Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O processo de ensino aprendizagem dos alunos com autismo através do ensino remoto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LUZINETE DOS SANTOS_DISSERTAÇÃO.pdf2.04 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O tema escolhido para esta investigação foca-se no percurso de como se deu o processo de ensino aprendizagem do aluno com autismo no momento de ensino remoto e isolamento social diante da Pandemia de Covid-19 no ano de 2020 no município de Juazeiro-Ba, Brasil. O autismo vem sendo estudado pela ciência há décadas, mas ainda é objeto de muitos questionamentos. A inclusão dos alunos com autismo na rede regular de ensino no Brasil é obrigatória, sem restrições, por ora, todos têm que ser matriculados, nenhuma escola pode negar matrícula de pessoas com autismo, seja ela pública ou privada. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de como se dá o ensino aprendizagem dos alunos autistas através do ensino remoto na Rede Pública de Ensino de Juazeiro-BA, neste momento de Pandemia de Covid-19. A presente investigação desenvolveu-se com vista a uma melhor compreensão sobre este processo de ensino aprendizagem, diante do ensino remoto, neste momento de Pandemia. Com isso, pretendemos refletir sobre o processo inclusão dos alunos com autismo nas dinâmicas destas aulas, demonstrando sobre a importância da família neste processo de construção de conhecimento e de aprendizagem significativa. Com objetivo de se saber como este processo de ensino aprendizagem acontece, a pesquisa versou sobre questões relevantes para o levantamento de dados sobre o assunto. Nota-se que o processo de ensino aprendizagem de forma remota aconteceu, mesmo diante de várias dificuldades, contudo, os professores de sala regular, professores de AEE e as famílias conseguiram realizar as atividades para que de fato o ensino aprendizagem acontecesse.

Description

Keywords

necessidades educativas especiais aluno autismo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue