Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

“Escola do Mar dos Açores”. Perceção das necessidades de formação no setor portuário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
João Fernando Brum de Azevedo e Castro.pdf2.64 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho visa contribuir para o conhecimento das necessidades de formação no setor portuário considerando a realidade portuguesa. Parte de uma análise, em que se salienta a importância do Mar para o desenvolvimento social e económico de Portugal, contextualizando a importância do Ensino e da Formação enquanto alimentadores e transversais às diferentes componentes integrantes de um Hypercluster do Mar. Contextualiza a realidade do setor portuário e da formação no mesmo. Avança para a proposta de questionário bem como de uma metodologia para a sua aplicação, dirigido sobretudo a administradores portuários, visando perceber como se desenvolve a formação neste setor bem como quais são as necessidades de formação percecionadas pelos inquiridos. Apresenta a Escola do Mar dos Açores, enquanto instrumento estratégico para o Ensino e Formação, em especial para a Região Autónoma dos Açores, no sentido de corresponder às necessidades de formação profissional associadas ao Mar dos Açores. Parte da análise e discussão dos resultados obtidos para a concretização de propostas de formação para o setor portuário considerando, quer a área operacional, quer a área da gestão, suportadas na perceção de necessidades de formação detetadas. Os resultados obtidos apontam para que a cada realidade portuária estejam associadas necessidades específicas de formação a considerar, realçando a importância de que o presente estudo possa ser alvo de abordagens complementares visando a implementação de um programa de formação, que corresponda às reais necessidades do setor.

Description

Keywords

Gestão portuária Portos Setor portuário Formação portuária Trabalho portuário Trabalhador portuário

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License