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A Educação Visual e Tecnológica na Inclusão Educativa dos Alunos com NEE

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A educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sofrido várias modificações ao longo dos tempos. Foi na década de 70 que se iniciaram as alterações no sentido de integrar as crianças com NEE no ensino regular. Mas a mudança mais significativa, foi introduzida após a Declaração de Salamanca, em 1994, na qual o conceito de Escola Inclusiva foi defendido por todos os intervenientes. Neste sentido, a inclusão assenta no conceito de que as crianças com NEE devem ser atendidas no seu ambiente natural, na comunidade e na escola. Assim sendo, a escola deve organizar-se para a diferença, capaz de dar uma resposta global e contextualizada, para atender às especificidades de cada criança. Neste propósito, torna-se importante perceber quais as áreas ou disciplinas motivadoras de interesse e sucesso para os alunos, sobretudo, com NEE, com a finalidade de poder dar as respostas mais adequadas aos processos de ensino/aprendizagem, tais como metodologias, recursos, meios e estratégias de intervenção. Por isso, este estudo pretende apurar a importância das áreas ou disciplinas artísticas, nomeadamente, a Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem para a inclusão de crianças com NEE no “grupo turma”, em particular, e na escola, em geral, através da percepção dos seus professores.

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necessidades educativas especiais educação artistica integração escolar

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