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ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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  • O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
    Publication . Silva, Regina Batista dos Santos; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira
    As Tecnologias Assistivas têm sido pesquisadas como recursos fundamentais para a inclusão das pessoas com deficiência no contexto educacional. Conhecer e refletir sobre as ferramentas tecnológicas na perspectiva de uma educação inclusiva e nas práticas pedagógicas dos profissionais das escolas públicas, bem como perceber as transformações significativas no dia a dia dos discentes com necessidades especiais. A presente pesquisa estuda a utilização da Tecnologia Assistiva no processo de alfabetização da criança com paralisia cerebral, no município de Jacobina (Bahia/Brasil). Foi desenvolvida através de revisão bibliográfica e por pesquisa quantitativa empírica solicitada pelo curso de mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na Escola de ensino Superior João de Deus (em Lisboa, Portugal). A coleta dos dados desta pesquisa foi a partir da aplicação de questionário online composto por quinze questões das quais dez são objetivas. Os resultados foram analisados e especificados por descrição e interpretação das respostas e por utilização de gráficos e tabelas com informações da percentagem obtida pela investigação.
  • O processo de ensino aprendizagem dos alunos com autismo através do ensino remoto
    Publication . Santos, Luzinete Helena dos; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires
    O tema escolhido para esta investigação foca-se no percurso de como se deu o processo de ensino aprendizagem do aluno com autismo no momento de ensino remoto e isolamento social diante da Pandemia de Covid-19 no ano de 2020 no município de Juazeiro-Ba, Brasil. O autismo vem sendo estudado pela ciência há décadas, mas ainda é objeto de muitos questionamentos. A inclusão dos alunos com autismo na rede regular de ensino no Brasil é obrigatória, sem restrições, por ora, todos têm que ser matriculados, nenhuma escola pode negar matrícula de pessoas com autismo, seja ela pública ou privada. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de como se dá o ensino aprendizagem dos alunos autistas através do ensino remoto na Rede Pública de Ensino de Juazeiro-BA, neste momento de Pandemia de Covid-19. A presente investigação desenvolveu-se com vista a uma melhor compreensão sobre este processo de ensino aprendizagem, diante do ensino remoto, neste momento de Pandemia. Com isso, pretendemos refletir sobre o processo inclusão dos alunos com autismo nas dinâmicas destas aulas, demonstrando sobre a importância da família neste processo de construção de conhecimento e de aprendizagem significativa. Com objetivo de se saber como este processo de ensino aprendizagem acontece, a pesquisa versou sobre questões relevantes para o levantamento de dados sobre o assunto. Nota-se que o processo de ensino aprendizagem de forma remota aconteceu, mesmo diante de várias dificuldades, contudo, os professores de sala regular, professores de AEE e as famílias conseguiram realizar as atividades para que de fato o ensino aprendizagem acontecesse.
  • Autismo na Escola: Olhar da Prática Docente
    Publication . Gomes, Sinara Cristina Vilas Boas; Cortez, Mariana
    A escola representa um espaço favorável para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais de todos os estudantes, incluindo nesse contexto os aprendentes com transtorno do espectro autista. O objetivo do presente estudo foi investigar o olhar da prática docente em relação à inclusão dos estudantes TEA, contemplando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa aconteceu em duas escolas do município de Jacobina-Ba sendo uma da rede municipal e outra da rede privada. Foi feito um estudo de campo, com entrevista que segue um esquema semiestruturado. Participaram da pesquisa, 24 docentes que atuam em sala de aula comum. Os elementos colhidos com o questionário demonstram um retrato prevalecente na docência de mulheres, entre 24 participantes, apenas dois são homens. A maioria cursou graduação de Pedagogia e atua há mais de 5 anos na educação. Com base nas respostas foi possível compreender que os primeiros sentimentos dos professores, após receber um estudante TEA em sua classe são de insegurança e preocupação. Contudo, conhecer o aluno (a) foi também apontado como fator positivo para propor práticas pedagógicas exequíveis. Na unidade escolar que conta com a sala de recurso multifuncional e oferta do Atendimento Educacional Especializado, o corpo docente explicou o serviço da Educação Especial como fundamental no processo inclusivo do estudante TEA. No que diz respeito ao olhar das práticas docentes na inclusão, foi possível perceber que os docentes consideram a formação em serviço uma ferramenta imprescindível para um fazer pedagógico mais seguro e equitativo. Com relação as propostas em sala de aula, foi verificado que os docentes compreendem a necessidade de um currículo flexível de acordo à singularidade de cada aprendente.
  • O ASPECTO AFETIVO E SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    Publication . Cunha, Maria Rita de Cássia; Costa, Joana Reis
    Considerando que as relações de afeto são essenciais para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida, o conhecimento teórico dos educadores e sua presença nas escolas também é considerado necessário e contribui para o processo de desenvolvimento do ensino. Nesta perspectiva compreendemos que as escolas precisam garantir que, desde a Educação Infantil, uma prática que conduza a um processo de alfabetização agradável e competente. Diante das informações, esta pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva visa realizar uma reflexão teórica sobre as emoções, enfocando a importância das relações sociais como um dos aspectos básicos do desenvolvimento humano global. Nesta entrevista participaram 32 professores da Educação Infantil, respondendo 15 questionários relacionados às práticas afetivas, para compreender a proposta do tema deste trabalho. Sendo assim, percebemos que, no contexto da educação especial, mais discussões e medidas são necessárias para remover as barreiras existentes entre as várias fases do processo de educação escolar. Portanto, de acordo com os resultados desta pesquisa, reconhece-se a problemática dos alunos com necessidades especiais no âmbito social da escola, verifica-se a realidade atual, teoria e prática, ou seja, legislação e teoria vigentes, paralelas ao cotidiano.
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO EDUCATIVO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAL: PARALISIA CEREBRAL
    Publication . Silva, Zenilde Marly; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira
    É comum na atualidade a discussão entre profissionais da educação sobre o tema inclusão escola. Aos poucos os alunos, público da Educação Especial iam chegando as escolas comuns, e os docentes não sabiam como trabalhar com essa diversidade que a pouco não estava no contexto da escola. A preocupação era como fazer para diminuir as barreiras impostas pela deficiência, como desenvolver práticas pedagógicas para o aluno que não aprende da mesma forma que os demais. As pessoas com deficiência estão cada vez mais ocupando seus espaços, sejam eles educacionais ou sociais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo conhecer o processo de inclusão dos alunos com NEE, com Paralisia Cerebral, encontra em seu processo de escolarização. No que se refere aos alunos com deficiência, serão evidenciados os alunos que apresentam deficiência física com diagnóstico clínico de paralisia cerebral. Foi possível concluir que, o processo de avaliação é de extrema relevância para identificar as demandas funcionais do aluno com Paralisia Cerebral e que os recursos de tecnologia assistiva, representam um meio para proporcionar maior independência e autonomia do aluno na escola e, assim, promover e garantir o acesso do aluno aos conteúdos escolares. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa qualitativa e de campo com realização de entrevistas com profissionais do CAAEJ, professoras das salas de recursos AEE, professores de uma escola pública municipal de Jaguarari-Bahia, que têm incluído em suas salas, regulares, alunos com paralisia cerebral. Os resultados mostraram que a maioria dos professores entrevistados compreende que a inclusão é possível de acontecer, reconhecem ainda que não estão preparados para ensinar essas crianças, pois carece de preparação profissional adequada e faltam profissionais de apoio. Os depoimentos apontam a ausência de formação adequada para atender os alunos com deficiência, falta experiência para compreender o processo de aprendizagem e que as mudanças acontecem no tempo de cada um. Contudo, é preciso querer mudar a realidade que está posta para depois cobrar dos responsáveis condições melhores de trabalho. Dessa forma, o docente estará contribuindo de forma eficaz para uma educação inclusiva de qualidade.
  • A Inclusão do Aluno com Paralisia Cerebral: o Papel da Escola, Desafios e Construções
    Publication . Mendes, Cleoneide Vieira de Souza; Camalhão, Maria Isabel Palmeira Mota Ferreira
    Este trabalho tem por objetivo apresentar o tema da PC. Procurou-se conhecer como é efetuado o processo de inclusão escolar de alunos com esta deficiência/NEE no ensino regular, a partir da percepção da gestão, coordenação, professores do ensino regular, de educação especial e pais. Nas últimas décadas a sociedade vem aprendendo a conviver com a diversidade e a diferença, presentes em todos os ambientes. A escola como instituição, tem um papel fundamental no ultrapassar barreiras, como por exemplo, a exclusão social. Quando existem alunos com PC na escola, não basta saber apenas o seu o grau de dificuldades, mas é também de extrema importância saber o que a escola vai fazer, para promover a inclusão destes alunos. A questão de partida foi: como é que se incluem os alunos com PC no Ensino Regular na Escola Paulo Freire no ano letivo 2020/2021, num quadro de poucas acessibilidades, escassez de recursos materiais e humanos? Para responder essa pergunta, elaborou-se os seguintes objetivos: identificar se existem dificuldades para a inclusão do aluno com PC na escola regular; verificar se a instituição e o corpo docente estão preparados para o processo de inclusão do aluno com PC; reconhecer se as práticas utilizadas para estimular o aluno com PC favorecem ao processo de aprendizagem. Definiu-se como hipótese principal que, quanto mais a escola for inclusiva, melhor o aluno com PC será incluído. Para o estudo de caso único integrado, utilizou-se o método qualitativo, com o uso de inquérito por entrevista. A amostra escolhida representou o universo, sendo esta intencional, escolheu-se todos os que trabalhavam com os alunos com PC e que tinham informações relevantes sobre os mesmos. Nos resultados os participantes demonstram desconhecer as características da PC, apresentam dificuldades no planejamento, falta de formação de todos os professores para trabalhar com aluno com PC, escassez de recursos humanos e materiais, e de acessibilidade em alguns ambientes da escola. A escola inclusiva, é aquela que garante o aprendizado, convivência com todos, o direito de ir e vir, onde ninguém seja deixado para trás.
  • Metodologias e Estratégias - Inclusão de uma criança com Síndrome de Rett no Jardim de Infância
    Publication . Almeida, Rosa Maria Veiga de; Castro, Jorge de Almeida
    Num mundo em rápida transformação, a inclusão em contexto escolar assume um papel fundamental quando está em causa uma melhor qualidade de vida e a indepência financeira proporcionada pela equidade na procura de emprego, sendo que, “existe uma relação entre educação inclusiva e inclusão social nas áreas da educação, emprego e vida na comunidade” (AENEEI, 2018). Tendo em consideração que “Os alunos com deficiência educados em contextos inclusivos podem ter um melhor desempenho a nível académico e social do que os alunos educados em contextos segregados” (AENEEI, 2018: 7) é necessário repensar a escola e o papel do(s) professor(es) enquanto agentes de mudança que permite minimizar desigualdades. As barreiras à aprendizagem são diversas e, cada criança, adolescente ou adulto apresenta necessidades e dificuldades específicas, que exigem respostas diversificadas, que sejam capazes de lhes permitir o acesso ao currículo e a aquisição e potenciação de competências que lhe permitam a participação na vida escolar e na sociedade, e ainda, uma melhor qualidade de vida Quando se trata de crianças com Síndrome de Rett (RTT), “(…) uma doença neurológica do desenvolvimento e a segunda causa de atraso mental grave no sexo feminino” (Temudo, 2008: 1), estas apresentam um desenvolvimento dentro da normalidade até terem alguns meses de vida (habitualmente entre os seis e os dezoito meses), mas, depois, começam a evidenciar uma regressão (rápida) do desenvolvimento neuropsicomotor, com compromisso das habilidades motoras e da linguagem, podendo aparecer os característicos movimentos estereotipados das mãos. Entre os dois e os dez anos, ocorre um período de “estabilização” e, até de melhoria, seguido de uma fase onde aumenta a deterioração da coordenação motora global, entre outros aspetos. Assim, na intervenção, em contexto escolar de crianças com RTT, deparamos, quase sempre, com dificuldades de aprendizagem complexas, onde é fundamental uma avaliação permanente das práticas educativas, de modo a que se possa proceder atempadamente à adequação de estratégias e de metodologias que possam trazer uma melhoria das competências da criança e, também, da sua qualidade de vida.
  • Contributo da modalidade artística de expressão dramática/teatro para o desenvolvimento das crianças com Necessidades Educativas Especiais
    Publication . Silva, Bento Alberto Machado da; Saraiva, Horácio
    As modalidades artísticas de expressão dramática e teatro são ferramentas ao serviço da educação. A educação proporcionada pela Arte refere-se a objectivos voltados para o desenvolvimento harmonioso da personalidade, o que significa uma educação que igualmente actue nas dimensões físicas, criativas, estéticas, cognitivas e emocionais da personalidade, dirigindo-se a todas estas dimensões de igual modo. Trata-se de uma educação que proporciona um equilíbrio cultural que levará a um melhor desenvolvimento da criança. No âmbito da educação especial, as modalidades artísticas possibilitam uma liberdade única de educação. Esta liberdade incluiu a liberdade de iniciativa, de escolha de actividades, uso de técnicas e materiais, na expressão, pautados fundamentalmente por um clima de aceitação, tolerância, de abertura às iniciativas e opções da criança com necessidades educativas especiais. Uma atitude não directiva, centrada na criança e nas suas necessidades. A inclusão de alunos com NEE em turmas do ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum através de um conjunto de apoios apropriados às suas características, leva a repensar a educação. Concebendo-se uma educação que esteja voltada, não para o ensino de matérias escolares, mas para o desenvolvimento equilibrado da personalidade da criança, a expressão dramática / teatro será para estes alunos, sem dúvida, um dos melhores métodos de ensino. Neste sentido, na primeira parte do trabalho procura-se uma fundamentação teórica que valide o contributo das modalidades artísticas de expressão dramática / teatro para o desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais. Na segunda parte, testa-se a validade desse contributo com base em dados recolhidos por professores desta área integrados na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Região Autónoma da Madeira.
  • “Argusrecycling -Intervenção Ambiental ” Projeto de Investigação-Ação
    Publication . Santos, Jorge Miguel de Jesus Silva Lopes dos; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira
    Esta dissertação pretende verificar se o projeto “Argusrecycling – Intervenção Ambiental” transformado numa Atividade Socialmente Útil (ASU), constitui uma estratégia/oportunidade de promoção da Qualidade de Vida (QV) dos cidadãos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) do concelho de Arganil, e se simultaneamente, promove a qualidade ambiental desse concelho. O referido projeto, dinamizado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM - Coimbra) na sua Unidade Funcional de Arganil, encontra-se em funcionamento desde o ano 2017. Esta dissertação apoia-se no paradigma qualitativo e tem objetivos descritivos e exploratórios. Utiliza o estudo de caso como metodologia de investigação, tendo como suporte a implementação do referido projeto: Investigação-Ação (IA). O estudo de caso é de tipologia única e tem duas unidades de análise, a primeira tem como sujeitos as pessoas com DID participantes no projeto, e a segunda corresponde à comunidade participante, ou seja: Agrupamento de Escolas de Arganil, empresários, autarquia e juntas de freguesia. Apresenta-se como um estudo hipotético-dedutivo onde a validade das hipóteses formuladas provém de diversas fontes de informação, nomeadamente: inquéritos por questionário de QV aos clientes; inquéritos por questionário de satisfação aos clientes, inquéritos por questionário de satisfação aos parceiros e a análise de conteúdo. A triangulação de métodos e a triangulação teórica vêm garantir a credibilidade e a qualidade da investigação. Os resultados revelam que entre 2017 e 2019, aumentou de 74 para 80 o percentil (médio) da QV dos cidadãos com DID participantes no projeto, existindo uma evolução muito significativa nos domínios da autodeterminação (9), dos direitos (7), do desenvolvimento pessoal (5), do bem-estar emocional (4) e da inclusão social (3). Verifica-se que, atualmente e face à recetividade da comunidade ao projeto, os cidadãos com DID que participam no mesmo, fortaleceram o sentimento de pertença e sentem-se mais incluídos na comunidade, com “abertura” para escolhas e decisões (autodeterminação), vendo os seus direitos reconhecidos (inclusive o direito ao trabalho). Desenvolveram competências pessoais, sociais e profissionais, tornando-se simultaneamente mais exigentes, levando a que os domínios: relações interpessoais e bem-estar material, embora apresentem valores elevados, não evoluíssem como os outros domínios e deste modo continuem a necessitar de intervenção. Constatou-se também que as pessoas com DID, através da sua participação no projeto foram fundamentais para o aumento das taxas de recolha seletiva do concelho, tendo sido enviadas para reciclar mais de 200 Toneladas de materiais. São agora consideradas pela comunidade como “peças” fundamentais, devido à relevância do trabalho desempenhado. Deste modo e com este estudo, é possível afirmar que esta ASU, apoiada no projeto Argusrecycling- Intervenção Ambiental, representa uma oportunidade de melhoria da QV das pessoas com DID, promovendo a qualidade ambiental do concelho de Arganil.
  • A Educação Visual e Tecnológica na Inclusão Educativa dos Alunos com NEE
    Publication . Nunes, Hélder Cristiano Pinto; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires
    A educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sofrido várias modificações ao longo dos tempos. Foi na década de 70 que se iniciaram as alterações no sentido de integrar as crianças com NEE no ensino regular. Mas a mudança mais significativa, foi introduzida após a Declaração de Salamanca, em 1994, na qual o conceito de Escola Inclusiva foi defendido por todos os intervenientes. Neste sentido, a inclusão assenta no conceito de que as crianças com NEE devem ser atendidas no seu ambiente natural, na comunidade e na escola. Assim sendo, a escola deve organizar-se para a diferença, capaz de dar uma resposta global e contextualizada, para atender às especificidades de cada criança. Neste propósito, torna-se importante perceber quais as áreas ou disciplinas motivadoras de interesse e sucesso para os alunos, sobretudo, com NEE, com a finalidade de poder dar as respostas mais adequadas aos processos de ensino/aprendizagem, tais como metodologias, recursos, meios e estratégias de intervenção. Por isso, este estudo pretende apurar a importância das áreas ou disciplinas artísticas, nomeadamente, a Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem para a inclusão de crianças com NEE no “grupo turma”, em particular, e na escola, em geral, através da percepção dos seus professores.