Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As preocupações pela otimização do sistema de transportes têm suscitado alterações na
utilização dos diferentes modos, no sentido de promover a utilização preferencial dos
transportes com custos mais baixos, menos consumidores de energia e menos poluentes,
e com mais baixas pressões em termos de uso do território.
Nesse contexto, tem-se observado o sucesso em alguns países do Note da Europa da
tendência para o uso crescente do transporte de contentores por via marítima de curta
distancia, nomeadamente em serviços de cabotagem entre portos de um país,
abrangendo ou não ligações a zonas interiores, com o claro objetivo de reduzir a
utilização do modo rodoviário em zonas de grande intensidade de tráfego.
O presente trabalho de projeto tem como tema de fundo o “transporte de contentores por
via marítima em Portugal em alternativa ao camião e ao comboio”, desde o porto de
Sines até vários portos da costa portuguesa, tendo em vista melhorar as condições de
escoamento dos contentores movimentados naquele porto.
Pretende-se, assim, demonstrar a viabilidade da implementação de uma alternativa que
não tem sido utilizada recentemente em Portugal, mas que no passado teve uma
importância significativa na circulação das mercadorias entre diferentes regiões
costeiras, através de vários portos.
Tal opção de transporte permitiria encontrar soluções alternativas para a movimentação
de contentores no território nacional, face ao aumento de atividade que se tem registado
no Porto de Sines, quer nas importações, quer nas exportações.
O interesse pela temática foi igualmente potenciado pelo facto desta implementação de
transporte por navegação costeira implicar investimentos muito reduzidos, aumentar a
competitividade dos portos através da competitividade entre os vários operadores
modais que asseguram a circulação dos contentores de e para Sines.
Teve-se ainda em conta a perspetiva de melhorar as alternativas no escoamento de
contentores para toda a costa portuguesa através de um transporte mais amigo do
ambiente e com maior capacidade de carga, assim como garantir a sustentabilidade
financeira das empresas.
Description
Keywords
Contentores Navegação costeira nacional Hinterland Porto de Sines Cabotagem Modo ferroviário.