Browsing by Issue Date, starting with "2015-09-24"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Assessing transmissibility of HIV-1 drug resistance mutations from treated and from drug-naive individualsPublication . Winand, Raf; Theys, Kristof; Eusébio, Mónica; Aerts, Jan; Camacho, Ricardo J.; Gomes, Perpétua; Suchard, Marc A.; Vandamme, Anne-Mieke; Abecasis, Ana B.; on behalf of the Portuguese HIV-1 Resistance Study GroupOBJECTIVES: Surveillance drug resistance mutations (SDRMs) in drug-naive patients are typically used to survey HIV-1-transmitted drug resistance (TDR). We test here how SDRMs in patients failing treatment, the original source of TDR, contribute to assessing TDR, transmissibility and transmission source of SDRMs. DESIGN: This is a retrospective observational study analyzing a Portuguese cohort of HIV-1-infected patients. METHODS: The prevalence of SDRMs to protease inhibitors, nucleoside reverse transcriptase inhibitors (NRTIs) and nonnucleoside reverse transcriptase inhibitors (NNRTIs) in drug-naive and treatment-failing patients was measured for 3554 HIV-1 subtype B patients. Transmission ratio (prevalence in drug-naive/prevalence in treatment-failing patients), average viral load and robust linear regression with outlier detection (prevalence in drug-naive versus in treatment-failing patients) were analyzed and used to interpret transmissibility. RESULTS: Prevalence of SDRMs in drug-naive and treatment-failing patients were linearly correlated, but some SDRMs were classified as outliers - above (PRO: D30N, N88D/S, L90 M, RT: G190A/S/E) or below (RT: M184I/V) expectations. The normalized regression slope was 0.073 for protease inhibitors, 0.084 for NRTIs and 0.116 for NNRTIs. Differences between SDRMs transmission ratios were not associated with differences in viral loads. CONCLUSION: The significant linear correlation between prevalence of SDRMs in drug-naive and in treatment-failing patients indicates that the prevalence in treatment-failing patients can be useful to predict levels of TDR. The slope is a cohort-dependent estimate of rate of TDR per drug class and outlier detection reveals comparative persistence of SDRMs. Outlier SDRMs with higher transmissibility are more persistent and more likely to have been acquired from drug-naive patients. Those with lower transmissibility have faster reversion dynamics after transmission and are associated with acquisition from treatment-failing patients.
- Transporte de contentores por navegação costeira nacional em Portugal em complemento do comboioPublication . Sampaio, Marta Santana; Martins, Eduardo SilvaAs preocupações pela otimização do sistema de transportes têm suscitado alterações na utilização dos diferentes modos, no sentido de promover a utilização preferencial dos transportes com custos mais baixos, menos consumidores de energia e menos poluentes, e com mais baixas pressões em termos de uso do território. Nesse contexto, tem-se observado o sucesso em alguns países do Note da Europa da tendência para o uso crescente do transporte de contentores por via marítima de curta distancia, nomeadamente em serviços de cabotagem entre portos de um país, abrangendo ou não ligações a zonas interiores, com o claro objetivo de reduzir a utilização do modo rodoviário em zonas de grande intensidade de tráfego. O presente trabalho de projeto tem como tema de fundo o “transporte de contentores por via marítima em Portugal em alternativa ao camião e ao comboio”, desde o porto de Sines até vários portos da costa portuguesa, tendo em vista melhorar as condições de escoamento dos contentores movimentados naquele porto. Pretende-se, assim, demonstrar a viabilidade da implementação de uma alternativa que não tem sido utilizada recentemente em Portugal, mas que no passado teve uma importância significativa na circulação das mercadorias entre diferentes regiões costeiras, através de vários portos. Tal opção de transporte permitiria encontrar soluções alternativas para a movimentação de contentores no território nacional, face ao aumento de atividade que se tem registado no Porto de Sines, quer nas importações, quer nas exportações. O interesse pela temática foi igualmente potenciado pelo facto desta implementação de transporte por navegação costeira implicar investimentos muito reduzidos, aumentar a competitividade dos portos através da competitividade entre os vários operadores modais que asseguram a circulação dos contentores de e para Sines. Teve-se ainda em conta a perspetiva de melhorar as alternativas no escoamento de contentores para toda a costa portuguesa através de um transporte mais amigo do ambiente e com maior capacidade de carga, assim como garantir a sustentabilidade financeira das empresas.
- Formação pessoal e social criançaPublication . Monteiro, Inês; Barone, AntónioA área da formação pessoal e social das crianças é bastante relevante em todo o processo de ensino-aprendizagem, pois tem como objetivos criar condições para que as crianças cresçam num ambiente adequado às suas necessidades, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem significativos de cariz pessoal e social, por forma a desenvolver um espirito cooperativo, de partilha, para que cresçam como cidadãos capazes de enfrentar qualquer desafio imposto pela sociedade envolvente. O modo de trabalhar a área pessoal e social das crianças é, em primeiro lugar, ter em consideração a formação do professor, que vai ao encontro da pedagogia de autonomia, de Paulo Freire e da pedagogia da participação, apresentada por João Formosinho. A metodologia de trabalho de projeto é uma estratégia adequada que contribui para um caminho motivador e coerente das crianças, vincando os seus valores e princípios morais. Através da prática pedagógica tive a possibilidade de observar e entender o modo como a componente do currículo do 1.º ciclo (formação pessoal e social) é abordada. O diálogo e a afetividade que o professor estabelece com cada criança desempenham um papel fundamental para o seu desenvolvimento nas suas relações sociais. Neste sentido, uma boa relação professor-aluno torna-os certamente mais seguros, interessados e confiantes. A componente da relação escola-família é também um ponto a favor na formação pessoal e social da criança.
- Qual a perspetiva das crianças sobre o conceito de família?Publication . Gonçalves, Cátia; Vale, PauloO presente relatório foi realizado no âmbito da prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Este relatório resulta de um estudo que teve como base a minha intervenção com as crianças, sujeitos desta investigação e que procurou saber qual a perspetiva que as crianças têm sobre o conceito de família. Assim, os objetivos deste estudo passam por perceber se a tipologia familiar, as caraterísticas da criança, entre outros fatores influenciam o conceito de família por elas construído, tendo como base para análise das entrevistas e dos desenhos sobre a família, realizados por cada criança. Com estes dois instrumentos, pretendo responder às questões: “Qual o conceito de família construído pelas crianças?” e “Quais os fatores que influenciam o conceito de família nas crianças do Pré-Escolar?”. Para a realização deste estudo, foi utilizada uma metodologia do tipo qualitativa exploratória, que me permite desenvolver conjeturas, estabelecer uma relação afetiva com as crianças e modificar ou clarificar conceitos acerca do tema a explorar.
- A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEBPublication . Pinto, Marisa; Moreira, CecíliaA heterogeneidade numa turma é uma realidade. Um professor, que não ignore este facto, tem o desafio de responder, pedagogicamente, às diferenças entre os alunos. Deste modo, este relatório tem como principal objetivo compreender a intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, foram formuladas as seguintes questões de investigação para o entendimento de uma intervenção com base na diferença: 1- Porquê diferenciar? 2 - Que fatores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 3 - Que tipos de atividades despertam mais adesão nos alunos? 4 - Quais os tipos de aprendizagem dos alunos? 5 - Como planificam os professores as atividades letivas tendo por perspetiva a diferença? O contexto educativo para este estudo centra-se numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), reflexões semanais, planificações e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e adequada às dificuldades, tipos de aprendizagem, interesse e recetividade dos alunos. As reflexões das mesmas tornam percetível o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem, pensadas para eles. Refletir é um meio facilitador para a melhoria das práticas pedagógicas de um docente.
- O papel das interações e da comunicação do desenvolvimento da aprendizagem da matemáticaPublication . Quintans, Ana; Rodrigues, Maria
- O papel da administração marítima nacional e as responsabilidades dos portos no âmbito da segurança marítimaPublication . Afonso, Ana Luisa Gouveia; Afonso, Ana Luísa GouveiaConstituído no novo desígnio nacional, o mar assume actualmente um papel de destaque na agenda nacional. Falar-se em mar, é falar-se em transporte marítimo e nas actividades relacionadas com o mesmo. No entanto, é necessário garantir que a utilização do mar, mesmo que meramente para efeitos económicos, é efectuada de forma a garantir a sua sustentabilidade futura e a sua preservação. Por isto, há que afiançar um equilíbrio entre a utilização deste mar e a sua exploração, sempre numa base cost effective. O garante para esse efeito é a segurança marítima, onde se enquadram as questões relativas à prevenção e acção no contexto do navio, vida humana e preservação do meio marinho. Neste contexto, o papel da Administração Marítima é de extrema importância, pois é quem deverá garantir o enforcement das disposições internacionais respeitantes à segurança marítima. Atendendo ao panorama nacional, assiste-se actualmente a uma dispersão das competências em matérias de Administração marítima, por diversas entidades. Mas de que forma se articulam aquelas entre si? Estarão as suas atribuições claramente definidas, por forma a evitar sobreposição e até mesmo ineficiência? Terão sido estipuladas zonas de fronteira entre elas para eliminar as chamadas gray areas de actuação ambígua, que podem causar constrangimentos aos serviços? Neste âmbito, apresenta-se uma análise à evolução da Administração Marítima nacional com especial enfoque na reorganização dos serviços, com a consequente extinção do IPTM e nova organização funcional, que possa servir como contributo em matéria de segurança marítima
- O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por criançasPublication . Henriques, Patrícia; Gerardo, MariaA sociedade em que estamos inseridos tem sofrido as mais diversas transformações colocando novos desafios aos cidadãos a nível da sua participação responsável na tomada de decisões e na resolução de problemas que nos afetam a todos. Assim, erguem-se novos desafios também nas escolas que têm o dever de criar oportunidades para que as crianças sejam envolvidas em tomadas de decisões, participando de forma ativa na construção dos seus próprios conhecimentos. Com efeito, o objeto de estudo deste Relatório Final teve como ponto de partida a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu numa instituição de regime privado, na área da grande Lisboa, e de onde proveio o meu interesse e curiosidade em relação ao seu modelo pedagógico “Ensinar é Investigar”, mais concretamente, a um dos principais instrumentos deste modelo, o Metodologia de Trabalho de Projeto. Para poder desenvolver este estudo tive um tempo de observação que me levou à abordagem deste tema podendo observar como o mesmo influencia o ambiente educativo e a dinâmica de sala de aula, e um período em que tive oportunidade de implementar um projeto com os alunos e evidenciar as vantagens de uma aprendizagem ativa. Com o resultado deste estudo posso concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e social das crianças. As crianças são envolvidas na construção do seu próprio conhecimento através de uma participação ativa, o que leva a uma maior motivação e interesse das mesmas pelas suas aprendizagens, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades, atitudes e valores essenciais para a vida numa sociedade democrática.
- O uso de livros na educação de infânciaPublication . Saraiva, Maria; Gomes, ElisabeteEste relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, como uma forma de relacionar o trabalho realizado na prática pedagógica e o uso de livros na Educação de Infância. Num ambiente onde predominavam os livros de fichas, a biblioteca da sala não era um espaço significativo para as crianças e a educadora não contava histórias, procurou-se arranjar estratégias que invertessem a situação durante o período da prática pedagógica, através da realização de atividades que potenciassem o contacto com os livros de histórias e que permitissem que o contar de histórias nos guiasse para momentos de aprendizagem prática e lúdica. Para a recolha de informação foi feita uma investigação de carácter qualitativo, recolhendo dados através da observação direta, da análise documental e de uma entrevista com um especialista em Literatura Infantil. Através da análise feita, é possível afirmar que durante a prática pedagógica se inverteu de forma moderada o uso do livro de fichas e que as atividades realizadas permitiram que as crianças interiorizassem conceitos e os utilizassem de forma prática.
- Measurement of transverse energy-energy correlations in multi-jet events in $pp$ collisions at $\sqrt{s} = 7$ TeV using the ATLAS detector and determination of the strong coupling constant $\alpha_{\mathrm{s}}(m_Z)$Publication . ATLAS collaboration (2857 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutHigh transverse momentum jets produced in pp collisions at a centre of mass energy of 7 TeV are used to measure the transverse energy–energy correlation function and its associated azimuthal asymmetry. The data were recorded with the ATLAS detector at the LHC in the year 2011 and correspond to an integrated luminosity of 158 pb −1 . The selection criteria demand the average transverse momentum of the two leading jets in an event to be larger than 250 GeV. The data at detector level are well described by Monte Carlo event generators. They are unfolded to the particle level and compared with theoretical calculations at next-to-leading-order accuracy. The agreement between data and theory is good and provides a precision test of perturbative Quantum Chromodynamics at large momentum transfers. From this comparison, the strong coupling constant given at the Z boson mass is determined to be αs(mZ)=0.1173±0.0010 (exp.) −0.0026+0.0065 (theo.) .