Repository logo
 
Publication

A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Cecília
dc.contributor.authorPinto, Marisa
dc.date.accessioned2016-04-04T09:58:52Z
dc.date.available2016-04-04T09:58:52Z
dc.date.issued2015-09-24
dc.description.abstractA heterogeneidade numa turma é uma realidade. Um professor, que não ignore este facto, tem o desafio de responder, pedagogicamente, às diferenças entre os alunos. Deste modo, este relatório tem como principal objetivo compreender a intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, foram formuladas as seguintes questões de investigação para o entendimento de uma intervenção com base na diferença: 1- Porquê diferenciar? 2 - Que fatores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 3 - Que tipos de atividades despertam mais adesão nos alunos? 4 - Quais os tipos de aprendizagem dos alunos? 5 - Como planificam os professores as atividades letivas tendo por perspetiva a diferença? O contexto educativo para este estudo centra-se numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), reflexões semanais, planificações e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e adequada às dificuldades, tipos de aprendizagem, interesse e recetividade dos alunos. As reflexões das mesmas tornam percetível o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem, pensadas para eles. Refletir é um meio facilitador para a melhoria das práticas pedagógicas de um docente.pt_PT
dc.identifier.tid201068320pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12831
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básico;Ensinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectDiferenciação e estratégiaspt_PT
dc.titleA intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PINTO Marisa 2015.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: