Browsing by Issue Date, starting with "2013-04"
Now showing 1 - 10 of 80
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de Competências Profissionais no Sector Portuário: A Especial Situação dos Oficiais da Marinha MercantePublication . Ramos, Ana Catarina Norberto Falcão; Frade, João Carlos Gomes; Raposo, Rui CorreiaEste estudo partiu da premissa que as competências que os Oficiais da Marinha Mercante adquiriram através da sua formação marítima e experiência de mar são consideradas essenciais ou necessárias para o desempenho de funções em algumas actividades do sector portuário. Com vista a contribuir para uma gestão optimizada das competências profissionais quer a nível organizacional quer individual, o objectivo principal foi determinar se existe relação entre essas competências adquiridas e a prática destes oficiais no desempenho de certas funções nas actividades do sector portuário em Portugal, pretendendo-se dar a conhecer quais são as relevantes para a actividade profissional neste sector. Para o efeito foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva, através de um inquérito por questionário endereçado aos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante que exercem a sua actividade profissional no sector portuário em Portugal. Com o questionário recolheu-se a percepção destes oficiais sobre a relevância das competências adquiridas e a sua aplicabilidade na prática profissional actual. Os resultados obtidos demonstram que existe relação entre as competências profissionais adquiridas pelos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante através da sua formação marítima e experiência de mar e a prática destes oficiais no desempenho das funções que exercem no sector portuário. Comprovando-se que estas competências profissionais continuam a ser importantes e utilizadas por estes oficiais para a continuidade da sua actividade profissional em terra e que na sua generalidade elas são mais importantes para o exercício de funções na área da Pilotagem do que em outras áreas de actividade do sector. Estabeleceu-se que existem algumas competências em que a sua relevância é transversal ao sector independentemente da área de actividade, destacando-se como muito relevante a competência respeitante ao uso das capacidades de liderança e de gestão. No que respeita a cada área de actividade, dependendo da especificidade das funções exercidas, existem umas mais relevantes do que outras. A investigação confirma que ter formação e experiência de mar é uma mais-valia para exercer funções no sector portuário. Ou seja, o sector portuário é uma excelente opção de continuidade de carreira para os Oficiais da Marinha Mercante, onde as competências adquiridas previamente não são desperdiçadas.
- As conceções dos professores acerca da deficiência mentalPublication . Melo, Bruno Miguel Magalhães deA deficiência mental é uma das problemáticas com mais incidência no âmbito das Necessidades Educativas Especiais e é muitas vezes detetada em idade escolar. Perante este cenário, considerou-se importante perceber as conceções dos professores acerca da deficiência mental, verificando-se se essas conceções eram influenciadas pelo tipo de formação em deficiência mental e pela experiência na lecionação de alunos com essa problemática. Reuniu-se informação relevante sobre a deficiência mental e, por não haver nenhum questionário validado adequado aos objetivos da investigação, elaborou-se o instrumento para recolha de dados a partir do enquadramento teórico, de forma a ser aplicado a uma amostra da população - professores do ensino público não superior da ilha Terceira, nos Açores. Os resultados revelam divergência das conceções dos docentes em alguns assuntos, relativamente ao que é referido no suporte teórico. A análise de resultados também nos diz que a associação das conceções sobre deficiência mental com o tipo formação ou com a experiência não é tão significativa como se tinha previsto nas hipóteses levantadas. Mesmo assim, o estudo indica uma relação de dependência entre o tipo de formação em deficiência mental e o conhecimento acerca das causas da problemática, assim como demonstra que a procura de conhecimentos sobre a deficiência mental está associada à experiência na lecionação de alunos com essa problemática.
- A educação física em crianças com Trissomia 21 na perceção dos professores do 1º e do 2º cicloPublication . Sousa, Eulália Andreia Duarte deConstantemente, ouvimos falar de crianças que possuem características evidentes, que nos levam a pensar que possuem um atraso ao nível do desenvolvimento cognitivo. E logo o nosso pensamento associa a deficiência mental. Entre ela está presente a Trissomia 21, que revela possuir algumas dessas características, uma vez que estas crianças possuem um atraso em todas as áreas do desenvolvimento. A participação em atividades físicas e desportivas sugere-nos um possível desenvolvimento físico e psíquico da criança, visando a melhoria das suas capacidades e habilidades. E deste modo achamos pertinente investigar com exatidão os benefícios possíveis às crianças portadoras de Trissomia 21 que praticam atividades físicas. O presente estudo teve por objetivo investigar a Educação Física no desenvolvimento das crianças com Trissomia 21 em contexto escolar. A amostra foi constituída por 105 docentes que lecionam no 1º Ciclo do Ensino Básico e por 208 docentes do 2º Ciclo, que tenham ou não trabalhado com alunos com Trissomia 21. Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário da escala Likert, composto por 20 questões fechadas, a uma amostra de professores. Os resultados deste estudo permitiu-nos verificar que a Educação Física promove e melhora o desenvolvimento das capacidades e habilidades e do desenvolvimento motor das crianças com Trissomia 21. Além disso permite a prevenção de algumas doenças e melhora a qualidade de vida das crianças que a praticam, reduzindo o risco de morte.
- Inteligência emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma perspetiva educativaPublication . Alves, Clara Manuela GuedesAs emoções, sendo fundamentais ao ser humano têm suscitado interesse científico desde há longa data. O centro de comandos fundamental das emoções, é o cérebro que explica a sua base fisiológica, mas também é afetado e alterado ao longo do desenvolvimento pelas diferentes experiências e acontecimentos de vida, bem como pelo desenvolvimento emocional da pessoa (Shore, 1994). A par do interesse pelas emoções surge o interesse pelas crianças com dificuldades de aprendizagem. Estas constituem uma preocupação, para pais, educadores e demais intervenientes na ação educativa. As dificuldades de aprendizagem foram frequentemente atribuídas a deficits cognitivos, no entanto, hoje aceita-se a hipótese de que possam ter origem em problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, isto é, pode estar relacionado com a inteligência emocional. Deste modo, torna-se pertinente estudar o impacto da inteligência emocional face às dificuldades de aprendizagem bem como as estratégias de remediação, com o intuito de desenvolver ferramentas que possam traduzir e avaliar os fatores da inteligência emocional. Foi desenvolvido um estudo em que a amostra, por conveniência, ficou constituída por cinco docentes. Realizaram-se entrevistas e após a análise de conteúdo das mesmas concluímos que na escola se valoriza mais o Quociente de Inteligência (QI) do que o Quociente Emocional (QE). Igualmente referem que as emoções nem sempre são valorizadas na escola e que uma criança que não é capaz de lidar com as suas emoções sentirá dificuldades de aprendizagem devido à sua instabilidade emocional.
- Contributo da reeducação psicomotora para ultrapassar as dificuldades de aprendizagem de um aluno com dislexiaPublication . Leandro, Ana Lisa Gomes da CruzAdvindo da minha experiência como professora de Educação Física conjugada com a aquisição da formação em Educação Especial, despertei uma sensibilidade que me levou a desenvolver uma atenção extra que me ajuda a sinalizar problemas psicomotores nos meus alunos. Com o tempo fui reparando que alguns alunos, apesar de não apresentarem qualquer tipo de deficiência motora ou psíquica declarada, e sem perceberem porquê, "tropeçavam" no próprio corpo ao tentarem executar alguns dos exercícios propostos. Esses alunos eram, quase todos, disléxicos. O sujeito deste estudo de caso foi submetido a uma avaliação psicomotora, através da aplicação da BPM (Bateria Psicomotora), uma avaliação linguística, através da aplicação da PADD (Prova de Análise e Despiste da Dislexia) e a um Programa de Reeducação Psicomotora com vista à recuperação da Dislexia. Após este programa realizaram-se novas avaliações psicomotora e linguística. Os resultados obtidos neste estudo de caso corroboram os escassos dados da literatura científica, demonstrando claramente uma forte correlação entre a psicomotricidade, a cognição e a linguagem. Verificou-se que jovens com este tipo de necessidade educativa especial podem apresentar alterações no seu perfil psicomotor, alterações essas que poderão vir a ser superadas com um adequado plano de intervenção elaborado por uma equipa multidisciplinar.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Leal, Ana Sofia Santos
- A relação entre pares, no ensino básico, com alunos de necessidades educativas especiais integrados na turmaPublication . Mota, Natália Gonçalves daA Educação Inclusiva é um processo que teve o seu início efetivo na penúltima década do século passado, e representa uma importante tomada de consciência dos direitos que todas as crianças têm à educação, como parte integrante e fundamental do seu desenvolvimento pleno como seres humanos. Para além de almejar o sucesso educativo para todos os alunos da escola regular, existem também outras metas sociais e pedagógicas que se posicionam no caminho ainda longo que a inclusão terá de percorrer. Nessa jornada, rumo a um futuro mais justo e solidário, os pares representam uma quota-parte da chave que pode abrir as portas para um ambiente realmente inclusivo, ao darem um contributo essencial para a aquisição de competências sociais por parte das crianças que revelam maiores dificuldades em termos comunicativos, socioafetivos e cognitivos. Sprinthall e Sprinthall (1993) afirmam que a interação no grupo de pares pode desempenhar um papel maior no desenvolvimento da criança do que a interação com adultos, pois no grupo há mais igualdade, equilíbrio e necessidade de consenso. Este projeto de investigação tem como objetivo central inquirir se as crianças com necessidades educativas especiais (NEE) são bem aceites pelos seus pares, no ambiente da sala de aula e do recreio. Pretende-se avaliar que tipo de relação existe entre os alunos com e sem NEE, integrados na mesma turma do ensino básico, ao nível do seu relacionamento, interação e comunicação no grupo de pares. Para isso, realizámos uma pesquisa de tipo exploratório com uma abordagem metodológica quantitativa, em que o instrumento de investigação foi um inquérito por questionário. O estudo teve lugar no Agrupamento de Escolas de São João de Madeira, junto de uma amostra de 182 alunos sem NEE, pertencentes a dez turmas dos 1º, 2º e 3º ciclos, onde estão incluídos 17 alunos com NEE. Os resultados revelam, de um modo geral, um elevado grau de aceitação destas crianças, ao mesmo tempo que indicam existir uma atitude positiva e um bom nível de interação no grupo de pares da turma e da escola. Por outro lado, nesta faixa etária de crianças entre os 7 e os 17 anos, não se registaram diferenças significativas entre rapazes e raparigas quanto às atitudes e comportamentos que denotam aceitação dos seus colegas com NEE, embora as crianças mais novas do 1º ciclo tenham demonstrado índices ligeiramente mais positivos do que os seus colegas do 3º ciclo.
- O mutismo seletivo e a ludoterapia/atividade lúdicaPublication . Ribeiro, Célia Margarida da SilvaO Mutismo Seletivo é uma problemática que envolve principalmente crianças em idade escolar, sendo aqui que mais frequentemente este se manifesta, e que compromete a sua performance nos contextos social e escolar. É um transtorno pouco conhecido e reconhecido o que dificulta não só o diagnóstico mas também a definição de estratégias de tratamento. Neste estudo é feito um trabalho ao nível da revisão da literatura existente no que diz respeito ao Mutismo Seletivo e que inclui o conceito e a sua evolução, a(s) etiologia(s) do problema, prevalência, diagnóstico, prognóstico e tratamento. Paralelamente são perspetivadas algumas hipóteses de tratamento com vista à superação do problema à luz dos conceitos de ludoterapia e atividades lúdicas, e que incluem uma análise dos conceitos de ludoterapia, de atividade lúdica, brincar, brinquedo, brincadeira, ludodiagnóstico, ludoterapia comportamental e atividades a desenvolver dentro e fora da sala de aula. Apresentamos, ainda, os resultados de um estudo exploratório que consistiu na aplicação de um questionário a educadores, professores, psicólogos e terapeutas acerca das temáticas referidas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Almeida, Daniela Bernardino de
- Turismo de Surf na cidade de Peniche: Dimensão turística e estratégias de desenvolvimento. Case Study Rip Curl Pro.Publication . Santos, Diana Lúcia SilvaEsta dissertação tem como objetivo de estudo o turismo de surf, na cidade de Peniche. Esta recente temática de turismo tem sido o elemento principal no desenvolvimento desta cidade, cujo território é economicamente deprimido, e que tem sofrido alterações na sua imagem, que antes era conhecida como vila piscatória e hoje é possuidora de uma onda reconhecida a nível mundial – Supertubos, surgindo assim uma nova oportunidade de crescimento e de sucesso. O surf assume cada vez mais importância a nível económico, social e cultural. Tem sofrido grandes alterações ao longo dos anos, começando como simples prática desportiva, tem evoluído a nível competitivo e tem-se tornado num estilo de vida, uma forma saudável de entrar em contato com a natureza, melhorando assim o nível de vida dos praticantes. O surf é um segmente importante a estudar e perceber de que forma consegue gerar um crescimento sustentado, potencializando novas oportunidades para a economia do mar, desenvolvendo uma região, como é o caso de Peniche. O caso prático utilizado como objeto de estudo realizado neste trabalho é o evento Rip Curl Pro, que pertence ao Circuito Mundial de Surf realizado na cidade de Peniche, desde 2009 e que ao longo dos anos, tem contribuído bastante para o desenvolvimento deste território. É relevante analisar o impacto que este evento tem durante o campeonato e as suas repercussões futuras, tanto a nível socioeconómico, como ambiental e promocional da cidade, contribuindo para o aumento da atratividade de Portugal enquanto excelente destino para a prática do surf. Desta forma na elaboração deste trabalho pretende-se analisar o surf como produto turístico da região e quais os benefícios para a cidade de Peniche ao acolher esta prática desportiva.