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Abstract(s)
Durante as últimas décadas ocorreram grandes transformações no sector portuário, com
especial relevo na sua gestão e operação. No decorrer desses anos tem-se vindo a
verificar uma tendência mundial no que toca à crescente participação do sector privado
nas atividades portuárias. Assim assistiu-se ao aparecimento generalizado do modelo de
gestão de portos denominado Landlord Port que permite a concessão total ou parcial de
terminais e suas operações entregues a entidades privadas, sistema homologado quase
na totalidade dos portos da Europa Ocidental.
Por força de todas estas alterações ocorridas a nível mundial e face aos desafios da
modernização dos portos, tem sido desenvolvidos uma vasta literatura que pretende
estudar os impactos causados pelas reformas portuárias tendo em vista criar as melhores
condições para otimização dos sistemas portuários bem como a valorização e
qualificação dos recursos humanos ao dispor dos portos e das empresas privadas que
neles operam.
Assinala-se que atualmente em Angola muitos dos seus portos alinharam pelo mesmo
padrão de gestão tal como nos principais portos portugueses, assumindo-se como portos
senhorios (Landlord Ports).
Os portos angolanos, em particular o porto de Luanda, têm sofrido muitas alterações em
consequência da reforma legislativa seguida que incluiu a necessidade de ajustar,
quantitativa e qualitativamente os recursos humanos afetos às diferentes áreas do
trabalho portuário e teve-se em conta as necessidades de mudanças nos seus modelos de
organização e gestão, nas novas funções das autoridades portuária, nos sistemas de
comunicação e de informação, numa perspetiva de lidar com os novos desafios da
gestão e das tecnologias do sistema portuário.
Este trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o enquadramento dos recursos
humanos portuário diante de todas estas tendências que se observam nos atuais modelos
de organização e gestão portuária adotado pelos portos em quase todo mundo e seus
reflexos no Porto de Luanda, como caso de estudo.
Description
Keywords
Autoridade Portuária; Gestão de Recursos Humanos; Portos da Europa; Landlord Port; Porto de Luanda