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Abstract(s)
A sociedade em que estamos inseridos tem sofrido as mais diversas transformações
colocando novos desafios aos cidadãos a nível da sua participação responsável na tomada de
decisões e na resolução de problemas que nos afetam a todos. Assim, erguem-se novos
desafios também nas escolas que têm o dever de criar oportunidades para que as crianças
sejam envolvidas em tomadas de decisões, participando de forma ativa na construção dos
seus próprios conhecimentos.
Com efeito, o objeto de estudo deste Relatório Final teve como ponto de partida a
Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu numa instituição de regime privado, na
área da grande Lisboa, e de onde proveio o meu interesse e curiosidade em relação ao seu
modelo pedagógico “Ensinar é Investigar”, mais concretamente, a um dos principais
instrumentos deste modelo, o Metodologia de Trabalho de Projeto.
Para poder desenvolver este estudo tive um tempo de observação que me levou à
abordagem deste tema podendo observar como o mesmo influencia o ambiente educativo e a
dinâmica de sala de aula, e um período em que tive oportunidade de implementar um projeto
com os alunos e evidenciar as vantagens de uma aprendizagem ativa.
Com o resultado deste estudo posso concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma
estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e social das crianças. As crianças são
envolvidas na construção do seu próprio conhecimento através de uma participação ativa, o
que leva a uma maior motivação e interesse das mesmas pelas suas aprendizagens, ao mesmo
tempo que desenvolve as suas capacidades, atitudes e valores essenciais para a vida numa
sociedade democrática.
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Keywords
Ensino Básico Trabalho de projeto Aprendizagem Ativa Participação Motivação