Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.68 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar (que frequentei entre outubro de 2019 e julho de 2021) divide-se em quatro capítulos distintos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto.
Após a Introdução, na qual identifico e contextualizo o meu estágio profissional, e respetiva calendarização, o primeiro capítulo, Relatos de Estágio, contém um conjunto de dez relatos presenciados durante a Prática Pedagógica, com as respetivas narrativas de atividades que considerei significativas. Das dez narrativas, sete são de atividades que observei, conduzidas pelas educadoras titulares e por uma colega de estágio, e três correspondem a atividades conduzidas por mim.
O segundo capítulo é destinado às Planificações. Depois de feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer, são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas por mim durante a prática profissional. No final de cada planificação em quadro, existe uma descrição justificativa do mesmo.
O terceiro capítulo é correspondente aos Dispositivos de Avaliação. Após breve reflexão sobre as vantagens da avaliação, nomeadamente da avaliação formativa na Educação Pré-Escolar, são apresentados os parâmetros estabelecidos e os resultados de três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias dos 3 aos 5 anos, após o que é feita uma análise fundamentada dos resultados das aprendizagens.
No quarto e último capítulo, é apresentado o projeto “Atividades ao ar livre, nem sabes o bem que te faziam!”. Escolhi este tema, relacionado com o Conhecimento do Mundo, pelo facto de considerar fundamental que as crianças passem mais tempo fora das salas, pois a pandemia obrigou-as a estarem muito tempo fechadas em casa. Com esta proposta, pretendo sensibilizar as crianças a fruírem o ar livre, mas aprendendo como se estivessem no espaço escolar.
Nas Considerações finais, apresento uma perspetiva sobre o meu percurso e sobre o trabalho realizado durante o mestrado, bem como sobre a importância do mesmo para a minha formação como futura educadora.
Depois das referências bibliográficas utilizadas para a realização do relatório, surgem alguns anexos que considerei serem relevantes para explicitar algumas observações.
Description
Keywords
relatório educação pré-escolar