Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
479.74 KB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sofrido várias
modificações ao longo dos tempos. Foi na década de 70 que se iniciaram as alterações no
sentido de integrar as crianças com NEE no ensino regular. Mas a mudança mais
significativa, foi introduzida após a Declaração de Salamanca, em 1994, na qual o conceito
de Escola Inclusiva foi defendido por todos os intervenientes. Neste sentido, a inclusão
assenta no conceito de que as crianças com NEE devem ser atendidas no seu ambiente
natural, na comunidade e na escola. Assim sendo, a escola deve organizar-se para a
diferença, capaz de dar uma resposta global e contextualizada, para atender às
especificidades de cada criança.
Neste propósito, torna-se importante perceber quais as áreas ou disciplinas motivadoras de
interesse e sucesso para os alunos, sobretudo, com NEE, com a finalidade de poder dar as
respostas mais adequadas aos processos de ensino/aprendizagem, tais como metodologias,
recursos, meios e estratégias de intervenção.
Por isso, este estudo pretende apurar a importância das áreas ou disciplinas artísticas,
nomeadamente, a Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem para a inclusão de crianças
com NEE no “grupo turma”, em particular, e na escola, em geral, através da percepção dos
seus professores.
Description
Keywords
necessidades educativas especiais educação artistica integração escolar