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POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO LUIZ GONZAGA DO MARANHÃO

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O fracasso escolar é um tema que abrange diversas categorias de estudo, pois o mesmo é discutido e analisado por diversos ângulos, uma vez que esse fenômeno assola principalmente as escolas públicas, as quais são frequentadas em sua maioria pelas classes menos favorecidas, o que torna perceptível quem é o foco principal do fracasso escolar. Nessa natureza o presente estudo trata-se de uma dissertação de mestrado que incorpora em seu conteúdo abordagens sobre “Políticas públicas de educação: fracasso escolar no contexto da escola pública em São Luiz Gonzaga do Maranhão e que teve como objetivo principal compreender e analisar as estratégias e as influências da escola no desempenho de identificar os principais fatores associados ao fracasso escolar dos alunos do ensino fundamental da Escola Deputado Luís Rocha e Escola Municipal Reunida Herculano Parga no Município de São Luís Gonzaga do Maranhão/MA. A metodologia da pesquisa referenciada neste trabalho é a pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa tendo como público-alvo gestores, coordenadores, professores, alunos das escolas referenciadas e pais e/ou responsáveis dos alunos tomados como amostra do estudo. A partir da realização deste trabalho, acredita-se que é essencial a promoção de momentos de estudos, reflexão, discussão e debates na escola, envolvendo os diversos segmentos, pois, estes momentos tendem a contribuir para um novo pensar pedagógico, objetivando que a escola contribua, exerça um papel significativo no que se refere à diminuição do fracasso escolar e entenda que seu papel é fundamental neste aspecto, ou seja, vai além da transmissão de conteúdo, do planejamento de exercícios, aplicação de provas e distribuição de notas. A escola precisa olhar e entender este aluno que adentra o espaço escolar, e, para isso, o planejamento é um elemento fundamental nas ações e atividades propostas aos alunos. A conclusão deste representa um repensar sobre a cultura do fracasso escolar e os fatores intervenientes que resultam em estados de evasão escolar, reprovação, repetência e abandono, comprometendo o desenvolvimento cognitivo do aluno, atribuindo responsabilidades à escola, professores, família, sistema e aos próprios alunos.

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educação escola ensino

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