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- Tornar-se especialista no cuidar da pessoa em situação crítica por queimaduraPublication . Alves, Letícia; Santos, Maria LuísaO presente relatório foi elaborado no âmbito do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, ano lectivo 2018-2020 e visa a obtenção do grau de Mestre. O grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica é atribuído a quem tenha conhecimentos aprofundados e especializados na sua área de atuação e demonstre níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão refletida e fundamentada na mais recente evidência científica. Pretendo com este relatório descrever o percurso ensino-aprendizagem de aquisição de competências de Mestre no Cuidar de Pessoas e/ou Famílias em Situação Crítica por Queimadura, desenvolvidas a partir dos ensinos clínicos: Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e Unidade de Cuidados Intensivos de Queimados, do Centro Hospitalar do São João. Contribuíram para a consolidação das competências adquiridas o Regulamento n.º 140/2019 relativo às Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e o Regulamento n.º 429/2018 referente às Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A pessoa em situação crítica por queimadura e a sua família exige cuidados de enfermagem altamente qualificados e prestados de forma contínua a fim de manter as funções básicas de vida, prevenir complicações e limitar incapacidades tendo em vista a sua recuperação total (OE, 2017). O enfermeiro especialista valoriza as experiências que contribuem no processo de construção do conhecimento e reconhece a importância dos projetos de autoformação na sua formação pessoal e profissional e busca alcançar a excelência dos cuidados através de uma prática competente e assertiva fundamentada nos princípios ético-deontológicos e principais referenciais da profissão de Enfermagem.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Santos, Flávia Alexandra Folgado; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional descreve os momentos de estágio realizado ao longo dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, no âmbito das Unidades Curriculares do Estágio Profissional I, II, III e IV, realizados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório de Estágio Profissional apresenta-se dividido em quatro capítulos distintos, antecedido de um breve texto introdutório de identificação e contextualização do estágio profissional e respetiva calendarização e cronograma. O primeiro capítulo refere-se aos dez relatos de atividades e aulas observadas e aplicadas durante o estágio profissional, nas quais três são atividades dinamizadas por mim e as restantes atividades são observadas em diferentes contextos de faixas etárias. O segundo capítulo contempla oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim e respetiva fundamentação teórica, das quais 4 são referentes à valência de Educação Pré-Escolar e outras 4, ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas apresentam-se antecedidas por uma breve descrição do capítulo, uma fundamentação teórica do tema, seguido de uma apresentação em quadro das respetivas planificações. No terceiro capítulo são apresentados quatro Dispositivos de Avaliação aplicados em atividades e aulas realizadas com diferentes faixas etárias, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui também uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O último capítulo foi estruturado de acordo com a apresentação de um projeto interdisciplinar, uma prévia fundamentação teórica da metodologia de trabalho de projeto e respetivas considerações finais. Este projeto tem como tema “2 D’s: Descasca mais, desembala menos!” O relatório termina com as considerações finais, onde apresento uma reflexão pessoal sobre o meu percurso ao longo do mestrado, acentuando o quão importante foi para a minha formação pessoal e profissional. As fontes usadas como suporte para as minhas afirmações e fundamentações teóricas, que contemplam a veracidade e um rigor científico, são apresentadas nas referências bibliográficas.
- A Inclusão do Aluno com Paralisia Cerebral: o Papel da Escola, Desafios e ConstruçõesPublication . Mendes, Cleoneide Vieira de Souza; Camalhão, Maria Isabel Palmeira Mota FerreiraEste trabalho tem por objetivo apresentar o tema da PC. Procurou-se conhecer como é efetuado o processo de inclusão escolar de alunos com esta deficiência/NEE no ensino regular, a partir da percepção da gestão, coordenação, professores do ensino regular, de educação especial e pais. Nas últimas décadas a sociedade vem aprendendo a conviver com a diversidade e a diferença, presentes em todos os ambientes. A escola como instituição, tem um papel fundamental no ultrapassar barreiras, como por exemplo, a exclusão social. Quando existem alunos com PC na escola, não basta saber apenas o seu o grau de dificuldades, mas é também de extrema importância saber o que a escola vai fazer, para promover a inclusão destes alunos. A questão de partida foi: como é que se incluem os alunos com PC no Ensino Regular na Escola Paulo Freire no ano letivo 2020/2021, num quadro de poucas acessibilidades, escassez de recursos materiais e humanos? Para responder essa pergunta, elaborou-se os seguintes objetivos: identificar se existem dificuldades para a inclusão do aluno com PC na escola regular; verificar se a instituição e o corpo docente estão preparados para o processo de inclusão do aluno com PC; reconhecer se as práticas utilizadas para estimular o aluno com PC favorecem ao processo de aprendizagem. Definiu-se como hipótese principal que, quanto mais a escola for inclusiva, melhor o aluno com PC será incluído. Para o estudo de caso único integrado, utilizou-se o método qualitativo, com o uso de inquérito por entrevista. A amostra escolhida representou o universo, sendo esta intencional, escolheu-se todos os que trabalhavam com os alunos com PC e que tinham informações relevantes sobre os mesmos. Nos resultados os participantes demonstram desconhecer as características da PC, apresentam dificuldades no planejamento, falta de formação de todos os professores para trabalhar com aluno com PC, escassez de recursos humanos e materiais, e de acessibilidade em alguns ambientes da escola. A escola inclusiva, é aquela que garante o aprendizado, convivência com todos, o direito de ir e vir, onde ninguém seja deixado para trás.
- O ASPECTO AFETIVO E SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTILPublication . Cunha, Maria Rita de Cássia; Costa, Joana ReisConsiderando que as relações de afeto são essenciais para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida, o conhecimento teórico dos educadores e sua presença nas escolas também é considerado necessário e contribui para o processo de desenvolvimento do ensino. Nesta perspectiva compreendemos que as escolas precisam garantir que, desde a Educação Infantil, uma prática que conduza a um processo de alfabetização agradável e competente. Diante das informações, esta pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva visa realizar uma reflexão teórica sobre as emoções, enfocando a importância das relações sociais como um dos aspectos básicos do desenvolvimento humano global. Nesta entrevista participaram 32 professores da Educação Infantil, respondendo 15 questionários relacionados às práticas afetivas, para compreender a proposta do tema deste trabalho. Sendo assim, percebemos que, no contexto da educação especial, mais discussões e medidas são necessárias para remover as barreiras existentes entre as várias fases do processo de educação escolar. Portanto, de acordo com os resultados desta pesquisa, reconhece-se a problemática dos alunos com necessidades especiais no âmbito social da escola, verifica-se a realidade atual, teoria e prática, ou seja, legislação e teoria vigentes, paralelas ao cotidiano.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II, III, IVPublication . Magalhães, Ana Alexandra de Brito; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV colige aprendizagens e experiências realizadas durante a realização do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus, tendo como data de início setembro de 2019 e de término a de julho de 2021. Este relatório, para além da Introdução e da Reflexão Final, apresenta-se dividido em quatro capítulos distintos, sendo estes: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma proposta de projeto. No primeiro capítulo, Relatos de Estágio, serão apresentados dez relatos. Estes relatos serão uma narração de atividades e de diferentes situações que pude vivenciar durante a realização dos diferentes estágios. Através do recurso a diferentes autores, irei fazer uma análise do que foi realizado e do que a investigação afirma. O segundo capítulo, Planificações, é destinado à exposição de oito planificações de atividades. Quatro delas são adaptadas para Educação Pré-Escolar e as restantes quatro destinadas a aulas realizadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada estratégia presente nas diversas planificações será justificada através de citações de autores. No capítulo seguinte, serão apresentados quatro dispositivos de avaliação, assim como os critérios definidos para cada um. Duas das avaliações são destinadas a crianças do Ensino do Pré-Escolar e duas a alunos do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os respetivos resultados também serão apresentados e analisados neste capítulo. O último capítulo contempla a apresentação de uma proposta de projeto educativo que tem como nome De Mim,para Ti, tendo como objetivo que as crianças fiquem mais familiarizadas com os diferentes meios de comunicação, mais propriamente, com a carta, e que, através dessa familiarização, venham a usá-la como meio de comunicação, para ficarem a conhecer “amigos’’ de gerações diferentes. O presente relatório termina após uma reflexão pessoal sobre os diferentes episódios vivenciados ao longo da realização dos diferentes estágios, a que seguem as Referências bibliográficas e os Anexos
- A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO EDUCATIVO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAL: PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Zenilde Marly; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraÉ comum na atualidade a discussão entre profissionais da educação sobre o tema inclusão escola. Aos poucos os alunos, público da Educação Especial iam chegando as escolas comuns, e os docentes não sabiam como trabalhar com essa diversidade que a pouco não estava no contexto da escola. A preocupação era como fazer para diminuir as barreiras impostas pela deficiência, como desenvolver práticas pedagógicas para o aluno que não aprende da mesma forma que os demais. As pessoas com deficiência estão cada vez mais ocupando seus espaços, sejam eles educacionais ou sociais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo conhecer o processo de inclusão dos alunos com NEE, com Paralisia Cerebral, encontra em seu processo de escolarização. No que se refere aos alunos com deficiência, serão evidenciados os alunos que apresentam deficiência física com diagnóstico clínico de paralisia cerebral. Foi possível concluir que, o processo de avaliação é de extrema relevância para identificar as demandas funcionais do aluno com Paralisia Cerebral e que os recursos de tecnologia assistiva, representam um meio para proporcionar maior independência e autonomia do aluno na escola e, assim, promover e garantir o acesso do aluno aos conteúdos escolares. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa qualitativa e de campo com realização de entrevistas com profissionais do CAAEJ, professoras das salas de recursos AEE, professores de uma escola pública municipal de Jaguarari-Bahia, que têm incluído em suas salas, regulares, alunos com paralisia cerebral. Os resultados mostraram que a maioria dos professores entrevistados compreende que a inclusão é possível de acontecer, reconhecem ainda que não estão preparados para ensinar essas crianças, pois carece de preparação profissional adequada e faltam profissionais de apoio. Os depoimentos apontam a ausência de formação adequada para atender os alunos com deficiência, falta experiência para compreender o processo de aprendizagem e que as mudanças acontecem no tempo de cada um. Contudo, é preciso querer mudar a realidade que está posta para depois cobrar dos responsáveis condições melhores de trabalho. Dessa forma, o docente estará contribuindo de forma eficaz para uma educação inclusiva de qualidade.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Fernandes, Carolina Maria Gonçalves; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO presente Relatório de Estágio Profissional (I, II, III e IV) surge no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que teve início em outubro de 2019 e término em julho de 2021, e é referente às Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV. Este relatório está dividido em quatro capítulos. O primeiro é destinado aos dez relatos de Estágio Profissional, em que sete são de atividades/aulas observadas e três são reflexões de atividades/aulas realizadas por mim. Estes relatos estão distribuídos pela Educação Pré-Escolar e pelo 1.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo consiste em quatro Planificações de atividades para a Educação Pré-Escolar e outras quatro Planificações de aulas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. No terceiro capítulo encontram-se quatro Dispositivos de Avaliação, das atividades/aulas realizadas, contemplando as aprendizagens, as capacidades e as atitudes das crianças. No quarto e último capítulo apresento um trabalho de projeto com o tema “Animais a caminho!”, cujo objetivo é sensibilizar as crianças sobre a temática dos animais, as suas características e a sua importância na sociedade, enquanto animais de estimação. Este tema está presente na Área do Conhecimento do Mundo, nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e no Programa de Estudo do Meio para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório termina com uma reflexão sobre o meu percurso, e a importância do mesmo para a minha formação pessoal e enquanto futura docente.
- Controlo da qualidade numa pastelariaPublication . Gomes, Rubina Marta Barradas Xavier; Dias, Maria João Mendes Cardoso BarrocaA qualidade e segurança alimentar são questões às quais a sociedade em geral está cada vez mais atenta. Para que seja possível garantir a segurança alimentar é necessário a implementação de sistemas de controlo eficazes ao longo de toda a cadeia de produção, desde a chegada das matérias-primas até à chegada do produto final aos consumidores. O sistema de segurança alimentar mais difundido para esse fim é o sistema Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) – Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, cuja implementação se tornou obrigatória com a entrada do Regulamento (CE) nº 852/2004 em vigor. O presente relatório de estágio enquadra-se no método de avaliação final do Mestrado em Engenharia Alimentar na Escola Superior Agrária de Coimbra. O estágio decorreu na unidade industrial “A Joaninha Dois” e teve a duração de seis meses.A realização deste trabalho teve como objetivo principal, o estudo do sistema de segurança alimentar existente na empresa, dedicada à produção e embalamento de produtos. A metodologia utilizada baseou-se nas especificações dos pré-requisitos aplicáveis à indústria de pastelaria, tal como na aplicação dos sete princípios do HACCP. Neste caso, o trabalho realizado centrou-se no plano de HACCP específico para o pão-de-ló.O sistema de HACCP permite à empresa demonstrar de uma forma credível a qualidade e a segurança dos seus produtos, reforçar a confiança dos clientes, aumentar a competitividade e evidenciar o cumprimento de regulamentações técnicas. Neste âmbito, foi possível concluir que o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da empresa funciona adequadamente.O estágio surgiu como uma oportunidade de integração na equipa da empresa, permitindo desenvolver e aplicar os conhecimentos teóricos à realidade industrial.
- Adaptação cultural e linguística do Protection, Amount, Frequency, Adjustment, Body image (PRAFAB) para o português europeuPublication . Costa, Maria Inês; Gonçalves, Rui Soles; Lopes, AntónioIntrodução: A severidade da incontinência urinária deve ser tida em conta nos algoritmos terapêuticos e no processo de tomada de decisão. O instrumento de medição Protection, Amount, Frequency, Adjustment, Body image (PRAFAB) mensura a severidade da incontinência urinária feminina. O objetivo deste estudo é adaptar cultural e linguisticamente a versão original do PRAFAB para o português europeu. Metodologia: O processo de adaptação cultural e linguística realizou-se em duas fases: Equivalência semântica, constituída pela tradução e retroversão; Validação de conteúdo, que consistiu na revisão clínica da qualidade da tradução por uma Médica e uma Fisioterapeuta consideradas especialistas na área, e no pré-teste cognitivo, usando uma amostra de 15 mulheres com Incontinência Urinária. Resultados: Foi obtida a equivalência semântica e de conteúdo. Duas traduções e uma retroversão serviram de base à obtenção de uma versão modificada na língua portuguesa. Não foram identificados problemas pelas clínicas. A amostra do pré-teste considerou o questionário curto, compreensível e adequado à população a que se dirige. O tempo de preenchimento médio do PRAFAB foi de 1,74 ±1,01 minutos. Conclusão: O PRAFAB foi adaptado cultural e linguisticamente para o português europeu, dando origem à versão portuguesa denominada por: Questionário PRAFAB de determinação da severidade da perda de urina.
- Glaucoma caninoPublication . Marques, Rafael Carvalho; Vilhena, Hugo Corte-RealO glaucoma designa um conjunto/grupo de condições intraoculares que cursam com um aumento da pressão intraocular (PIO). O aumento da PIO provoca diferentes lesões oculares, nomeadamente no nervo ótico e nas células ganglionares da retina (CGR), e como consequência destas alterações, cegueira parcial ou total e irreversível. Pode ser classificado em glaucoma congénito, primário e secundário. É fundamental diagnosticar e iniciar o tratamento desta doença o mais precocemente possível, de forma a impedir / atrasar a sua progressão. No tratamento teremos de considerar diferentes fatores, nomeadamente o tipo de glaucoma e o potencial visual do olho. A terapia médica com fármacos hipotensores é a mais usada para o controlo de glaucoma, embora estes possam ser usados isoladamente ou em combinação com técnicas cirúrgicas para controlo da pressão intraocular. O prognóstico depende do tipo de glaucoma e da fase da doença. Apesar do avanço nas terapias médicas e cirúrgicas, não existe atualmente cura para o glaucoma primário, e os cães afetados por esta neuropatia ótica desenvolvem cegueira. O prognóstico dos cães afetados por glaucoma secundário está dependente da capacidade de controlar a causa inicial e de reverter as lesões oculares já ocorridas
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