ENIDH - Mestrado em Gestão Portuária
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- “Escola do Mar dos Açores”. Perceção das necessidades de formação no setor portuárioPublication . Castro, João Fernando Brum de Azevedo e; Veiga, Jaime Leça daO presente trabalho visa contribuir para o conhecimento das necessidades de formação no setor portuário considerando a realidade portuguesa. Parte de uma análise, em que se salienta a importância do Mar para o desenvolvimento social e económico de Portugal, contextualizando a importância do Ensino e da Formação enquanto alimentadores e transversais às diferentes componentes integrantes de um Hypercluster do Mar. Contextualiza a realidade do setor portuário e da formação no mesmo. Avança para a proposta de questionário bem como de uma metodologia para a sua aplicação, dirigido sobretudo a administradores portuários, visando perceber como se desenvolve a formação neste setor bem como quais são as necessidades de formação percecionadas pelos inquiridos. Apresenta a Escola do Mar dos Açores, enquanto instrumento estratégico para o Ensino e Formação, em especial para a Região Autónoma dos Açores, no sentido de corresponder às necessidades de formação profissional associadas ao Mar dos Açores. Parte da análise e discussão dos resultados obtidos para a concretização de propostas de formação para o setor portuário considerando, quer a área operacional, quer a área da gestão, suportadas na perceção de necessidades de formação detetadas. Os resultados obtidos apontam para que a cada realidade portuária estejam associadas necessidades específicas de formação a considerar, realçando a importância de que o presente estudo possa ser alvo de abordagens complementares visando a implementação de um programa de formação, que corresponda às reais necessidades do setor.
- O papel da administração marítima nacional e as responsabilidades dos portos no âmbito da segurança marítimaPublication . Afonso, Ana Luisa Gouveia; Afonso, Ana Luísa GouveiaConstituído no novo desígnio nacional, o mar assume actualmente um papel de destaque na agenda nacional. Falar-se em mar, é falar-se em transporte marítimo e nas actividades relacionadas com o mesmo. No entanto, é necessário garantir que a utilização do mar, mesmo que meramente para efeitos económicos, é efectuada de forma a garantir a sua sustentabilidade futura e a sua preservação. Por isto, há que afiançar um equilíbrio entre a utilização deste mar e a sua exploração, sempre numa base cost effective. O garante para esse efeito é a segurança marítima, onde se enquadram as questões relativas à prevenção e acção no contexto do navio, vida humana e preservação do meio marinho. Neste contexto, o papel da Administração Marítima é de extrema importância, pois é quem deverá garantir o enforcement das disposições internacionais respeitantes à segurança marítima. Atendendo ao panorama nacional, assiste-se actualmente a uma dispersão das competências em matérias de Administração marítima, por diversas entidades. Mas de que forma se articulam aquelas entre si? Estarão as suas atribuições claramente definidas, por forma a evitar sobreposição e até mesmo ineficiência? Terão sido estipuladas zonas de fronteira entre elas para eliminar as chamadas gray areas de actuação ambígua, que podem causar constrangimentos aos serviços? Neste âmbito, apresenta-se uma análise à evolução da Administração Marítima nacional com especial enfoque na reorganização dos serviços, com a consequente extinção do IPTM e nova organização funcional, que possa servir como contributo em matéria de segurança marítima
- Avaliação de desempenho dos portos portugueses e espanhóisPublication . Costa, Lino Miguel Ferreira da; Simões, AbelNum clima de economia global e competitiva, o desempenho de uma empresa no mercado é de fulcral importância na medida que permite determinar se os seus recursos estão a ser corretamente aplicados. E os portos, como elementos das cadeias de fornecimento, não são exceção. O desempenho de um porto na prestação de um serviço de qualidade a um custo aceitável e de uma forma contínua é fundamento para a fidelização dos clientes atuais e captação de novos clientes. Para que o gestor do terminal possa assegurar um alto nível de eficiência, é necessário conhecer o estado atual das operações e, se necessário, aplicar constantes ações corretivas ou de melhoria para que o processo operativo alcance um elevado desempenho. Este projeto tem como principal objetivo avaliar a eficiência dos terminais de contentores e terminais polivalentes que movimentem contentores nos portos de Portugal e Espanha no período de 2004 a 2014, comparando-os mediante um conjunto de variáveis que caracterizam fisicamente os terminais, recorrendo à técnica de Análise Envoltória de Dados. Concluiu-se que apesar de os valores de eficiência técnica refletirem as variações de carga movimentada, metade da amostra apresenta resultados de eficiência acima de 60%, tanto em portos portugueses como espanhóis. Com a análise por janela, verificam-se os efeitos da crise económica e financeira de 2009 sobre os portos, em particular a queda da eficiência em 2009 e 2010 e a recuperação de alguns portos a partir de 2010/2011. Paralelamente foram feitas análises de correlação entre as variáveis de entrada e as variáveis de saída e confirmou-se a forte relação entre o comprimento de cais, a área dos terminais, o número de terminais e o número de equipamentos em cais, resultados que evidenciam o modelo de dimensionamento dos portos para a quantidade de contentores que movimentam.
- O planeamento do cluster do mar de Cabo verde: responsabilidade e desafios dos setores envolvidosPublication . Ramos, Leila Simone Ferreira; Simões, AbelO objetivo deste estudo é analisar a dinâmica estratégica do cluster do mar de Cabo Verde, exaltados no plano estratégico do cluster do mar de Cabo Verde tendo em conta a sua estrutura, a sua dinâmica e o seu contributo para o desenvolvimento e posicionamento do país face ao exterior e propor melhorias tanto para a sua implementação como também para os componentes nele existente. A elaboração do presente estudo foi feita através de pesquisas, revisão bibliográfica de diferentes abordagens teóricas ao tema provenientes de diversos autores e com base na análise das questões ligadas à geopolítica, ao contexto económico, ao ambiente de negócios, aos principais aspetos da economia marítima do país e ao panorama internacional. O diagnóstico socioeconómico apresentado é animador a nível de repercussão na esfera social, mas com aspetos limitadores assentes na receção económica, no aumento da inflação e da taxa de desemprego, derivados da crise mundial e das debilidades endógenas da economia cabo-verdiana. Para além dessas fragilidades, o diagnóstico apresenta Cabo Verde como um país fortemente dependente dos serviços e em relação ao seu ambiente de negócios o país tem evoluído de forma positiva nas duas últimas décadas. Diante do cenário apresentado no PECMAR, analisou-se Cabo Verde como um país de potencialidades, não só devido à sua posição geoestratégica, mas também devido aos seus últimos ganhos de cariz social e económico. São identificados os pontos “chaves” de alguns componentes da economia marítima de Cabo Verde, detentores de homogeneidade interna, contendo dimensão económica e contribuindo para a capacidade de esforço simbiótico do conjunto. Existem fortes relações de interdependência entre setores e condições propícias a uma urgente dinamização das políticas de aproveitamento dos recursos do mar e de impulsionar as atividades marítimas. Recomenda-se a adoção de estratégias para a melhoria dos setores, a curto e médio prazo, pois são fundamentais e determinantes para o sucesso do Cluster Marítimo de Cabo Verde
- O papel da administração portuária no modelo de “Porto Senhorio” como determinante do desempenho: o caso dos portos de AngolaPublication . Gomes, Josiandro Carlo Pereira; Caldeirinha, Vítor Manuel dos RamosAs transformações que ocorreram durante as últimas décadas nos modelos de gestão portuária a nível mundial determinaram várias alterações em diferentes domínios da organização dos sistemas portuários, das quais se destacam as importantes modificações no modelo e organização das “Administrações Portuárias – AP´s” que, por sinal, justificaram uma ampla reflexão a nível internacional. Neste âmbito, também em Angola se tem vindo a observar um vasto conjunto de alterações, cuja mola propulsora não deixa de ser o quadro legislativo aplicável ao setor portuário, na qual se aponta claramente para o modelo de gestão de “Porto Senhorio”, fator que justifica a adoção de medidas de ajustamento na organização e competências das “Administrações Portuárias – AP´s” como entidades responsáveis pela gestão de cada um dos portos. O presente trabalho de projeto faz uma abordagem ao papel da “Administração Portuária – AP” e a sua organização no modelo de gestão portuária denominado por “Porto Senhorio”, tendo como objetivo principal compreender em que medida os diferentes modelos de gestão podem determinar melhorias ou mesmo o sucesso dos portos no seu papel de pólos de desenvolvimento, no atual contexto da realidade de Angola. Este constitui o desafio e a assumida preocupação como um contributo prestado nesta área do saber.
- Principais políticas e modelos de governo no sector portuárioPublication . Silva, Ana Maria Palinhos da; Martins, Eduardo SilvaA governação dos portos europeus caracteriza-se por uma multiplicidade de organizações aos mais variados níveis. O presente trabalho propõe-se fazer uma descrição dos sistemas portuários de alguns países da Europa e fora da Europa e analisar a interação entre os processos de mudança dos sistemas portuários e modelos de governação, em particular, em Espanha e Portugal. Analisa-se a organização do modelo de gestão em função da propriedade e titularidade da gestão e dos activos com referência ao estatuto do trabalho portuário. Intencionalmente, a governação do sector portuário foi analisada numa perspectiva jurídica e institucional - o foco sobre a nova gestão pública – no contexto de um dever-ser que não se reduz à maximização da eficiência e da eficácia mas apreciando-se a questão económica à luz das vinculações jurídico-políticas. Face à exigência crescente de desburocratização e eficácia na gestão portuária, a governação dos portos tem assentado na adopção gradual do modelo portuário de landlord, caracterizado por uma infra-estrutura pública e uma super-estrutura privada. Os serviços portuários foram sendo gradualmente transferidos para operadores privados através de contratos de concessão. Os setores portuários portugueses foram analisados em termos de política regulatória, modelo de governação, configuração institucional e escala e tipo de operações. Em termos nacionais, os cinco maiores portos portugueses, Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines são geridos por Autoridades Portuárias independentes, constituídas como sociedades anónimas em que as acções são, na íntegra, propriedade do Estado.
- Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)Publication . Santos, Susana Patrícia Barroco do; Veiga, Marlene del Rocio Calderón Leça daA Convenção do Trabalho Marítima (Maritime Labour Convention (MLC 2006)) nasceu da cooperação e do consenso entre os governos, os armadores e os marítimos. A MLC tem como principal objetivo estabelecer as responsabilidades dos governos e dos armadores para com os seus marítimos. Tendo em consideração que o sucesso da implementação da MLC depende de vários protagonistas e também de organizações internacionais, em especial a IMO e a ILO, é essencial compreender a eficácia das medidas que estão a ser realizadas, pelos diversos protagonistas, para que a MLC 2006 possa cumprir o seu verdadeiro propósito de melhorar as condições de trabalho a bordo dos navios. Este trabalho de projeto pretende analisar as normas que estão a ser executadas por diversos organismos e, noutra vertente, dinamizar um critério que permita avaliar o efeito da Convenção, assim como conceber estratégias/recomendações sobre potenciais aspetos que deverão ser considerados numa futura revisão. A análise das entrevistas e questionários revela que existem várias premissas que não são devidamente implementadas e de algumas melhorias que já podem ser apontadas. O ainda frequente descuido nos salários, alimentação, segurança, higiene, saúde e as fiscalizações irregulares lesam a importância da MLC perante os Marítimos.
- Acessibilidades Rodoferroviárias ao porto de Luanda. Acessibilidades aos portos: estudo sobre problemas de congestionamentoPublication . Alberto, Rodrigues; Sousa, João Figueira deA literatura especializada confirma hoje que os portos modernos não podem desenvolver-se e funcionar eficazmente se não possuírem francas acessibilidades que garantam um rápido escoamento das mercadorias que neles transitam. Tendo em conta os graves problemas de acessos marítimos, rodoferroviários ao porto de Luanda, pretende-se com este projeto efetuar uma reflexão sobre o tema, identificar os problemas e procurar evidenciar caminhos de solução. Para o efeito, pretende-se fazer uma revisão de literatura sobre a temática, fazer um levantamento da situação atual e das alterações e soluções recentemente adotadas naquele porto. Em síntese, pretende-se obter resultados que possam definir caminhos viáveis para a solução dos problemas associados às acessibilidades e ao congestionamento que atualmente dificultam o escoamento de mercadoria do porto de Luanda, na ligação ao seu hinterland.
- Transporte de contentores por navegação costeira nacional em Portugal em complemento do comboioPublication . Sampaio, Marta Santana; Martins, Eduardo SilvaAs preocupações pela otimização do sistema de transportes têm suscitado alterações na utilização dos diferentes modos, no sentido de promover a utilização preferencial dos transportes com custos mais baixos, menos consumidores de energia e menos poluentes, e com mais baixas pressões em termos de uso do território. Nesse contexto, tem-se observado o sucesso em alguns países do Note da Europa da tendência para o uso crescente do transporte de contentores por via marítima de curta distancia, nomeadamente em serviços de cabotagem entre portos de um país, abrangendo ou não ligações a zonas interiores, com o claro objetivo de reduzir a utilização do modo rodoviário em zonas de grande intensidade de tráfego. O presente trabalho de projeto tem como tema de fundo o “transporte de contentores por via marítima em Portugal em alternativa ao camião e ao comboio”, desde o porto de Sines até vários portos da costa portuguesa, tendo em vista melhorar as condições de escoamento dos contentores movimentados naquele porto. Pretende-se, assim, demonstrar a viabilidade da implementação de uma alternativa que não tem sido utilizada recentemente em Portugal, mas que no passado teve uma importância significativa na circulação das mercadorias entre diferentes regiões costeiras, através de vários portos. Tal opção de transporte permitiria encontrar soluções alternativas para a movimentação de contentores no território nacional, face ao aumento de atividade que se tem registado no Porto de Sines, quer nas importações, quer nas exportações. O interesse pela temática foi igualmente potenciado pelo facto desta implementação de transporte por navegação costeira implicar investimentos muito reduzidos, aumentar a competitividade dos portos através da competitividade entre os vários operadores modais que asseguram a circulação dos contentores de e para Sines. Teve-se ainda em conta a perspetiva de melhorar as alternativas no escoamento de contentores para toda a costa portuguesa através de um transporte mais amigo do ambiente e com maior capacidade de carga, assim como garantir a sustentabilidade financeira das empresas.
- A valorização e qualificação do trabalhador portuário como factor do desenvolvimento e do aumento de produtividades portuáriasPublication . Caliqui, Lote Chiquemba Domingos; Martins, Eduardo SilvaHoje, a produção é uma das principais directrizes nas organizações. Quanto a teoria de valorização dos colaboradores traz o aumento da produtividade como um dos principais resultados dos investimentos realizados na formação do trabalhador. Pelo que, mostrase a evolução da valorização pessoal e o seu impacto na produtividade de uma organização. Este trabalho aborda os métodos de formação, treino e desenvolvimento aplicado no processo de capacitação dos trabalhadores bem como as influências do treino no uso dos Equipamentos de Protecção Individual – EPIs, Para constatar este processo, o estudo foi realizado através de observações junto de dois terminais do Porto de Luanda, e a colecta de dados foi feita através da abordagem in loco e pela realização de entrevista estruturada e questionário, envolvendo neste processo trabalhadores seniores de cais dos terminais Multiusos e Polivalente. A modernização dos portos, dentro do contexto da globalização, requer um trabalhador portuário capaz de exercer os diversos trabalhos exigidos dentro da estrutura portuária. Assim, com a aplicação da lei das concessões portuárias em Angola (Porto de Luanda) foram concessionados os terminais, pelo que verificou-se nos idos anos (2005-2010) que os terminais concessionados inseriram novas tecnologias e métodos no contexto portuário, isto é, quando as operações dos terminais passaram do controle do Estado para as operadoras. Neste contexto, foram instalados novos equipamentos principalmente na movimentação dos contentores para uma maior produtividade, o que necessariamente obrigou a um processo de treino do trabalhador portuário. Dentro deste quadro, a formação em todas as vertentes e o desenvolvimento para o trabalhador portuário é imprescindível, pelo que tanto os métodos de treino como os métodos da segurança no trabalho devem ser constantemente actualizados consoante as mudanças que possam ocorrer nas instalações portuárias.