ENIDH - Mestrado em Gestão Portuária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ENIDH - Mestrado em Gestão Portuária by Title
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidades Rodoferroviárias ao porto de Luanda. Acessibilidades aos portos: estudo sobre problemas de congestionamentoPublication . Alberto, Rodrigues; Sousa, João Figueira deA literatura especializada confirma hoje que os portos modernos não podem desenvolver-se e funcionar eficazmente se não possuírem francas acessibilidades que garantam um rápido escoamento das mercadorias que neles transitam. Tendo em conta os graves problemas de acessos marítimos, rodoferroviários ao porto de Luanda, pretende-se com este projeto efetuar uma reflexão sobre o tema, identificar os problemas e procurar evidenciar caminhos de solução. Para o efeito, pretende-se fazer uma revisão de literatura sobre a temática, fazer um levantamento da situação atual e das alterações e soluções recentemente adotadas naquele porto. Em síntese, pretende-se obter resultados que possam definir caminhos viáveis para a solução dos problemas associados às acessibilidades e ao congestionamento que atualmente dificultam o escoamento de mercadoria do porto de Luanda, na ligação ao seu hinterland.
- Actividade de cruzeiros no contexto da gestão portuária e sua importância para o porto e para a economiaPublication . Filipe, João Pedro Toste de Carvalho; Martins, Eduardo SilvaO presente relatório de estágio tem como objectivo analisar o segmento da actividade dos navios de cruzeiro em Portugal e noutros contextos internacionais. Este trabalho insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Gestão Portuária, administrado na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, figurando como projecto final do referido ciclo de estudos, contando com a colaboração da APL – Administração do Porto de Lisboa. Em primeira instância procurar-se-á abordar as questões organizacionais e económicas decorrentes da actividade no Porto de Lisboa e em paralelo, realizar um exercício de benchmarking, enunciando o Porto de Barcelona nesta dissertação. Por último, desenvolver-se-á ainda um estudo sobre as condições para implementação de um novo terminal de cruzeiros em contexto nacional.
- Actividade de um terminal especializado de contentores.Caso de Estudo: Terminal XXI - Porto de Sines, com a hipotética perspectiva de aplicação do Modelo de Gestão das Operações a um porto AngolanoPublication . José, Domingos Romualdo; Duarte, Orlando MotaO presente trabalho é a descrição baseada nas observações e práticas no terreno de toda a actividade praticada num terminal especializado de contentores, durante o período de estágio em duas grandes empresas de cariz global ligadas ao sector marítimo e portuário. Procurou-se fazer uma abordagem tendo como principais referências os aspectos chave ligados à actividade em si, principalmente a nível da organização e gestão operacional, e à prática das mesmas. Por outro lado, procurou-se estudar de uma forma resumida, por falta de indicadores mais precisos, à aplicação do modelo de gestão organizacional e operacional a um terminal portuário similar Angolano, pelo que constatou-se, que tal seria possível a um porto de águas profundas que ajudasse à revolucionar todo o sistema portuário a nível nacional, devido a alguns constrangimentos ainda presentes actualmente no mesmo sistema portuário. Contudo, deixou-se este último aspecto como sugestão para futuros trabalhos a desenvolver. Por fim, apresenta-se em anexo um breve relatório das actividades laborais praticadas durante o período de estágios nas duas empresas.
- Alargamento do Canal do Panamá: Impacto e Mudança de Paradigma no Transporte de Mercadorias para os Estados Unidos da AméricaPublication . Pereira, Pedro Alexandre Homem de Gouveia da Silveira; Gonçalves, Fernando CruzA expansão do Canal do Panamá vai aumentar o volume de comércio da rota da Ásia para os Estados Unidos da América (USA), bem como a concorrência entre todos os seus portos, criando impactos económicos em diversas áreas. Os portos da costa Este dos USA serão os que irão empreender mais investimento na requalificação portuária, para se adaptarem a receber navios de maiores dimensões tipo Post-Panamax com capacidade de 13.000TEU (Twenty Foot Equivalent Unit), em vez dos Panamax cuja capacidade de carga vai até 5.000TEU. A expansão do Canal do Panamá permitirá viagens mais rápidas visto o tempo de travessia no Canal ser mais curto, possibilitando a eliminação de paragem nos portos da Costa Oeste, através da travessia direta pelo Canal do Panamá para a Costa Este dos EUA. No entanto, existem rotas alternativas que concorrem com o Canal do Panamá como a rota pelo Canal do Suez, rota do Cabo ou a rota do Ártico. O trabalho faz uma análise comparada da rota do Canal do Suez e a do Canal do Panamá.
- Análise e caracterização da informação trocada no sistema SafeSeaNet Nacional e identificação de processos de deteção de inconsistênciasPublication . Faneca, Ana Vasconcelos Machado; Simões, AbelAlguns acidentes marítimos, e as consequências nefastas sobre os Estados ribeirinhos das águas onde esses navios navegavam, alertaram para a necessidade imperiosa de conhecer e acompanhar os navios a navegar nas águas Europeias. Na sequência do acidente com o navio “ERIKA” foi desenvolvida na UE diversa regulamentação adicional com o objetivo de prevenir e responder a potenciais acidentes similares. Para esse efeito a Diretiva 2002/59/CE da União Europeia (UE) instituiu um sistema de acompanhamento e intercâmbio de informações no âmbito do tráfego de navios que visa reforçar a segurança marítima, a segurança portuária e do transporte marítimo, a proteção do ambiente e prevenção da poluição. Este sistema batizado de SafeSeaNet foi assim desenvolvido pela Comissão em cooperação com os Estados-Membros para garantir a implementação da legislação comunitária, no que respeita ao conhecimento de navios nas águas europeias. Para além das funcionalidades técnicas que permitem a efetiva partilha de informação entre todos os Estado-Membros e seus utilizadores, torna-se necessário garantir que a informação partilhada é consistente e íntegra, pelo que cada Estado Membro deve assegurar o correto desempenho das autoridades e sistemas do seu país. Em Portugal, a Autoridade Competente Nacional para o sistema SafeSeaNet é a Direção Geral de Recursos Naturais e Segurança Marítima (DGRM) que, entre as suas competências, encontra-se a obrigação de auditar a informação disponibilizada e a disponibilizar pelas diversas entidades nacionais competentes, a fim de garantir que as obrigações de notificação e informação são efetivamente cumpridas. Assim, neste trabalho procede-se a uma análise e caracterização da informação trocada no sistema SafeSeaNet Nacional, e identificam-se alguns processos de deteção de inconsistências para uma implementação futura de mecanismos de auditoria no sistema nacional.
- Análise operacional e administrativa de um porto com terminal petrolífero e perspetiva de aplicação em portos angolanosPublication . Ribeiro, Manuel da Conceição Alexandre; Martins, Eduardo SilvaO presente trabalho traduz o resultado das reflexões teóricas e da observação prática sobre a atividade portuária em terminais especializados de granéis líquidos, no âmbito da formação específica no Curso de Mestrado em Gestão Portuária. O objetivo principal da realização do estágio e da preparação do relatório agora apresentado, prende-se com o interesse em realizar uma reflexão sobre o setor marítimo portuário de Angola, que está atravessando uma fase de grandes alterações, incluindo uma ampla reforma institucional, mas também a concretização de importantes investimentos na construção ou reconstrução de infraestruturas e superestruturas portuárias, bem como uma forte aposta na qualificação e especialização de quadros nacionais envolvidos no setor portuário. A partir desse objetivo, foi considerada a utilidade de efetuar o estudo da realidade dos principais portos de Angola, das suas potencialidades em termos de recursos naturais, mas também avaliar a necessidade de melhorar/desenvolver os sistemas de gestão e de operação portuárias; reflexão a desenvolver em função do reconhecimento da importância e necessidade de modernização dos portos angolanos, assim como dos desafios em termos da qualificação de quadros nacionais, por forma a garantir a sustentabilidade funcional dos sistemas marítimos-portuários do país. A base de observação prática para a concretização deste trabalho foi conseguida através da realização de um estágio curricular nas instalações da APS – Administração do Porto de Sines, S.A., onde foram estudadas as boas práticas de administração, gestão e operação seguidas no porto e, em particular, no seu Terminal de Granéis Líquidos, de modo a obter conhecimentos práticos da realidade observada nas atividades aí desenvolvidas, tendo em vista permitir, num futuro próximo, dar um contributo tecnicamente sustentado para a reconstrução e desenvolvimento do setor marítimo-portuário de Angola. A realização do estágio, em paralelo com o estudo e investigação dos temas de gestão e operação, que lhe estão associados, permitiram a identificação de oportunidades para o desenvolvimento sustentável das atividades comerciais dos portos angolanos, numa perspetiva do seu apoio ao fomento da economia e da sociedade angolana.
- Avaliação da satisfação do cliente do porto de Lisboa, como instrumento dos processos de gestão de serviçosPublication . Antunes, Pedro Miguel Gaspar; Cunha, Maria Elisa Pissarra do AmaralNos terminais de contentores encontram-se actividades com serviços específicos, caracterizados por serem variáveis, efectuados num ambiente de enorme pressão externa e de intensa competição. Face à crise global, os terminais de contentores devem concentrar a sua estratégia na manutenção dos actuais clientes e potenciar novos. Para isso, devem criar condições que visem a satisfação dos seus clientes, indo ao encontro das respectivas necessidades e expectativas, relativamente à qualidade dos serviços prestados. No presente trabalho descreve-se a dinâmica operacional existente em dois terminais de contentores, Terminal de Alcântara e Terminal de Santa Apolónia, e avalia-se a satisfação dos clientes aplicando técnicas da estatística descritiva aos resultados um inquérito desenhado e distribuídos pelos agentes de navegação que, actualmente, procuram os serviços nos terminais em causa. O estudo permitiu concluir que os clientes estão, em termos geral, satisfeitos com a qualidade percepcionada relativamente aos serviços prestado, no entanto, revelam variáveis relativamente às quais os clientes estão insatisfeitos e que deveriam alvo de melhoria por parte dos terminais de modo a fidelizar os clientes.
- Avaliação de desempenho dos portos portugueses e espanhóisPublication . Costa, Lino Miguel Ferreira da; Simões, AbelNum clima de economia global e competitiva, o desempenho de uma empresa no mercado é de fulcral importância na medida que permite determinar se os seus recursos estão a ser corretamente aplicados. E os portos, como elementos das cadeias de fornecimento, não são exceção. O desempenho de um porto na prestação de um serviço de qualidade a um custo aceitável e de uma forma contínua é fundamento para a fidelização dos clientes atuais e captação de novos clientes. Para que o gestor do terminal possa assegurar um alto nível de eficiência, é necessário conhecer o estado atual das operações e, se necessário, aplicar constantes ações corretivas ou de melhoria para que o processo operativo alcance um elevado desempenho. Este projeto tem como principal objetivo avaliar a eficiência dos terminais de contentores e terminais polivalentes que movimentem contentores nos portos de Portugal e Espanha no período de 2004 a 2014, comparando-os mediante um conjunto de variáveis que caracterizam fisicamente os terminais, recorrendo à técnica de Análise Envoltória de Dados. Concluiu-se que apesar de os valores de eficiência técnica refletirem as variações de carga movimentada, metade da amostra apresenta resultados de eficiência acima de 60%, tanto em portos portugueses como espanhóis. Com a análise por janela, verificam-se os efeitos da crise económica e financeira de 2009 sobre os portos, em particular a queda da eficiência em 2009 e 2010 e a recuperação de alguns portos a partir de 2010/2011. Paralelamente foram feitas análises de correlação entre as variáveis de entrada e as variáveis de saída e confirmou-se a forte relação entre o comprimento de cais, a área dos terminais, o número de terminais e o número de equipamentos em cais, resultados que evidenciam o modelo de dimensionamento dos portos para a quantidade de contentores que movimentam.
- Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)Publication . Santos, Susana Patrícia Barroco do; Veiga, Marlene del Rocio Calderón Leça daA Convenção do Trabalho Marítima (Maritime Labour Convention (MLC 2006)) nasceu da cooperação e do consenso entre os governos, os armadores e os marítimos. A MLC tem como principal objetivo estabelecer as responsabilidades dos governos e dos armadores para com os seus marítimos. Tendo em consideração que o sucesso da implementação da MLC depende de vários protagonistas e também de organizações internacionais, em especial a IMO e a ILO, é essencial compreender a eficácia das medidas que estão a ser realizadas, pelos diversos protagonistas, para que a MLC 2006 possa cumprir o seu verdadeiro propósito de melhorar as condições de trabalho a bordo dos navios. Este trabalho de projeto pretende analisar as normas que estão a ser executadas por diversos organismos e, noutra vertente, dinamizar um critério que permita avaliar o efeito da Convenção, assim como conceber estratégias/recomendações sobre potenciais aspetos que deverão ser considerados numa futura revisão. A análise das entrevistas e questionários revela que existem várias premissas que não são devidamente implementadas e de algumas melhorias que já podem ser apontadas. O ainda frequente descuido nos salários, alimentação, segurança, higiene, saúde e as fiscalizações irregulares lesam a importância da MLC perante os Marítimos.
- Desenvolvimento da cabotagem marítima no Brasil e seu impacto na atividade dos portosPublication . Ferreira, Enildo Moreira; Martins, Eduardo SilvaO desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias. Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão sobre o fortalecimento da intermodalidade. A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho, buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação do que se tem feito no Brasil. Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a área produtiva ao porto. Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil.