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Abstract(s)
Advindo da minha experiência como professora de Educação Física conjugada com a aquisição da formação em Educação Especial, despertei uma sensibilidade que me levou a desenvolver uma atenção extra que me ajuda a sinalizar problemas psicomotores nos meus alunos.
Com o tempo fui reparando que alguns alunos, apesar de não apresentarem qualquer tipo de deficiência motora ou psíquica declarada, e sem perceberem porquê, "tropeçavam" no próprio corpo ao tentarem executar alguns dos exercícios propostos. Esses alunos eram, quase todos, disléxicos.
O sujeito deste estudo de caso foi submetido a uma avaliação psicomotora, através da aplicação da BPM (Bateria Psicomotora), uma avaliação linguística, através da aplicação da PADD (Prova de Análise e Despiste da Dislexia) e a um Programa de Reeducação Psicomotora com vista à recuperação da Dislexia. Após este programa realizaram-se novas avaliações psicomotora e linguística.
Os resultados obtidos neste estudo de caso corroboram os escassos dados da literatura científica, demonstrando claramente uma forte correlação entre a psicomotricidade, a cognição e a linguagem. Verificou-se que jovens com este tipo de necessidade educativa especial podem apresentar alterações no seu perfil psicomotor, alterações essas que poderão vir a ser superadas com um adequado plano de intervenção elaborado por uma equipa multidisciplinar.
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Keywords
Necessidades educativas especiais Dislexia Psicomotricidade Dificuldade de aprendizagem