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Abstract(s)
A presente pesquisa voltada para o Mestrado em Ciências da Educação, objetiva-se a discutir a formação de professores na perspectiva inclusiva, com foco em alunos com necessidades especiais, analisando-se as propostas e ações desenvolvidas no contexto das escolas e políticas educacional do município de Poção de Pedras no Estado do Maranhão. A educação inclusiva visa a integração de educandos com diferenças físicas e mentais no contexto escolar, para que os mesmos se sintam parte do processo no ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o estudo buscou identificar as principais ações, diretrizes, programas e planos voltados para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto da educação do município de Poção de Pedras. Buscou-se, delimitar o conceito de políticas públicas na formação dos professores e compreender os conceitos de educação especial e educação inclusiva na realidade das escolas. Trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório. A abordagem bibliográfica possibilitou a realização de um levantamento de obras sobre o tema; já a característica exploratória proporcionou maiores informações sobre o assunto, a partir da análise de diversas posições, contribuindo para o aprimoramento das concepções sobre o tema. Magalhães e Cardoso (2011), Batalla (2009) e Mendes (2010) nortearam a compreensão sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Bonetti (2006) e Sander (2005), autores que investigam o campo das políticas públicas voltadas para a formação continuada dos professores para o contexto da educação inclusiva. Na construção dessa discussão, recorre-se à legislação e às diretrizes políticas, em nível nacional e local, reconhecendo-se que a inclusão é um direito universal e que a formação de professores é um dos elementos fundamentais para garanti-la. Por fim, temos claro que ainda persistem grandes desafios para que se garanta uma inclusão plena; contudo, não se pode deixar de registrar avanços, em termos de definição de programas e projetos voltados para a formação docente, visando uma atuação pedagógica com qualidade junto ao público-alvo da Educação Especial. Os resultados obtidos revelaram a existência de trabalhos isolados de professores, quando deparam-se com alunos com necessidades especiais em sala de aula. E indicam que a formação continuada nas escolas, como uma importante metodologia para o preparo de professores e profissionais que atuam com alunos da Educação Especial, capacitando-os coletivamente para a discussão, reflexão e tomada de decisão sobre o trabalho didático- pedagógico a ser desenvolvido para com alunos do público-alvo da Educação Especial, facilitando a efetivação da inclusão no contexto escolar, bem como qualidade da prática pedagógica e o processo de escolarização desses alunos.
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Keywords
formação integração escolar necessidades educativas especiais educação