Repository logo
 
Publication

A Educação Visual e Tecnológica na Inclusão Educativa dos Alunos com NEE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires
dc.contributor.authorNunes, Hélder Cristiano Pinto
dc.date.accessioned2017-02-15T13:24:44Z
dc.date.available2017-02-15T13:24:44Z
dc.date.issued2016-12-30
dc.description.abstractA educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sofrido várias modificações ao longo dos tempos. Foi na década de 70 que se iniciaram as alterações no sentido de integrar as crianças com NEE no ensino regular. Mas a mudança mais significativa, foi introduzida após a Declaração de Salamanca, em 1994, na qual o conceito de Escola Inclusiva foi defendido por todos os intervenientes. Neste sentido, a inclusão assenta no conceito de que as crianças com NEE devem ser atendidas no seu ambiente natural, na comunidade e na escola. Assim sendo, a escola deve organizar-se para a diferença, capaz de dar uma resposta global e contextualizada, para atender às especificidades de cada criança. Neste propósito, torna-se importante perceber quais as áreas ou disciplinas motivadoras de interesse e sucesso para os alunos, sobretudo, com NEE, com a finalidade de poder dar as respostas mais adequadas aos processos de ensino/aprendizagem, tais como metodologias, recursos, meios e estratégias de intervenção. Por isso, este estudo pretende apurar a importância das áreas ou disciplinas artísticas, nomeadamente, a Educação Visual e Tecnológica (EVT) tem para a inclusão de crianças com NEE no “grupo turma”, em particular, e na escola, em geral, através da percepção dos seus professores.pt_PT
dc.identifier.tid201612135pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17942
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjecteducação artisticapt_PT
dc.subjectintegração escolarpt_PT
dc.titleA Educação Visual e Tecnológica na Inclusão Educativa dos Alunos com NEEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
HelderNunes.pdf
Size:
479.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: