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- REFLEXÕES EM TORNO DE EXEMPLOS DA REPRESENTAÇÃO, NA ARTE CONTEMPORÂNEA, DO FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA COMO ATIVIDADE CEREBRALPublication . Alberto de Matos Trindade, CarlosNeste artigo, após uma introdução geral na qual abordamos conceitos básicos sobre a memória e o cérebro, os esforços desenvolvidos no século XX para entender os mecanismos subjacentes ao funcionamento da memória humana, referindo de passagem os progressos alcançados com as pesquisas levadas a cabo pelas neurociências, que têm tornado possível, entre outros aspectos, uma melhor compreensão de quais as áreas do cérebro envolvidas nas etapas de aquisição e consolidação da informação (e sua evocação), analisamos exemplos de obras de arte contemporâneas, de diferentes áreas de expressão, que nos permitem discutir alguns aspectos relativos ao funcionamento da memória, como actividade cerebral. As obras abrangidas assentam em modelos filosóficos ou psicológicos, num estudo pioneiro sobre a relação da memória com as emoções dos cientistas americanos Roger Brown & James Kulik, que introduziram na literatura científica o termo “flashbulb memories”, e nas possibilidades abertas pela utilização de tecnologias de imagiologia científica.
- A Educação Visual e Tecnológica na Inclusão Educativa dos Alunos com NEEPublication . Nunes, Hélder Cristiano Pinto; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva PiresA educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sofrido várias modificações ao longo dos tempos. Foi na década de 70 que se iniciaram as alterações no sentido de integrar as crianças com NEE no ensino regular. Mas a mudança mais significativa, foi introduzida após a Declaração de Salamanca, em 1994, na qual o conceito de Escola Inclusiva foi defendido por todos os intervenientes. Neste sentido, a inclusão assenta no conceito de que as crianças com NEE devem ser atendidas no seu ambiente natural, na comunidade e na escola. Assim sendo, a escola deve organizar-se para a diferença, capaz de dar uma resposta global e contextualizada, para atender às especificidades de cada criança. Neste propósito, torna-se importante perceber quais as áreas ou disciplinas motivadoras de interesse e sucesso para os alunos, sobretudo, com NEE, com a finalidade de poder dar as respostas mais adequadas aos processos de ensino/aprendizagem, tais como metodologias, recursos, meios e estratégias de intervenção. Por isso, este estudo pretende apurar a importância das áreas ou disciplinas artísticas, nomeadamente, a Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem para a inclusão de crianças com NEE no “grupo turma”, em particular, e na escola, em geral, através da percepção dos seus professores.
- Ultrahigh-Energy Neutrino Follow-Up of Gravitational Wave Events GW150914 and GW151226 with the Pierre Auger ObservatoryPublication . Pierre Auger collaboration (412 authors); Abreu, Pedro; Andringa, Sofia; Assis, Pedro; Barreira Luz, Ricardo Jorge; Blanco, Alberto; Cazon, Lorenzo; Conceição, Ruben; Diogo, Francisco; Espadanal, João; Lopes, Luis; Pimenta, Mário; Santos, Eva; Sarmento, Raul; Tomé, BernardoOn September 14, 2015 the Advanced LIGO detectors observed their first gravitational wave (GW) transient GW150914. This was followed by a second GW event observed on December 26, 2015. Both events were inferred to have arisen from the merger of black holes in binary systems. Such a system may emit neutrinos if there are magnetic fields and disk debris remaining from the formation of the two black holes. With the surface detector array of the Pierre Auger Observatory we can search for neutrinos with energy Eν above 100 PeV from pointlike sources across the sky with equatorial declination from about -65° to +60°, and, in particular, from a fraction of the 90% confidence-level inferred positions in the sky of GW150914 and GW151226. A targeted search for highly inclined extensive air showers, produced either by interactions of downward-going neutrinos of all flavors in the atmosphere or by the decays of tau leptons originating from tau-neutrino interactions in the Earth’s crust (Earth-skimming neutrinos), yielded no candidates in the Auger data collected within ±500 s around or 1 day after the coordinated universal time (UTC) of GW150914 and GW151226, as well as in the same search periods relative to the UTC time of the GW candidate event LVT151012. From the nonobservation we constrain the amount of energy radiated in ultrahigh-energy neutrinos from such remarkable events.