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- O impacto das reformas portuárias no sector de recursos humanos dos portos: caso de estudo do Porto de LuandaPublication . Orlando, Emiliana; Cruz, Orlando MotaDurante as últimas décadas ocorreram grandes transformações no sector portuário, com especial relevo na sua gestão e operação. No decorrer desses anos tem-se vindo a verificar uma tendência mundial no que toca à crescente participação do sector privado nas atividades portuárias. Assim assistiu-se ao aparecimento generalizado do modelo de gestão de portos denominado Landlord Port que permite a concessão total ou parcial de terminais e suas operações entregues a entidades privadas, sistema homologado quase na totalidade dos portos da Europa Ocidental. Por força de todas estas alterações ocorridas a nível mundial e face aos desafios da modernização dos portos, tem sido desenvolvidos uma vasta literatura que pretende estudar os impactos causados pelas reformas portuárias tendo em vista criar as melhores condições para otimização dos sistemas portuários bem como a valorização e qualificação dos recursos humanos ao dispor dos portos e das empresas privadas que neles operam. Assinala-se que atualmente em Angola muitos dos seus portos alinharam pelo mesmo padrão de gestão tal como nos principais portos portugueses, assumindo-se como portos senhorios (Landlord Ports). Os portos angolanos, em particular o porto de Luanda, têm sofrido muitas alterações em consequência da reforma legislativa seguida que incluiu a necessidade de ajustar, quantitativa e qualitativamente os recursos humanos afetos às diferentes áreas do trabalho portuário e teve-se em conta as necessidades de mudanças nos seus modelos de organização e gestão, nas novas funções das autoridades portuária, nos sistemas de comunicação e de informação, numa perspetiva de lidar com os novos desafios da gestão e das tecnologias do sistema portuário. Este trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o enquadramento dos recursos humanos portuário diante de todas estas tendências que se observam nos atuais modelos de organização e gestão portuária adotado pelos portos em quase todo mundo e seus reflexos no Porto de Luanda, como caso de estudo.
- Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portosPublication . Ferreira, Enildo Moreira; Martins, Eduardo SilvaO desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil.
- A valorização e qualificação do trabalhador portuário como factor do desenvolvimento e do aumento de produtividades portuáriasPublication . Caliqui, Lote Chiquemba Domingos; Martins, Eduardo SilvaHoje, a produção é uma das principais directrizes nas organizações. Quanto a teoria de valorização dos colaboradores traz o aumento da produtividade como um dos principais resultados dos investimentos realizados na formação do trabalhador. Pelo que, mostrase a evolução da valorização pessoal e o seu impacto na produtividade de uma organização. Este trabalho aborda os métodos de formação, treino e desenvolvimento aplicado no processo de capacitação dos trabalhadores bem como as influências do treino no uso dos Equipamentos de Protecção Individual – EPIs, Para constatar este processo, o estudo foi realizado através de observações junto de dois terminais do Porto de Luanda, e a colecta de dados foi feita através da abordagem in loco e pela realização de entrevista estruturada e questionário, envolvendo neste processo trabalhadores seniores de cais dos terminais Multiusos e Polivalente. A modernização dos portos, dentro do contexto da globalização, requer um trabalhador portuário capaz de exercer os diversos trabalhos exigidos dentro da estrutura portuária. Assim, com a aplicação da lei das concessões portuárias em Angola (Porto de Luanda) foram concessionados os terminais, pelo que verificou-se nos idos anos (2005-2010) que os terminais concessionados inseriram novas tecnologias e métodos no contexto portuário, isto é, quando as operações dos terminais passaram do controle do Estado para as operadoras. Neste contexto, foram instalados novos equipamentos principalmente na movimentação dos contentores para uma maior produtividade, o que necessariamente obrigou a um processo de treino do trabalhador portuário. Dentro deste quadro, a formação em todas as vertentes e o desenvolvimento para o trabalhador portuário é imprescindível, pelo que tanto os métodos de treino como os métodos da segurança no trabalho devem ser constantemente actualizados consoante as mudanças que possam ocorrer nas instalações portuárias.
- Measurement of the top pair production cross section in 8 TeV proton-proton collisions using kinematic information in the lepton+jets final state with ATLASPublication . ATLAS collaboration (2828 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA measurement is presented of the tt¯ inclusive production cross section in pp collisions at a center-of-mass energy of s=8 TeV using data collected by the ATLAS detector at the CERN Large Hadron Collider. The measurement was performed in the lepton+jets final state using a data set corresponding to an integrated luminosity of 20.3 fb−1. The cross section was obtained using a likelihood discriminant fit and b-jet identification was used to improve the signal-to-background ratio. The inclusive tt¯ production cross section was measured to be 260±1(stat)−23+22(stat)±8(lumi)±4(beam) pb assuming a top-quark mass of 172.5 GeV, in good agreement with the theoretical prediction of 253−15+13 pb. The tt¯→(e,μ)+jets production cross section in the fiducial region determined by the detector acceptance is also reported.
- Crédito à Habitação e Análise do Incumprimento dos ParticularesPublication . Kazuze Afonso Tavares, Pamela; Cabrito, Belmiro; Caiado, AntónioA presente Dissertação de Mestrado trata do Incumprimento dos Particulares no Crédito à Habitação. O problema do incumprimento no crédito, tem trazido algumas preocupações no mercado imobiliário, pelo facto das famílias terem menos rendimento para honrarem os seus compromissos junto da banca. Desta feita, realizou-se um estudo de natureza qualitativa que indica e ajuda a conhecer as causas implícitas do incumprimento e para tal, utilizou-se o método de entrevista exploratória como instrumento de recolha de dados em quatro bancos portugueses, nomeadamente: Caixa Geral de Depósito, Montepio Geral, BPI e o Novo Banco. Os resultados da pesquisa mostram a existência de fatores ativos e passivos que estão na base do incumprimento no crédito habitação designadamente o desemprego como um dos principais fatores, provocando dificuldades financeiras a qual muitos os clientes bancários veem-se arredados. Sendo um tema dos nossos dias, com este trabalho verifica-se que o problema do incumprimento pode ser de fácil resolução desde que os clientes comunicam as entidades bancárias das suas dificuldades para se possa encontrar formas de resolução atempadamente. Entretanto é de salientar que cada contrato é tratado de maneira diferente e nesta medida os bancos e os clientes procuram mecanismos dentro da legislação para que estes últimos possam usufruir de algumas prorrogativas no sentido de ultrapassar a sinistralidade do incumprimento. Dizer também que neste trabalho encontramos algumas respostas que respondem as medidas que os bancos adotam para minimizar as situações do crédito mal parado de acordo com os entrevistados.