Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Regina Silva_Dissertação.pdf1.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As Tecnologias Assistivas têm sido pesquisadas como recursos fundamentais para a inclusão das pessoas com deficiência no contexto educacional. Conhecer e refletir sobre as ferramentas tecnológicas na perspectiva de uma educação inclusiva e nas práticas pedagógicas dos profissionais das escolas públicas, bem como perceber as transformações significativas no dia a dia dos discentes com necessidades especiais. A presente pesquisa estuda a utilização da Tecnologia Assistiva no processo de alfabetização da criança com paralisia cerebral, no município de Jacobina (Bahia/Brasil). Foi desenvolvida através de revisão bibliográfica e por pesquisa quantitativa empírica solicitada pelo curso de mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na Escola de ensino Superior João de Deus (em Lisboa, Portugal). A coleta dos dados desta pesquisa foi a partir da aplicação de questionário online composto por quinze questões das quais dez são objetivas. Os resultados foram analisados e especificados por descrição e interpretação das respostas e por utilização de gráficos e tabelas com informações da percentagem obtida pela investigação.

Description

Keywords

necessidades educativas especiais tecnologia alfabetização

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue