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- O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Regina Batista dos Santos; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraAs Tecnologias Assistivas têm sido pesquisadas como recursos fundamentais para a inclusão das pessoas com deficiência no contexto educacional. Conhecer e refletir sobre as ferramentas tecnológicas na perspectiva de uma educação inclusiva e nas práticas pedagógicas dos profissionais das escolas públicas, bem como perceber as transformações significativas no dia a dia dos discentes com necessidades especiais. A presente pesquisa estuda a utilização da Tecnologia Assistiva no processo de alfabetização da criança com paralisia cerebral, no município de Jacobina (Bahia/Brasil). Foi desenvolvida através de revisão bibliográfica e por pesquisa quantitativa empírica solicitada pelo curso de mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na Escola de ensino Superior João de Deus (em Lisboa, Portugal). A coleta dos dados desta pesquisa foi a partir da aplicação de questionário online composto por quinze questões das quais dez são objetivas. Os resultados foram analisados e especificados por descrição e interpretação das respostas e por utilização de gráficos e tabelas com informações da percentagem obtida pela investigação.
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO LUIZ GONZAGA DO MARANHÃOPublication . Gomes, Eleonilson NascimentoO fracasso escolar é um tema que abrange diversas categorias de estudo, pois o mesmo é discutido e analisado por diversos ângulos, uma vez que esse fenômeno assola principalmente as escolas públicas, as quais são frequentadas em sua maioria pelas classes menos favorecidas, o que torna perceptível quem é o foco principal do fracasso escolar. Nessa natureza o presente estudo trata-se de uma dissertação de mestrado que incorpora em seu conteúdo abordagens sobre “Políticas públicas de educação: fracasso escolar no contexto da escola pública em São Luiz Gonzaga do Maranhão e que teve como objetivo principal compreender e analisar as estratégias e as influências da escola no desempenho de identificar os principais fatores associados ao fracasso escolar dos alunos do ensino fundamental da Escola Deputado Luís Rocha e Escola Municipal Reunida Herculano Parga no Município de São Luís Gonzaga do Maranhão/MA. A metodologia da pesquisa referenciada neste trabalho é a pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa tendo como público-alvo gestores, coordenadores, professores, alunos das escolas referenciadas e pais e/ou responsáveis dos alunos tomados como amostra do estudo. A partir da realização deste trabalho, acredita-se que é essencial a promoção de momentos de estudos, reflexão, discussão e debates na escola, envolvendo os diversos segmentos, pois, estes momentos tendem a contribuir para um novo pensar pedagógico, objetivando que a escola contribua, exerça um papel significativo no que se refere à diminuição do fracasso escolar e entenda que seu papel é fundamental neste aspecto, ou seja, vai além da transmissão de conteúdo, do planejamento de exercícios, aplicação de provas e distribuição de notas. A escola precisa olhar e entender este aluno que adentra o espaço escolar, e, para isso, o planejamento é um elemento fundamental nas ações e atividades propostas aos alunos. A conclusão deste representa um repensar sobre a cultura do fracasso escolar e os fatores intervenientes que resultam em estados de evasão escolar, reprovação, repetência e abandono, comprometendo o desenvolvimento cognitivo do aluno, atribuindo responsabilidades à escola, professores, família, sistema e aos próprios alunos.
- GESTÃO DE CONFLITOS EM SALA DE AULA: Estudo em Escolas do Ensino Fundamental do Município de Igarapé Grande - Maranhão - BrasilPublication . Filho, Raimundo Soares de AraújoO presente estudo aborda o resultado de uma pesquisa acerca do termo gestão de conflitos em sala de aula. Com base na linha teórica de vários pesquisadores que defendem o termo como sendo comum ao comportamento do ser humano, desde o ápice de sua vivência em sociedade. Analisando o cenário do sistema de ensino brasileiro nos últimos dez anos, verifica-se que o assunto em foco, retrata os desfalques enfrentados por milhões de educadores em todo país, o docente em seu “oficio” de educar, vivencia momentos difíceis em cumprir seu papel de promover o conhecimento na vida do educando. Diante dos impasses gerados por problemas relacionados a conflitos interpessoais entre professor/aluno e aluno/aluno, a presente pesquisa nos leva a uma reflexão acerca dos desafios enfrentados atualmente por profissionais em sala de aula, todavia a problemática da conflitologia tem sido alvo de diversos questionamentos sobre quem são os verdadeiros culpados pela sua ocorrência. Para (CECCON 2009, p. 60), uma das condições para que os vínculos entre as pessoas da escola se consolidem é chegar a acordos coletivos [...] que favoreçam relacionamentos amigáveis. As interações positivas tecem conexões interpessoais que produzem sentimentos de segurança e de aceitação – fatores determinantes para que os conflitos possam ser manejados com habilidade, no contexto do diálogo constante, sem margem para que manifestações de violência ocorram. O conflito, nem sempre deve ser encarado como algo desagradável ao trabalho docente ou que mereça ser reprimido ou punido, há suas contribuições para o ensino aprendizagem, mas para que o professor possa tirar proveito da situação, é necessário compreender e identificar suas causas, para então traçar suas mediações e conduzir as partes a um diálogo favorável, porém, isso requer profissionalismo e boa didática. Para tanto, é necessário que o educador, esteja em constante inovação do conhecimento, a fim de desenvolver metodologias, seja através dos recursos da informática, seja com os midiáticos enfim, são ferramentas que podem auxiliar em muito as atividades educativas favorecendo a aprendizagem, além de ajudar o professor a identificar as deficiências do educando, bem como saber agir diante das mais variadas formas de conflitos. Para Salles Filho (2016, p. 311), portanto, é preciso olhar com mais cuidado para os processos de vivências / convivências humanas que se dão nos ambientes escolares, os quais estão vinculados aos processos de conflitos. Nesse sentido, é importante estabelecer novas práticas para mediar tais conflitos [...]. Há um cem número de profissionais que apresentam as mais variadas queixas diante das constantes e arbitrárias formas de resolução de conflitos, as dificuldades enfrentadas em lidar com as mais complexas situações. O presente estudo nos traz visão acerca dos reais problemas enfrentadas por profissionais na realidade atual escola lhe dar com os conflitos, sendo uma realidade sempre presente na vida do homem enquanto ser social, devemos reconhecer que a mediação e o bom diálogo, é a forma mais viável de proporcionar ao aluno o saber, pois só a educação é capaz de transformar as pessoas pra que elas transformem o mundo.
- O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: Um estudo de caso no município de Igarapé Grande - Maranhão – BrasilPublication . Santos, Edla Maria Pereira Calisto de SousaA preocupação em abordar a necessidade da leitura e a escrira para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em alunos do ensino fundamental se deu devido a algumas observações feitas por educadores do muncípio de Igarapé Grande - MA, onde notou-se que muitos dos educandos ainda não têm consciência da importância do ato e prática da leitura e da escrita. Deste modo, a pesquisa buscou compreender como ocorre o Processo de Ensino e Aprendizagem para o desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais da 2º a 4º série do ensino fundamental, das escolas do Município de Igarapé Grande, no estado do Maranhão, objetivando de avaliar as dificuldades e as interações dos professores, pedagogos e família em busca da melhoria no processo do ensino infantil. A metodologia utilizada propicia ao educando compreensão da necessidade de ler e escrever para obter informação que resultará em sua formação de cidadão. A leitura e a escrita exerce um papel fundamental não só na pré-escola, mas também nas demais etapas do processo escolar pela parcela de responsabilidade na formação do bom leitor e o escritor. Deste modo foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa. Partindo dessa conjectura de manifestações, entende-se que a família, o professor e a escola e são consideradas pelos autores e entrevistados como pirâmides de apoio e acréscimo para a contínua aprendizagem da criança. Portanto, diante do ensino da leitura e da escrita pode-se afirmar que necessitam de serem estimuladas a partir da primeira infância e aperfeiçoadas com o passar do tempo, pois conforme citações de alguns autores da pesquisa, a escola que dá o suporte necessário e encoraja aos alunos a voarem altos, são consideradas decisórias para obterem resultados positivos na vida.
- FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Alunos com Necessidades Especiais nas Escolas do Ensino Fundamental Inicial do Município de Poção de Pedras Maranhão - BrasilPublication . Sousa, Fabiana Melo da SilvaA presente pesquisa voltada para o Mestrado em Ciências da Educação, objetiva-se a discutir a formação de professores na perspectiva inclusiva, com foco em alunos com necessidades especiais, analisando-se as propostas e ações desenvolvidas no contexto das escolas e políticas educacional do município de Poção de Pedras no Estado do Maranhão. A educação inclusiva visa a integração de educandos com diferenças físicas e mentais no contexto escolar, para que os mesmos se sintam parte do processo no ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o estudo buscou identificar as principais ações, diretrizes, programas e planos voltados para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto da educação do município de Poção de Pedras. Buscou-se, delimitar o conceito de políticas públicas na formação dos professores e compreender os conceitos de educação especial e educação inclusiva na realidade das escolas. Trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório. A abordagem bibliográfica possibilitou a realização de um levantamento de obras sobre o tema; já a característica exploratória proporcionou maiores informações sobre o assunto, a partir da análise de diversas posições, contribuindo para o aprimoramento das concepções sobre o tema. Magalhães e Cardoso (2011), Batalla (2009) e Mendes (2010) nortearam a compreensão sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Bonetti (2006) e Sander (2005), autores que investigam o campo das políticas públicas voltadas para a formação continuada dos professores para o contexto da educação inclusiva. Na construção dessa discussão, recorre-se à legislação e às diretrizes políticas, em nível nacional e local, reconhecendo-se que a inclusão é um direito universal e que a formação de professores é um dos elementos fundamentais para garanti-la. Por fim, temos claro que ainda persistem grandes desafios para que se garanta uma inclusão plena; contudo, não se pode deixar de registrar avanços, em termos de definição de programas e projetos voltados para a formação docente, visando uma atuação pedagógica com qualidade junto ao público-alvo da Educação Especial. Os resultados obtidos revelaram a existência de trabalhos isolados de professores, quando deparam-se com alunos com necessidades especiais em sala de aula. E indicam que a formação continuada nas escolas, como uma importante metodologia para o preparo de professores e profissionais que atuam com alunos da Educação Especial, capacitando-os coletivamente para a discussão, reflexão e tomada de decisão sobre o trabalho didático- pedagógico a ser desenvolvido para com alunos do público-alvo da Educação Especial, facilitando a efetivação da inclusão no contexto escolar, bem como qualidade da prática pedagógica e o processo de escolarização desses alunos.
- Cardiomiopatia dilatada em cãesPublication . Figueiredo, João Xavier Pinto de; Vilhena, Hugo Corte-RealA cardiomiopatia dilatada (CMD) é uma das doenças cardiovasculares mais comuns na prática clínica de animais de companhia, sendo uma doença miocárdica primária de caráter progressivo. O termo CMD é aplicado quando há insuficiência da contração do miocárdio, sendo uma doença específica do músculo cardíaco. Esta doença é pouco diagnosticada nos gatos e cães de raça pequena, afetando fundamentalmente raças grandes e gigantes, sendo o Dobermann considerado como a raça mais afetada. A doença evolui clinicamente entre o estadio oculto e sintomático. A CMD não é facilmente diagnosticada e muitas vezes é detetada numa fase relativamente avançada. Para o diagnóstico da CMD podemos recorrer a diversos exames complementares de diagnóstico, como a ecocardiografia, eletrocardiograma (ECG), exame holter, radiografia e exame histopatológico. O tratamento visa aliviar os sinais clínicos de insuficiência cardíaca (IC) bem como aumentar a qualidade de vida do animal, devendo ser ajustado ao estadio da doença bem como à gravidade dos sinais clínicos. Relativamente ao prognóstico, este depende de diversos fatores como o estadio da doença na altura do diagnóstico e a raça do paciente. Sabemos, no entanto, que o tempo de sobrevivência após aparecimento dos sinais clínicos é geralmente curto e o prognóstico é mau devido à rápida progressão da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) na maioria dos casos.
- Canine Myxomatous mitral valve disease: A focused updatePublication . Pinheiro, Mariana de Sousa; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaThe myxomatous mitral valve disease (MMVD) is the most common cardiac condition in dogs, being the leading cause of congestive heart failure that precede the cardiac related death or euthanasia. It is a disease mostly frequent in small to median breed dogs (under 20kg), with a symptomatic phase most common in older patients. The Cavalier King Charles Spaniel is the most predisposed breed, with almost all the individuals presenting the disease and clinical signs in early ages when comparing to other breeds. This condition is a polygenic disease, and the mechanisms that lead to the mitral valve degeneration are not yet completely known. A phenotypic modification of the valvular interstitial cells seems to be a major feature in the development of the changes observed in the mitral valve. The changes in connective tissue, collagen organisation and glycosaminoglycans deposition leads to the formation of nodules on the valve. These nodules are what give the disease its name. The changes result in an inability of complete closure of the mitral valve, which leads to mitral regurgitation, the primary cause for cardiac remodelling and all the following clinical signs observed in the course of the disease. The medical treatment aims to delay the onset of clinical signs and congestive heart failure in earlier stages of the disease. Nonetheless, in the last stage of the disease, the medical treatment is no longer effective. The surgical treatment is possible but not frequent, due to its high cost and the need for specialized teams. Being such a common disease, studies in the area are still need, to increase the efficacy of the medical treatment and extend the life expectancy of the affected dogs.
- Abordagem clínica à Diabetes Insipidus em cães e gatosPublication . Simões, Andreia Inês Amado; Montezinho, Liliana Cristina PereiraA Diabetes Insipidus (DI) é uma doença metabólica, pouco frequente na clínica de animais de companhia, e resulta na alteração do balanço hídrico do organismo. A DI ocorre devido a uma alteração na síntese ou secreção da hormona antidiurética (ADH), neste caso designada de diabetes insipidus central, ou devido a uma insensibilidade renal à ação da mesma hormona, designada de diabetes insipidus nefrogénica. Estas alterações resultam na falha da reabsorção tubular de água e na produção de grandes volumes de urina diluída, ou poliúria. De modo a evitar a desidratação, o animal desenvolve polidipsia compensatória. Os sinais clínicos mais frequentes de DI são poliúria/polidipsia e densidade urinária baixa. A ADH, sintetizada no hipotálamo e posteriormente armazenada na neurohipófise, é libertada com base na osmolalidade plasmática. Quando a osmolalidade plasmática aumenta, a ADH é libertada para a corrente sanguínea e no rim, principalmente nas células dos ductos coletores, liga-se ao seu recetor e promove a reabsorção de água do filtrado tubular através da inserção de aquaporinas. O diagnóstico da DI é desafiante e baseia-se na exclusão de doenças mais frequentes que apresentem poliúria/polidipsia. Para isso, é necessário realizar-se anamnese, exame físico, hemograma completo, painel bioquímico, análise de urina e exames de imagiologia. O teste de privação de água modificado e a resposta à administração de desmopressina constituem os procedimentos de confirmação diagnóstica de DI, sendo que a última permite diferenciar DI central e DI nefrogénica. O tratamento é efetuado com desmopressina, diuréticos tiazídicos, cloropropamida e dieta apropriada.