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- O processo de ensino aprendizagem dos alunos com autismo através do ensino remotoPublication . Santos, Luzinete Helena dos; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva PiresO tema escolhido para esta investigação foca-se no percurso de como se deu o processo de ensino aprendizagem do aluno com autismo no momento de ensino remoto e isolamento social diante da Pandemia de Covid-19 no ano de 2020 no município de Juazeiro-Ba, Brasil. O autismo vem sendo estudado pela ciência há décadas, mas ainda é objeto de muitos questionamentos. A inclusão dos alunos com autismo na rede regular de ensino no Brasil é obrigatória, sem restrições, por ora, todos têm que ser matriculados, nenhuma escola pode negar matrícula de pessoas com autismo, seja ela pública ou privada. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de como se dá o ensino aprendizagem dos alunos autistas através do ensino remoto na Rede Pública de Ensino de Juazeiro-BA, neste momento de Pandemia de Covid-19. A presente investigação desenvolveu-se com vista a uma melhor compreensão sobre este processo de ensino aprendizagem, diante do ensino remoto, neste momento de Pandemia. Com isso, pretendemos refletir sobre o processo inclusão dos alunos com autismo nas dinâmicas destas aulas, demonstrando sobre a importância da família neste processo de construção de conhecimento e de aprendizagem significativa. Com objetivo de se saber como este processo de ensino aprendizagem acontece, a pesquisa versou sobre questões relevantes para o levantamento de dados sobre o assunto. Nota-se que o processo de ensino aprendizagem de forma remota aconteceu, mesmo diante de várias dificuldades, contudo, os professores de sala regular, professores de AEE e as famílias conseguiram realizar as atividades para que de fato o ensino aprendizagem acontecesse.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Moreira, Filipa de Sousa Fernandes Jales; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar (que frequentei entre outubro de 2019 e julho de 2021) divide-se em quatro capítulos distintos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. Após a Introdução, na qual identifico e contextualizo o meu estágio profissional, e respetiva calendarização, o primeiro capítulo, Relatos de Estágio, contém um conjunto de dez relatos presenciados durante a Prática Pedagógica, com as respetivas narrativas de atividades que considerei significativas. Das dez narrativas, sete são de atividades que observei, conduzidas pelas educadoras titulares e por uma colega de estágio, e três correspondem a atividades conduzidas por mim. O segundo capítulo é destinado às Planificações. Depois de feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer, são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas por mim durante a prática profissional. No final de cada planificação em quadro, existe uma descrição justificativa do mesmo. O terceiro capítulo é correspondente aos Dispositivos de Avaliação. Após breve reflexão sobre as vantagens da avaliação, nomeadamente da avaliação formativa na Educação Pré-Escolar, são apresentados os parâmetros estabelecidos e os resultados de três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias dos 3 aos 5 anos, após o que é feita uma análise fundamentada dos resultados das aprendizagens. No quarto e último capítulo, é apresentado o projeto “Atividades ao ar livre, nem sabes o bem que te faziam!”. Escolhi este tema, relacionado com o Conhecimento do Mundo, pelo facto de considerar fundamental que as crianças passem mais tempo fora das salas, pois a pandemia obrigou-as a estarem muito tempo fechadas em casa. Com esta proposta, pretendo sensibilizar as crianças a fruírem o ar livre, mas aprendendo como se estivessem no espaço escolar. Nas Considerações finais, apresento uma perspetiva sobre o meu percurso e sobre o trabalho realizado durante o mestrado, bem como sobre a importância do mesmo para a minha formação como futura educadora. Depois das referências bibliográficas utilizadas para a realização do relatório, surgem alguns anexos que considerei serem relevantes para explicitar algumas observações.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Corvo, Patrícia Isabel Oliveira; Boaventura, DianaO Relatório de Estágio Profissional pretende descrever diferentes experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante a realização dos Estágios I, II, III e IV, realizados nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. O mesmo foi realizado com a metodologia de observação participante e está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo destina-se à narrativa de dez relatos significativos de Estágio, nomeadamente aulas e atividades que observei durante o mesmo. Três dos relatos apresentados são de atividades ou aulas realizadas por mim, e as restantes sete dinamizadas por profissionais de educação e por colegas de estágio. Cada relato conta com a reflexão da prática, fundamentando-a com os autores necessários. O segundo capítulo abrange oito planificações de atividades e de aulas, elaboradas por mim durante o Estágio Profissional. Para cada planificação descrevo as estratégias e recursos utilizados, e analiso as mesmas, justificando com base em conceitos de diversos autores. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, que criei e apliquei durante o Estágio Profissional. Dois dos dispositivos foram aplicados em grupos de Educação Pré-Escolar e dois em grupos de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada dispositivo apresento os respetivos parâmetros e critérios de avaliação, a avaliação em si e a análise, convenientemente fundamentada, das aprendizagens realizadas pelas crianças, durantes as atividades concretizadas. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulado “Higiene – Para que serve?”, pensado para o 1.º ano do Ensino Básico e com o objetivo abordar as diversas normas de higiene com os alunos, consciencializando-os para diversas temáticas. Termino o Relatório com as minhas Considerações Finais, onde reflito sobre o meu percurso ao longo destes quatro semestres, as dificuldades e desafios encontrados e a importância do Estágio Profissional. Também apresento todas as referências bibliográficas utilizadas para a realização deste relatório, assim como os anexos.
- Autismo na Escola: Olhar da Prática DocentePublication . Gomes, Sinara Cristina Vilas Boas; Cortez, MarianaA escola representa um espaço favorável para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais de todos os estudantes, incluindo nesse contexto os aprendentes com transtorno do espectro autista. O objetivo do presente estudo foi investigar o olhar da prática docente em relação à inclusão dos estudantes TEA, contemplando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa aconteceu em duas escolas do município de Jacobina-Ba sendo uma da rede municipal e outra da rede privada. Foi feito um estudo de campo, com entrevista que segue um esquema semiestruturado. Participaram da pesquisa, 24 docentes que atuam em sala de aula comum. Os elementos colhidos com o questionário demonstram um retrato prevalecente na docência de mulheres, entre 24 participantes, apenas dois são homens. A maioria cursou graduação de Pedagogia e atua há mais de 5 anos na educação. Com base nas respostas foi possível compreender que os primeiros sentimentos dos professores, após receber um estudante TEA em sua classe são de insegurança e preocupação. Contudo, conhecer o aluno (a) foi também apontado como fator positivo para propor práticas pedagógicas exequíveis. Na unidade escolar que conta com a sala de recurso multifuncional e oferta do Atendimento Educacional Especializado, o corpo docente explicou o serviço da Educação Especial como fundamental no processo inclusivo do estudante TEA. No que diz respeito ao olhar das práticas docentes na inclusão, foi possível perceber que os docentes consideram a formação em serviço uma ferramenta imprescindível para um fazer pedagógico mais seguro e equitativo. Com relação as propostas em sala de aula, foi verificado que os docentes compreendem a necessidade de um currículo flexível de acordo à singularidade de cada aprendente.
- Electrochemotherapy as a primary or secondary treatment approach for feline nasal planum squamous cell carcinoma – A retrospective studyPublication . Fernandes, Mafalda Inês JardimSquamous cell carcinoma (SCC) is the third most commonly diagnosed neoplastic skin tumor in cats. Given the aggressive behavior of this neoplasm, the main treatment objective is local tumor control. Due to anatomic constraints and the cosmetic result, it is necessary to consider other therapeutic modalities beyond surgery. Electrochemotherapy (ECT) is a modality that combines the administration of specific chemotherapeutic drugs with the application of electrical pulses to the tumor. To obtain more information about the efficacy and safety of this treatment and determine possible prognostic factors, 29 cats were retrospectively enrolled. The ECT protocol of was performed combining bleomycin intravenously in 27 animals and cisplatin intralesional in two cases with electrical pulses administration using needle electrodes Type II. Cats were observed 10-15 days after the procedure, and then a monthly check-up was carried out for the first three months. The response was evaluated following RECIST guidelines, and progression-free survival (PFS) and overall survival (OS) were calculated. The response rate was 75.9% and 20.7% of the animals had recurred. The median of PFS was 245 days and the median of OS was 709 days. These values were related to the necrosis grade after the ECT (PFS p = 0.032; OS p = 0.001) and the stage T (p = 0.041), i.e., the characteristics of primary tumor, was related only to OS. With great cosmetic results and few side effects, ECT is an effective and safe treatment and has an important role in nasal planum tumors due to the limitations of surgery.
- Linfoma granular de células grandes em felinosPublication . Castel-Branco, Inês Ferreira Ferrão; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaO linfoma granular de células grandes felino (LGL do inglês large granular lymphocytes) é classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um subtipo de linfoma de células T associado a enteropatia tipo I, em que as células apresentam grânulos citoplasmáticos azurófilos, visíveis no exame citológico. Na maioria dos casos, o linfoma LGL desenvolve-se na mucosa do intestino delgado, principalmente no jejuno, com envolvimento posterior de outros órgãos e possível leucemia LGL secundária. Estes gatos apresentam um quadro clínico gastrointestinal (GI), com aumento segmentar do intestino, que com o tempo evolui para uma massa tumoral facilmente detetável durante o exame clínico. No entanto, existem casos reportados sem envolvimento GI. É um subtipo de linfoma raro, que apresenta um comportamento biológico muito agressivo na maioria dos casos, e não é comumente descrito na literatura. Todos os estudos publicados mostram tempos de sobrevida mais baixos em comparação com outros subtipos de linfoma, com fraca resposta à quimioterapia. No entanto, alguns casos esporádicos, apresentam um melhor prognóstico. Fenotipicamente, tanto os LGL neoplásicos como os linfócitos intra-epiteliais (IEL do inglês Intra-epithelial lympchocytes) expressam CD103 (αEβ7) e CD8αα, o que sugere que estes linfomas possam ter origem nestas células. Para além disso, o linfoma LGL felino pode ter um processo inflamatório na sua génese, evoluindo para um processo crónico, ocorrendo uma estimulação antigénica prolongada que leva a uma transformação clonal das células T intraepiteliais intestinais. Contudo, a origem numa inflamação crónica do intestino, permanece por ser confirmada. Assim, foi objetivo desta revisão descrever este linfoma de forma aprofundada, discutindo a sua possível origem e fatores de prognóstico. Esta revisão visa também contribuir para impulsionar estudos futuros que permitam incrementar o conhecimento sobre esta doença.
- A randomized controlled preclinical trial on 3 interposal temporomandibular joint disc implants: TEMPOJIMS-Phase 2Publication . Ângelo, David Faustino; Wang, Yadong; Morouço, Pedro; Monje, Florencio; Mónico, Lisete; González-Garcia, Raúl; Moura, Carla; Alves, Nuno; Sanz, David; Gao, Jin; Sousa, Rita; Neto, Lia; Faísca, Pedro; Salgado, Francisco; López Peña, Monica; Permuy, Maria; Munñoz, FernandoThe effort to develop an effective and safe temporomandibular joint (TMJ) disc substitute has been one of the mainstreams of tissue engineering. Biodegradable customized scaffolds could approach safety and effectiveness to regenerate a new autologous disc, rather than using non‐biodegradable materials. However, it is still technically challenging to mimic the biomechanical properties of the native disc with biodegradable polymers. In this study, new 3D tailored TMJ disc implants were developed: (1) Poly(glycerol sebacate) (PGS) scaffold reinforced with electrospun Poly(εcaprolactone) (PCL) fibers on the outer surface (PGS+PCL); (2) PCL and polyethylene glycol diacrylate (PEGDA) (PCL+PEGDA); and (3) PCL. The TMJ implants were tested in a randomized preclinical trial, conducted in 24 black Merino sheep TMJ, perfoming bilateral interventions. Histologic, imaging, and kinematics analysis was performed. No statistical changes were observed between the PGS+PCL disc and the control group. The PCL+PEGDA and PCL groups were associated with statistical changes in histology (p = 0.004 for articular cartilage mid‐layer; p = 0.019 for structure changes and p = 0.017 for cell shape changes), imaging (p = 0.027 for global appreciation) and dangerous material fragmentation was observed. No biomaterial particles were observed in the multi‐organ analysis in the different groups. The sheep confirmed to be a relevant animal model for TMJ disc surgery and regenerative approaches. The PCL and PCL+PEGDA discs presented a higher risk to increase degenerative changes, due to material fragmentation. None of the tested discs regenerate a new autologous disc, however, PGS+PCL was safe, demonstrated rapid resorption, and was capable to prevent condyle degenerative changes.
- Shall we talk? – O trabalho de grupo como ferramenta promotora da oralidade.Publication . Alves, Frederico; Valente, BianorDesde meados do século XIX que a oralidade assume um papel de protagonista no ensino de uma Língua Estrangeira, independentemente da abordagem, a nível internacional. Contudo, no contexto português, só em 2018 a componente oral ganhou destaque no ensino do Inglês. Paralelamente, à priorização da componente oral da língua, surge, oficialmente, em Portugal, o trabalho colaborativo como ferramenta metodológica, onde os alunos no final do 1.º CEB deverão ser capazes de trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos. Este trabalho investigativo combina a componente oral da LE com a capacidade de trabalhar colaborativamente ao tentar averiguar se o trabalho de grupo, enquanto ferramenta potencia a aprendizagem do Inglês em alunos do 1.º CEB. Surge assim a questão Será que o trabalho de grupo influencia a aprendizagem de uma segunda língua em grupos grandes no 1.º CEB?. O modelo investigativo adotado foi o modelo de pré- e pós-teste com grupo controlo não equivalente, em que uma turma do 4.º ano foi submetida ao Programa Experimental, onde o trabalho de grupo foi a metodologia preferencial, e outra turma do mesmo ano não. Para compreender o impacto do Programa foram criados dois testes orais, um aplicado antes da intervenção e o outro no final e compararam-se os resultados obtidos por ambos os grupos. Os resultados indicam que ambos os grupos revelaram melhorias estatisticamente significativas do teste oral inicial para o final e, indiciam, de uma forma clara, que o grupo experimental teve um melhor desempenho no Pós-Teste do que o grupo controlo, apesar de estatisticamente, na globalidade do teste, estas diferenças não serem consideradas significativamente distintas. Apesar de as melhorias verificadas não permitirem uma relação causal inequívoca, é notório o papel do trabalho de grupo enquanto ferramenta pedagógica promotora das competências orais dos alunos do 1.º CEB.
- A qualidade na indústria de componentes automóveisPublication . Soares, João Filipe Gomes; Martinho, José Luis FerreiraO setor automóvel é um dos maiores setores mundiais e um dos mais exigentes. Este contém uma estrutura muito bem definida e nele estão envolvidas milhares de empresas. Devido à grande exigência por parte da norma de certificação de qualidade desenvolvida especialmente para a indústria automóvel, a IATF 16949, é necessário que todos os intervenientes na cadeia de abastecimento tenham um pensamento baseado na melhoria contínua e no cumprimento dos requisitos de cliente. A Fobric – Engineering é uma empresa especialista em trabalhos de engenharia, mais propriamente no desenvolvimento de projetos de conformação a frio e que desenvolve toda a sua atividade, quase exclusivamente, no setor automóvel. Devido aos elevados requisitos de qualidade que são exigidos, a empresa sentiu a necessidade de criar uma plataforma informática que terá como principal objetivo tornar todo o processo de planeamento de projeto e acompanhamento do mesmo ao longo de toda a sua vida, de uma forma mais simples e mais célere. Com esta necessidade nasceu o FYP (Follow Your Project), uma plataforma informática que visa tornar mais próxima a comunicação entre as partes interessadas (os Fornecedores, a Fobric e os Clientes). O presente relatório tem como principal objetivo descrever o processo de trabalho da Fobric com os seus Clientes e Fornecedores, demonstrando, assim, a necessidade da criação do FYP, apresentando o levantamento dos requisitos que permitem que haja uma ponte de comunicação entre a Fobric e os seus Fornecedores,agilizando o cumprimento dos principais requisitos de qualidade presentes na indústria dos componentes utilizados no setor automóvel.
- Projeto escola sem muros:Publication . Pavanico, Carolina; Silva, MarleneO presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. Consiste num estudo exploratório sobre o impacto que o projeto Escola Sem Muros desenvolveu na formação dos estudantes e no desenvolvimento profissional dos docentes da ESE de Almada. A mudança de um modelo de ensino tradicional, instrutivo e meramente expositivo para um processo em que a aprendizagem decorre da cooperação, da comunicação e da partilha, provoca uma quebra de muros ao nível pessoal e profissional. A ESM procura preparar os futuros educadores e professores para a elaboração do seu próprio projeto de aprendizagem, de forma autónoma e consciente, capaz de responder aos desafios da sociedade. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza mista, operacionalizada através de um questionário aos estudantes e uma entrevista aos docentes, seguidos de uma análise e discussão dos dados recolhidos. O projeto teve impacto na medida em que transformou os docentes e desenvolveu ações que os motivaram para o exercício da profissão. Relativamente aos estudantes, o projeto enriqueceu o seu percurso, munindo-os de estratégias e ferramentas para sustentar as suas ações educativas. Docentes e estudantes revelaram interesse em manter ligação com o projeto.