Publication
Relatório de Estágio Profissional I, II e III
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Violante | |
dc.contributor.author | Moreira, Filipa de Sousa Fernandes Jales | |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:50:00Z | |
dc.date.available | 2021-09-09T15:50:00Z | |
dc.date.issued | 2021-07-22 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar (que frequentei entre outubro de 2019 e julho de 2021) divide-se em quatro capítulos distintos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. Após a Introdução, na qual identifico e contextualizo o meu estágio profissional, e respetiva calendarização, o primeiro capítulo, Relatos de Estágio, contém um conjunto de dez relatos presenciados durante a Prática Pedagógica, com as respetivas narrativas de atividades que considerei significativas. Das dez narrativas, sete são de atividades que observei, conduzidas pelas educadoras titulares e por uma colega de estágio, e três correspondem a atividades conduzidas por mim. O segundo capítulo é destinado às Planificações. Depois de feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer, são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas por mim durante a prática profissional. No final de cada planificação em quadro, existe uma descrição justificativa do mesmo. O terceiro capítulo é correspondente aos Dispositivos de Avaliação. Após breve reflexão sobre as vantagens da avaliação, nomeadamente da avaliação formativa na Educação Pré-Escolar, são apresentados os parâmetros estabelecidos e os resultados de três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias dos 3 aos 5 anos, após o que é feita uma análise fundamentada dos resultados das aprendizagens. No quarto e último capítulo, é apresentado o projeto “Atividades ao ar livre, nem sabes o bem que te faziam!”. Escolhi este tema, relacionado com o Conhecimento do Mundo, pelo facto de considerar fundamental que as crianças passem mais tempo fora das salas, pois a pandemia obrigou-as a estarem muito tempo fechadas em casa. Com esta proposta, pretendo sensibilizar as crianças a fruírem o ar livre, mas aprendendo como se estivessem no espaço escolar. Nas Considerações finais, apresento uma perspetiva sobre o meu percurso e sobre o trabalho realizado durante o mestrado, bem como sobre a importância do mesmo para a minha formação como futura educadora. Depois das referências bibliográficas utilizadas para a realização do relatório, surgem alguns anexos que considerei serem relevantes para explicitar algumas observações. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202763544 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37439 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional I, II e III | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Estágio Profissional I, II e III - Filipa Moreira.pdf
- Size:
- 1.68 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format