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ESEJD - Educação Pré-Escolar

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  • Relatório de Estágio Profissional I, II e III
    Publication . Carvalho, Denise Vanessa Ferreira; Ruivo, Isabel Maria Silva
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação João de Deus. Tem como objetivo apresentar as diferentes situações vividas e aprendizagens adquiridas durante o Estágio. Faço a ressalva de que os EP I e II foram realizados no ano letivo 2010/2011 e o EP III no ano letivo 2019/2020. Este relatório está dividido em 4 capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e, por fim, a apresentação de uma Proposta de Projeto Educativo a implementar na Educação Pré-Escolar. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos de estágio assim como as respetivas inferências, sendo que sete desses relatos são atividades realizadas pelas educadoras e os restantes três descrevem atividades realizadas por mim com o grupo de crianças. No segundo capítulo apresento seis planificações efetuadas no âmbito da educação Pré-Escolar, nas diferentes faixas etárias, estando estas devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo diz respeito à avaliação. Aqui é descrito a importância da mesma e apresento três dispositivos de avaliação, com os critérios e parâmetros utilizados para a sua realização. No quarto capítulo é apresentado um trabalho de projeto, que tem como nome “Animal Ark”. Com este projeto pretendo sensibilizar as crianças em idade pré-escolar para a preservação da vida animal. Por fim, termino o meu Relatório de Estágio Profissional com as considerações finais, que nada mais são do que uma reflexão do meu percurso académico ao longo deste Mestrado. Nesta secção estarão descritas as minhas aprendizagens e as minhas dificuldades ao longos dos três semestres de estágio.
  • Relatório de Estágio Profissional I, II e III
    Publication . Moreira, Filipa de Sousa Fernandes Jales; Magalhães, Violante
    O presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar (que frequentei entre outubro de 2019 e julho de 2021) divide-se em quatro capítulos distintos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. Após a Introdução, na qual identifico e contextualizo o meu estágio profissional, e respetiva calendarização, o primeiro capítulo, Relatos de Estágio, contém um conjunto de dez relatos presenciados durante a Prática Pedagógica, com as respetivas narrativas de atividades que considerei significativas. Das dez narrativas, sete são de atividades que observei, conduzidas pelas educadoras titulares e por uma colega de estágio, e três correspondem a atividades conduzidas por mim. O segundo capítulo é destinado às Planificações. Depois de feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer, são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas por mim durante a prática profissional. No final de cada planificação em quadro, existe uma descrição justificativa do mesmo. O terceiro capítulo é correspondente aos Dispositivos de Avaliação. Após breve reflexão sobre as vantagens da avaliação, nomeadamente da avaliação formativa na Educação Pré-Escolar, são apresentados os parâmetros estabelecidos e os resultados de três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias dos 3 aos 5 anos, após o que é feita uma análise fundamentada dos resultados das aprendizagens. No quarto e último capítulo, é apresentado o projeto “Atividades ao ar livre, nem sabes o bem que te faziam!”. Escolhi este tema, relacionado com o Conhecimento do Mundo, pelo facto de considerar fundamental que as crianças passem mais tempo fora das salas, pois a pandemia obrigou-as a estarem muito tempo fechadas em casa. Com esta proposta, pretendo sensibilizar as crianças a fruírem o ar livre, mas aprendendo como se estivessem no espaço escolar. Nas Considerações finais, apresento uma perspetiva sobre o meu percurso e sobre o trabalho realizado durante o mestrado, bem como sobre a importância do mesmo para a minha formação como futura educadora. Depois das referências bibliográficas utilizadas para a realização do relatório, surgem alguns anexos que considerei serem relevantes para explicitar algumas observações.
  • As competências linguísticas de crianças de 4 e 5 anos: estratégias de Intervenção
    Publication . Mendonça, Joana Jorge Carvalho; Ruivo, Isabel Maria Silva
    Este trabalho pretende fomentar uma reflexão sobre as vantagens do desenvolvimento das competências linguísticas na educação pré-escolar. O objetivo deste estudo foi a criação de tarefas pedagógicas que trabalhassem especificamente as competências linguísticas na área da fonologia, da morfossintaxe, da semântica e da pragmática. As tarefas de avaliação, bem como as práticas pedagógicas, foram aplicadas a 15 crianças, que frequentavam a sala dos 4 anos do Centro Paroquial do Estoril. A aplicação das atividades realizadas com as crianças revelaram que o tipo de abordagem pedagógica específica nestas competências influenciaram o desempenho linguístico das crianças no comportamento da consciência linguística (fonológica, morfossintática, semântica e pragmática) tornando o seu discurso oral mais eficaz, fazendo com que a criança tenha consciência da sua utilização o que facilitará a integração dos conceitos da linguagem escrita como a compreensão da leitura (interpretação, identificação da ideia principal, etc…) e o desenvolvimento do discurso escrito. Concluímos que as atividades pedagógicas fazem a criança entrar no mundo linguístico e conhecê-lo de forma a poder integrá-lo e dominá-lo.
  • Relatório de Estágio Profissional
    Publication . Martins, Susana Carina Ferreira; Almeida, José Maria de
    O trabalho aqui desenvolvido tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II e III”, e pretende aprofundar as práticas experienciadas e observadas na realidade educativa, através de relatos realizados e devidamente fundamentados. Alguns recursos, planeamentos, estratégias e atividades também são devidamente explorados/as, assim como os dispositivos de avaliação, sendo que o relatório está dividido em 4 capítulos: relatos de estágio; planificação; dispositivos de avaliação e uma proposta de uma atividade através da metodologia de trabalho de projeto. No primeiro capítulo é possível verificar várias práticas, não só das educadoras, onde realizei o estágio, como também pessoais, e observar ainda a descrição de diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do período de estágio. No segundo capítulo, apresento várias planificações de atividades realizadas com crianças de diferentes idades, em que as estratégias, os recursos e os componentes desenvolvidos e trabalhados são diversificados. No capítulo da avaliação, desenvolvi três propostas de trabalho de diferentes áreas e aplicadas em diferentes grupos, para que seja possível realizar a avaliação das propostas. Na educação pré-escolar, as grelhas são apenas de observação, com vista a verificar o desenvolvimento gradual das crianças, que, como sabemos, cada uma tem o seu tempo. Por último, o capítulo 4 compreende um trabalho de projeto, pensado para ser realizado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este trabalho está desenvolvido com todas as etapas que um trabalho de projeto exige para que possa ser aplicado. Com a elaboração deste relatório, pretendeu-se apresentar os dados de todo o processo formativo que uma estagiária, futura educadora, desenvolveu nas diferentes etapas do estágio profissional, dos conhecimentos apreendidos, das capacidades desenvolvidas e, sobretudo, da reflexão que é necessário fazer sobre a prática pedagógica enquanto estagiária.
  • Relatório de Estágio Profissional
    Publication . Moreira, Ana Sofia Neves; Cortez, Mariana Isabel Maruta Grazina
    O presente relatório destina-se às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II e III, referentes ao 2.º Ciclo de Estudos (Modelo de Bolonha) – Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Neste relatório constam três semestres, tendo no total 42 semanas. O estágio decorreu no Jardim-Escola João de Deus em Lisboa (exceto o estágio intensivo). Este relatório tem uma enorme importância para a minha formação pessoal e futura profissional, pois o meu conhecimento aumenta dia após dia, não só a nível de conteúdos, mas também ao nível da relação com as crianças, educadores e professores. Tal só acontece, quando confrontada numa realidade educativa.
  • O Desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática na Educação Pré-Escolar
    Publication . Servo, Marta Cristina Alves de Sousa; Almeida, José Maria de
    O tema do nosso trabalho surgiu quando nos deparáramos com os resultados “negativos” das provas de aferição do 4.º ano no domínio da Matemática. Efetivamente constatou-se que esta é uma área em que as crianças e os jovens apresentam grandes lacunas e que existem ainda muitos aspetos por esclarecer. Com este estudo pretendemos compreender o desenvolvimento da inteligência lógico matemática na educação pré-escolar assim como formas de facilitar as aprendizagens das crianças. Ao longo deste trabalho referimos: (i) a evolução da Educação Pré-Escolar; (ii) a importância da Matemática no Jardim-de-Infância; (iii) a base emocional da aprendizagem; (iv) Froebel o jogo e os dons educativos; (v) o Cuisenaire; (vi) as inteligências; (vii) a inteligência lógico matemática, e, por último, (viii) a motivação. Estes conceitos tiveram por base vários autores com excelentes referências nas áreas abordadas. O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, tratando-se de uma investigação descritiva exploratória, com as seguintes questões: Qual a importância da Matemática na Educação Pré-Escolar? Como é que as crianças desenvolvem o gosto pela Matemática? O que é que os materiais 3.º Dom e Cuisenaire desenvolvem nas crianças? De que forma é que estes dois materiais contribuem para o desenvolvimento da inteligência lógico matemática e da aprendizagem? Qual a importância da educação Matemática na Educação Pré-Escolar? A nossa amostra é constituída por 29 crianças com 3 e 4 anos. Para atingir os objetivos recorremos a diferentes instrumentos, como a observação direta e ao preenchimento de grelhas pormenorizadas. Os dados recolhidos foram tratados e analisados o que permitiu chegar à sua discussão e retirar as respetivas conclusões. Os resultados obtidos revelam que materiais lúdicos pedagógicos como o 3.º Dom de Fröebel e Cuisenaire contribuem de forma considerável para o desenvolvimento da inteligência logico matemática da criança. Promovem a sua autonomia, criatividade, despertam o interesse e a motivação, sendo imprescindíveis no decorrer da aprendizagem da criança. Em suma, facilitam significativamente o sucesso nesta área.
  • A didática e a receção, por crianças de 4 anos, de textos literários de Luísa Ducla Soares: relato de uma experiência
    Publication . Almeida, Elisabete Simão de
    Com este trabalho pretendo aplicar, de forma crítica e reflexiva, sugestões de didática da Literatura Infantil, colhidas na bibliografia da especialidade, a um Grupo de crianças de Educação Pré-Escolar, de 4 anos de idade, e analisar o modo como as crianças rececionam textos de Literatura Infantil de uma autora portuguesa, Luísa Ducla Soares. Na Educação Pré-Escolar é fundamental que o educador conte e leia histórias às crianças. Para além do incentivo para uma iniciação à leitura, esta atuação conduzirá também à formação de leitores literários. O papel do educador não é só o de contar e ler: é o de selecionar as obras, variando os géneros literários, bem como o de encontrar estratégias didáticas para fazer a animação da leitura e a posterior exploração dos textos. Tendo em conta esta premissa, os objetivos deste estudo são os seguintes: aplicar, de forma crítica e reflexiva, as sugestões de didática da Literatura Infantil, a um Grupo de Educação Pré-Escolar, e analisar o modo como as crianças rececionam a obra de Literatura Infantil, de Luísa Ducla Soares. Os dados que se apresentam neste Relatório decorrem de uma metodologia qualitativa, neste caso, descritiva e interpretativa. A experiência levada a cabo dividiu-se em duas etapas distintas. Sempre em contexto de sala de atividade, na 1.ª etapa deu-se a conhecer livros da escritora, sem fazer qualquer exploração dos mesmos; pretendia-se, tão só, dar a conhecer parte da obra e contribuir para a formação de leitores. Conseguiu-se a adesão das crianças. Na 2.ª etapa dinamizaram-se didáticas, sugeridas por diferentes autores, em torno de duas dezenas de livros. As técnicas propostas pela educadora receberam uma resposta extremamente positiva, o que nos leva a concluir que estas crianças souberam interpretar os textos de Luísa Ducla Soares. Assim, solicitadas pela educadora, as crianças recontaram, mimaram, dramatizaram, desenharam, recriaram textos, interagindo com a obra de Luísa Ducla Soares.
  • A importância de brincar com a matemática no ensino pré-escolar: um estudo de caso
    Publication . Silva, Ana Maria Monteiro dos Santos Gonçalves da
    O tema deste estudo, enquanto trabalho de investigação, surgiu da prática e do contexto profissional. Pretendo analisar os processos de aprendizagem de conceitos lógico-matemáticos com crianças em idade pré-escolar, em particular com 26 crianças de três anos de idade. Procurarei aferir e compreender de que forma a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar o desenvolvimento destes conceitos e da criança em geral e em particular com crianças de 3 anos de idade. Foram preparadas 12 atividades diferentes que foram desenvolvidas com as crianças e das quais obtivemos registos de observação. A investigação decorreu num espaço de 4 meses, entre outubro de 2012 e final de janeiro de 2013. No presente trabalho vou ter em linha de conta a convergência e respetiva análise de quatro fatores: a criança, a matemática, o lúdico e a sua importância, as suas aprendizagens e o papel da Educadora neste processo. Com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (ME,1997), definirei um conjunto de critérios e de níveis de desempenho para avaliar a aquisição dos conceitos matemáticos. Do ponto de vista metodológico vai ser um estudo qualitativo, cuja pesquisa se caracteriza por um “estudo de caso”. Para a sua concretização foi necessário recorrer a diferentes técnicas para fazer a recolha de dados: observação naturalista participante, notas de campo e pesquisa documental. Desta forma o presente trabalho de investigação, destina-se a compreender a forma como deve o educador agir para potenciar a aquisição e desenvolvimento de competências lógico-matemáticas. Os resultados sugerem que as crianças adquirem e desenvolvem com mais facilidade estas competências quando confrontadas com uma metodologia de aprendizagem em que o lúdico e o brincar desempenham um papel fundamental. Palavras-
  • Educação inclusiva - estudo de caso sobre as perceções dos docentes e dos encarregados de educação
    Publication . Beato, Ana Sofia Henriques
    O termo de educação inclusiva envolve um repensar radical da política e da prática pedagógica de uma escola, tendo como missão a ética, a justiça e os direitos humanos. Por este motivo, o objetivo deste relatório é analisar como decorre o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em turmas / escolas de ensino regular, tal como, as atitudes e práticas educativas dos docentes da escola em estudo. Para obter a informação pretendida realizaram-se inquéritos por entrevista a alguns docentes dessa instituição escolar, bem como, inquéritos por questionário aos docentes e aos encarregados de educação da turma com aluno com NEE. Perante a análise da informação recolhida verificou-se que para a maioria dos profissionais de educação não existiu qualquer preparação na sua formação inicial para trabalharem em simultâneo com alunos com e sem necessidades educativas especiais. Para estes profissionais de ensino existem dúvidas e interrogações em como atuar na prática num meio inclusivo, agindo diversas vezes de modo empírico. No entanto, é referido pelos mesmos a importância e gosto por lecionarem num paradigma inclusivo, assegurando a mais valia de um contacto com uma criança com NEE. Verificou-se que para esta amostra a inclusão é vista de uma forma profícua tanto para o desenvolvimento pessoal e social destes alunos, como para o enriquecimento dos seus pares. No entanto, os resultados obtidos manifestam, ainda, algumas inquietações em relação ao processo de inclusão destes alunos, anotando como pertinentes algumas condições importantes para a sua melhoria, tais como, a formação dos professores, as condições das escolas (recursos físicos e humanos) e o número de alunos por turma.
  • A educação em ciências e a educação ambiental na educação pré-escolar
    Publication . Batalha, Rosália Maria Ferreira
    A humanidade enfrenta presentemente um desafio do qual depende o futuro da vida no planeta: a construção de um desenvolvimento sustentável. A escola e o Jardim-de-Infância serão dois dos contextos privilegiados que permitem a formação dos cidadãos por forma a poderem responder de forma eficaz a este desafio. É necessário refletir sobre o trabalho que se faz e questioná-lo a todo o tempo pois em educação os resultados que se obtêm não são totalmente previsíveis, eles dependem de variáveis não controláveis uma vez que cada pessoa é única. O estudo aqui apresentado pretende refletir sobre o trabalho realizado num Jardim-de-Infância da área da grande Lisboa no âmbito da educação em ciências com crianças pequenas e em Educação Ambiental e perceber a pertinência deste trabalho para a aquisição de comportamentos ambientalmente sustentáveis por parte das crianças da Educação Pré-escolar neste estabelecimento.