilidade de reduzir a ocorrência dos indesejados períodos de inatividade. Tal conjunto de medidas, passam por uma revisão dos procedimentos operacionais e de segurança, pela promoção da simultaneidade de operações compatíveis entre si e pela otimização da gestão dos recursos existentes, tanto a nível de infraestruturas como de materiais e equipamentos a utilizar. Estas medidas têm o propósito de minimizar os tempos de estadia dos navios em porto, para além do tempo estritamente necessário para realizarem as suas operações comerciais e assim, reduzir drasticamente os montantes devidos por sobrestadia.
- Financiamento dos investimentos portuários: balanço sobre opções no passado recente e perspetivas face ao atual contexto económico e financeiroPublication . Oliveira, Ana Filipa Pena da Silva Tello de; Henriques, André CristóvãoO sector portuário, e a movimentação de carga contentorizada em particular, têm sofrido uma grande evolução nas últimas três décadas. Para acompanhar a evolução do sector portuário, tem sido necessário que os portos se modernizem e ofereçam melhores serviços e ligações, para tal serão necessários investimentos, nomeadamente em infraestruturas. A realização destes investimentos, implica para as Administrações Portuárias a necessidade de fontes de financiamento. Acresce que, nos portos portugueses houve nas duas últimas décadas uma grande transformação ao nível do modelo de gestão, passou-se do tool port para o landlord port pela via da concessão das atividades portuárias ao sector privado. Esta mudança veio a traduzir-se numa significativa alteração do papel e funções ao nível das administrações portuárias e num maior envolvimento do sector privado na gestão operacional e comercial e também nos investimentos nos portos. No passado as verbas obtidas através de Fundos Comunitários, a fundo perdido, constituíram uma importante fonte de financiamento dos investimentos em infraestruturas portuárias, no entanto na última década verificou-se uma diminuição das verbas obtidas através desta fonte. Face ao atual contexto económico e financeiro e de crise que Portugal está a atravessar e à continuação do decréscimo dos montantes das transferências do Orçamento de Estado para as Administrações Portuárias, verifica-se um défice de financiamento nos investimentos em infraestruturas portuárias. Com este trabalho pretende-se analisar os modelos de financiamento utilizados pelas Administrações Portuárias em três momentos temporais: passado; presente e identificar cenários de modelos de financiamento a utilizar pelas Administrações Portuárias no futuro.
- Avaliação da satisfação do cliente do porto de Lisboa, como instrumento dos processos de gestão de serviçosPublication . Antunes, Pedro Miguel Gaspar; Cunha, Maria Elisa Pissarra do AmaralNos terminais de contentores encontram-se actividades com serviços específicos, caracterizados por serem variáveis, efectuados num ambiente de enorme pressão externa e de intensa competição. Face à crise global, os terminais de contentores devem concentrar a sua estratégia na manutenção dos actuais clientes e potenciar novos. Para isso, devem criar condições que visem a satisfação dos seus clientes, indo ao encontro das respectivas necessidades e expectativas, relativamente à qualidade dos serviços prestados. No presente trabalho descreve-se a dinâmica operacional existente em dois terminais de contentores, Terminal de Alcântara e Terminal de Santa Apolónia, e avalia-se a satisfação dos clientes aplicando técnicas da estatística descritiva aos resultados um inquérito desenhado e distribuídos pelos agentes de navegação que, actualmente, procuram os serviços nos terminais em causa. O estudo permitiu concluir que os clientes estão, em termos geral, satisfeitos com a qualidade percepcionada relativamente aos serviços prestado, no entanto, revelam variáveis relativamente às quais os clientes estão insatisfeitos e que deveriam alvo de melhoria por parte dos terminais de modo a fidelizar os clientes.
- Gestão da manutenção de equipamentos portuáriosPublication . Silva, Sandra Isabel Conceição Tavares; Cruz, Nuno VeraOs desafios da competitividade e as exigências de grande operacionalidade, fiabilidade e otimização que se colocam à atividade dos terminais portuários de movimentação de carga constituem motivação determinante para uma reflexão sobre os instrumentos e processos de gestão da manutenção de equipamentos portuários de movimentação de carga, como fator de garantia das melhores condições de operação daqueles equipamentos. Com a realização deste projeto e, partindo de uma caracterização breve da actividade portuária, dos respetivos equipamentos e infra-estruturas e da sua importância para a competitividade do porto, pretende-se abordar a problemática da gestão da manutenção numa perspetiva prática, cobrindo, designadamente: (i) os conceitos chave de manutenção (tipos de trabalho, terminologia e técnicas); (ii) a organização do parque de equipamentos e respetiva base de dados no sistema de gestão de ativos; (iii) a operacionalização e caracterização do sistema de gestão. Do ponto de vista metodológico, será feita uma revisão da literatura sobre a problemática e serão elencados aspetos práticos apreendidos da gestão no caso real do Porto da Praia, em Cabo Verde.
- Análise operacional e administrativa de um porto com terminal petrolífero e perspetiva de aplicação em portos angolanosPublication . Ribeiro, Manuel da Conceição Alexandre; Martins, Eduardo SilvaO presente trabalho traduz o resultado das reflexões teóricas e da observação prática sobre a atividade portuária em terminais especializados de granéis líquidos, no âmbito da formação específica no Curso de Mestrado em Gestão Portuária. O objetivo principal da realização do estágio e da preparação do relatório agora apresentado, prende-se com o interesse em realizar uma reflexão sobre o setor marítimo portuário de Angola, que está atravessando uma fase de grandes alterações, incluindo uma ampla reforma institucional, mas também a concretização de importantes investimentos na construção ou reconstrução de infraestruturas e superestruturas portuárias, bem como uma forte aposta na qualificação e especialização de quadros nacionais envolvidos no setor portuário. A partir desse objetivo, foi considerada a utilidade de efetuar o estudo da realidade dos principais portos de Angola, das suas potencialidades em termos de recursos naturais, mas também avaliar a necessidade de melhorar/desenvolver os sistemas de gestão e de operação portuárias; reflexão a desenvolver em função do reconhecimento da importância e necessidade de modernização dos portos angolanos, assim como dos desafios em termos da qualificação de quadros nacionais, por forma a garantir a sustentabilidade funcional dos sistemas marítimos-portuários do país. A base de observação prática para a concretização deste trabalho foi conseguida através da realização de um estágio curricular nas instalações da APS – Administração do Porto de Sines, S.A., onde foram estudadas as boas práticas de administração, gestão e operação seguidas no porto e, em particular, no seu Terminal de Granéis Líquidos, de modo a obter conhecimentos práticos da realidade observada nas atividades aí desenvolvidas, tendo em vista permitir, num futuro próximo, dar um contributo tecnicamente sustentado para a reconstrução e desenvolvimento do setor marítimo-portuário de Angola. A realização do estágio, em paralelo com o estudo e investigação dos temas de gestão e operação, que lhe estão associados, permitiram a identificação de oportunidades para o desenvolvimento sustentável das atividades comerciais dos portos angolanos, numa perspetiva do seu apoio ao fomento da economia e da sociedade angolana.
- Importação marítima de granéis sólidos agroalimentares: estudo de caso sobre a performance portuária em portos portuguesesPublication . Santos, Andreia Carina Marques; Martins, Eduardo SilvaA gestão de um terminal portuário é tanto mais eficaz quanto o conhecimento das diversas variáveis que interferem no desempenho da sua atividade e, consequentemente, no seu nível de performance e na sua competitividade no seio das redes logísticas em que se insere. Porém, definir com exatidão quais são as variáveis em questão e a forma como interferem entre si é uma tarefa complexa que requer uma investigação exaustiva e aprofundada de múltiplos fatores. Entre estes evidenciam-se: as caraterísticas das infraestruturas, superestruturas e equipamentos; o impacto das recentes modificações em matéria de legislação sobre o trabalho portuário; a importância das ligações intermodais, das políticas e regulamentação setorial e das condições de mercado; a composição dos diferentes itens da fatura portuária e o papel dos diversos intervenientes na atividade portuária. Este projeto é elaborado com o propósito de avaliar e comparar a performance nos dois tipos de terminais, multiusos e dedicados, onde em Portugal são movimentados os granéis sólidos agroalimentares, sendo para o efeito utilizado o “estudo de caso” como estratégia de investigação. Pretende-se ainda que este trabalho contribua como ferramenta auxiliar, no âmbito da gestão portuária, na medida em que proporcionará um maior conhecimento da especificidade da operação do segmento em análise, o que será da maior relevância para os próprios gestores destas infraestruturas – concessionários, Administrações Portuárias – concedentes, mas também clientes do terminal e restantes stakeholders, que estão hoje cada vez mais exigentes e atentos à qualidade do serviço prestado e ao seu nível de performance.
- O impacto das reformas portuárias no sector de recursos humanos dos portos: caso de estudo do Porto de LuandaPublication . Orlando, Emiliana; Cruz, Orlando MotaDurante as últimas décadas ocorreram grandes transformações no sector portuário, com especial relevo na sua gestão e operação. No decorrer desses anos tem-se vindo a verificar uma tendência mundial no que toca à crescente participação do sector privado nas atividades portuárias. Assim assistiu-se ao aparecimento generalizado do modelo de gestão de portos denominado Landlord Port que permite a concessão total ou parcial de terminais e suas operações entregues a entidades privadas, sistema homologado quase na totalidade dos portos da Europa Ocidental. Por força de todas estas alterações ocorridas a nível mundial e face aos desafios da modernização dos portos, tem sido desenvolvidos uma vasta literatura que pretende estudar os impactos causados pelas reformas portuárias tendo em vista criar as melhores condições para otimização dos sistemas portuários bem como a valorização e qualificação dos recursos humanos ao dispor dos portos e das empresas privadas que neles operam. Assinala-se que atualmente em Angola muitos dos seus portos alinharam pelo mesmo padrão de gestão tal como nos principais portos portugueses, assumindo-se como portos senhorios (Landlord Ports). Os portos angolanos, em particular o porto de Luanda, têm sofrido muitas alterações em consequência da reforma legislativa seguida que incluiu a necessidade de ajustar, quantitativa e qualitativamente os recursos humanos afetos às diferentes áreas do trabalho portuário e teve-se em conta as necessidades de mudanças nos seus modelos de organização e gestão, nas novas funções das autoridades portuária, nos sistemas de comunicação e de informação, numa perspetiva de lidar com os novos desafios da gestão e das tecnologias do sistema portuário. Este trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o enquadramento dos recursos humanos portuário diante de todas estas tendências que se observam nos atuais modelos de organização e gestão portuária adotado pelos portos em quase todo mundo e seus reflexos no Porto de Luanda, como caso de estudo.