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Authors
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Abstract(s)
A heterogeneidade numa turma é uma realidade. Um professor, que não ignore este facto,
tem o desafio de responder, pedagogicamente, às diferenças entre os alunos.
Deste modo, este relatório tem como principal objetivo compreender a intervenção
pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Assim, foram formuladas as seguintes questões de investigação para o entendimento de uma
intervenção com base na diferença: 1- Porquê diferenciar? 2 - Que fatores e dificuldades
condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 3 - Que tipos de atividades
despertam mais adesão nos alunos? 4 - Quais os tipos de aprendizagem dos alunos? 5 -
Como planificam os professores as atividades letivas tendo por perspetiva a diferença?
O contexto educativo para este estudo centra-se numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino
básico. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base na análise de dados
recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), reflexões semanais,
planificações e atividades realizadas pelos alunos.
As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e
adequada às dificuldades, tipos de aprendizagem, interesse e recetividade dos alunos. As
reflexões das mesmas tornam percetível o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem,
pensadas para eles. Refletir é um meio facilitador para a melhoria das práticas pedagógicas
de um docente.
Description
Keywords
Ensino Básico;Ensino Aprendizagem Diferenciação e estratégias