Publication
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Moreira, Cecília | |
dc.contributor.author | Pinto, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T09:58:52Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T09:58:52Z | |
dc.date.issued | 2015-09-24 | |
dc.description.abstract | A heterogeneidade numa turma é uma realidade. Um professor, que não ignore este facto, tem o desafio de responder, pedagogicamente, às diferenças entre os alunos. Deste modo, este relatório tem como principal objetivo compreender a intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, foram formuladas as seguintes questões de investigação para o entendimento de uma intervenção com base na diferença: 1- Porquê diferenciar? 2 - Que fatores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 3 - Que tipos de atividades despertam mais adesão nos alunos? 4 - Quais os tipos de aprendizagem dos alunos? 5 - Como planificam os professores as atividades letivas tendo por perspetiva a diferença? O contexto educativo para este estudo centra-se numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), reflexões semanais, planificações e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e adequada às dificuldades, tipos de aprendizagem, interesse e recetividade dos alunos. As reflexões das mesmas tornam percetível o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem, pensadas para eles. Refletir é um meio facilitador para a melhoria das práticas pedagógicas de um docente. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201068320 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12831 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico;Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação e estratégias | pt_PT |
dc.title | A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |