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Authors
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Abstract(s)
Constantemente, ouvimos falar de crianças que possuem características evidentes,
que nos levam a pensar que possuem um atraso ao nível do desenvolvimento cognitivo. E
logo o nosso pensamento associa a deficiência mental. Entre ela está presente a Trissomia
21, que revela possuir algumas dessas características, uma vez que estas crianças possuem
um atraso em todas as áreas do desenvolvimento.
A participação em atividades físicas e desportivas sugere-nos um possível
desenvolvimento físico e psíquico da criança, visando a melhoria das suas capacidades e
habilidades. E deste modo achamos pertinente investigar com exatidão os benefícios
possíveis às crianças portadoras de Trissomia 21 que praticam atividades físicas.
O presente estudo teve por objetivo investigar a Educação Física no desenvolvimento
das crianças com Trissomia 21 em contexto escolar. A amostra foi constituída por 105
docentes que lecionam no 1º Ciclo do Ensino Básico e por 208 docentes do 2º Ciclo, que
tenham ou não trabalhado com alunos com Trissomia 21.
Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário da escala
Likert, composto por 20 questões fechadas, a uma amostra de professores.
Os resultados deste estudo permitiu-nos verificar que a Educação Física promove e
melhora o desenvolvimento das capacidades e habilidades e do desenvolvimento motor das
crianças com Trissomia 21. Além disso permite a prevenção de algumas doenças e melhora
a qualidade de vida das crianças que a praticam, reduzindo o risco de morte.
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Keywords
Síndroma de Down Educação física Qualidade de vida Professor Ensino básico