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- Deterioration of the “Quinta Nova Torres Vedras” wall tile panel – an analytical approachPublication . Triães, Ricardo; Santos, Luis; Coroado, João; Rocha, FernandoWall tile panels were commonly used in recreational open outdoors spaces in 18th Century noble houses I Portugal. The nature of their location and the lack of maintenance of such spaces, which lost their purpose during the 20th century, contributed to their natural deterioration. In order to preserve one such panel and facilitate the conservation treatment, it was removed from its location and transported to the facilities of the Polytechnic Institute of Tomar, Portugal. The interest in studying this particular panel was prompted by the advanced stages of deterioration observed in some tiles, where natural succession of biological colonisation and weathering were registered as some of the main deterioration causes. Furthermore, the advanced deterioration stages indicate that removal was a necessary action, as natural weathering would lead to its destruction. The study involved a thorough analysis of the environmental characteristics of the wall placement, the wall materials themselves, the mortar, the ceramic body and the glaze. The methodologies used involved microscopic and laboratory testing to evaluate the extent of lichen colonisation and its influence in the loss of glaze and posterior deterioration of the ceramic body. Results indicate that natural and environmental characteristics, combined with substrate typology and micro-organisms, contribute to accelerate the deterioration process, though appropriate techniques of preventive conservation can be used in specific panels or broader situations. This study will enable the development of innovative methodological and technical approach to the conservation problem here portrayed.
- É a guerra um 'bom pastor'? Reação crítica a formulações de António Paulo DuartePublication . Fernandes, António Horta
- O impacto das TIC no sucesso educativo de alunos com autismoPublication . Pires, Raquel PinhoCom base na massificação das tecnologias o presente estudo pretende avaliar se as tecnologias da informação e comunicação (TIC), nas suas mais variadas formas, podem ser uma mais-valia no ensino/educação de autistas. O estudo aqui apresentado, não pretende ser apenas mais um, mas antes mostrar o trabalho efetuado até à data e o que pode ainda ser realizado. No sentido de conhecer um pouco melhor os conceitos relacionados com a área do autismo, foi necessário recorrer a pesquisas na Internet, à leitura de livros e a reuniões com pessoas ligadas a essa área, tornando possível uma maior aquisição de saberes e uma nova visão sobre a temática. Para tal, elaborou-se ainda um questionário que foi distribuído por docentes de diferentes níveis de ensino, de modo a recolher opiniões e conhecer algumas das suas experiências relacionadas com a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem, não só no campo das necessidades educativas especiais (NEE), mas mais especificamente com a criança autista. Os resultados deste estudo revelam que o sucesso educativo do aluno autista será mais favorecido se recorrer frequentemente às TIC, ainda que para isso estas experiências tenham que ser devidamente adaptadas, acompanhadas e adequadas às necessidades específicas de cada aluno. Note-se ainda que ao reunir e estudar toda a informação à frente apresentada, torna-se possível traçar também o perfil atual das escolas portuguesas, nomeadamente, quanto aos recursos tecnológicos existentes, bem como o conhecimento dos professores, no que toca à temática autismo/TIC.
- As atividades de enriquecimento curricular como fator de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais:o caso da Escola Básica Integrada da Torreira vs Escola Básica do Monte/UEEA (unidade de ensino estruturado para educação de alunos com perturbações do espectro do autismo)Publication . Silva, Adelaide Cristina Amaral daCom o presente trabalho de investigação, pretende-se aprofundar o conhecimento relativo à integração/inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs), especificamente na EBI./J.I da Torreira vs Escola Básica do Monte/UEEA (unidade de ensino estruturado para educação de alunos com perturbações do espectro de autismo). Cabe a todos os que trabalham com pessoas com Necessidades Educativas Especiais a promoção de práticas educativas que visem a igualdade/equidade de oportunidades, mediante o recurso a estratégias adequadas e diversificadas que contemplem a otimização das potencialidades máximas destas crianças, com vista a proporcionar-lhes o maior bem estar e qualidade de vida possíveis. O atendimento a estas crianças num contexto inclusivo é o cerne deste trabalho de investigação e tem como objetivo analisar o conhecimento, práticas e perceções dos agentes educativos relativamente às Atividades de Enriquecimento Curricular. Para melhor compreendermos a problemática da inclusão educativa destes alunos nestas escolas, importa conhecer as atitudes evidenciadas pelos intervenientes no seu processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se em que medida a predisposição para a aceitação dos mesmos nas AECs e a sua motivação influenciam as atitudes dos sujeitos. Participaram neste estudo 19 agentes educativos através do preenchimento de um inquérito por questionário, sendo que estes professores lecionam atividades de enriquecimento curricular ao primeiro ciclo do ensino básico. Parte-se então da análise e discussão de resultados de questionários aplicados aos docentes, para uma síntese que visa consciencializar toda a comunidade escolar e tutela das reais necessidades das crianças com NEE e sensibilizar para a importância das AECs nas dinâmicas de aprendizagem destes alunos. Neste âmbito, valoriza-se o papel das AECs no desenvolvimento integral de crianças com NEE, destacando-se a sua vertente lúdica, em detrimento da formalidade das atividades curriculares obrigatórias. Tendo por base o pressuposto de que o ponto de partida para qualquer tipo de aprendizagem, formal ou informal, é a motivação e que esta advém da carga emocional que cada indivíduo atribui a uma determinada atividade, é ainda defendida a premissa de que o V envolvimento emocional nas atividades facilita e promove diferentes tipos de aprendizagem. Neste sentido, são apresentadas conclusões que reforçam não só a importância da formação e reflexão no domínio das NEE, mas sobretudo o papel determinante da escola no seu todo no processo de integração/inclusão destes alunos.
- O papel das artes visuais no processo de inclusão de alunos com NEEPublication . Mendonça, Sandra Rubina NunesA atual filosofia da educação inclusiva exige práticas inovadoras na organização das escolas e no trabalho docente. Dada a conjuntura atual em que vivemos, verificamos que a introdução da área artística nas nossas escolas tem gerado acesas discussões, pautadas por uma incerteza sobre a sua real definição e os seus benefícios. Desta forma, este estudo surge na procura da resposta para esta falta de clareza que tem vindo a pairar sobre todos os participantes do ato educativo. Constata-se um crescente reconhecimento teórico da importância das artes no seio da educação, contudo, na prática, é preciso muito mais para alcançar tal patamar. De acordo com esta perspetiva, foi nosso objetivo primordial analisar o papel da disciplina de artes visuais, face ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, assim como ponderar sobre os pontos de vista que os professores com formações distintas possuem, acerca deste domínio. Os resultados deste estudo revelam, por um lado, que tem havido um esforço por parte dos docentes em alcançar a normalização de padrões e competências sociais através de um sistema educativo único, mas por outro, mostra igualmente que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo inclusivo funcione de forma verdadeiramente sustentada. Mais do que aceitar a presença dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), é necessário facultar-lhes uma pluralidade de respostas em prol do seu desenvolvimento integral. Sendo evidentes os benefícios das artes visuais no âmbito da educação especial, cabe ao professor da área adotar uma atitude reflexiva e ser, sobretudo, um mediador de oportunidades, objetivando efetivamente uma escola para todos.
- A perceção dos professores e direção sobre o papel do supervisor nas dinâmicas organizacionais de uma escola:contributos para uma organização aprendentePublication . Veronesi, Alberto GiovanniAo longo da história do ensino no país muito já se pesquisou e já se sabe sobre a função do supervisor pedagógico. A história traz-nos o surgimento do supervisor, com o surgimento das fábricas. Concebido como parte de um processo de dependência cultural e económica integrado a um projeto de controlo do povo e da nação. Nas escolas nasce como Inspetor Escolar, para fiscalizar o ensino, o trabalho dos professores, como, por exemplo, realizar estatísticas escolares, orientar o ensino garantindo que a legislação fosse implementada. Atualmente, o papel do supervisor escolar é o de aliado, mediador e colaborador das atividades educativas tanto dos professores, atuando como agente responsável pela prática democrática onde todos estejam envolvidos dentro da comunidade escolar.
- Da guerra e da estratégia como entidades agónicasPublication . Duarte, António Paulo
- Avaliação da satisfação do cliente do porto de Lisboa, como instrumento dos processos de gestão de serviçosPublication . Antunes, Pedro Miguel Gaspar; Cunha, Maria Elisa Pissarra do AmaralNos terminais de contentores encontram-se actividades com serviços específicos, caracterizados por serem variáveis, efectuados num ambiente de enorme pressão externa e de intensa competição. Face à crise global, os terminais de contentores devem concentrar a sua estratégia na manutenção dos actuais clientes e potenciar novos. Para isso, devem criar condições que visem a satisfação dos seus clientes, indo ao encontro das respectivas necessidades e expectativas, relativamente à qualidade dos serviços prestados. No presente trabalho descreve-se a dinâmica operacional existente em dois terminais de contentores, Terminal de Alcântara e Terminal de Santa Apolónia, e avalia-se a satisfação dos clientes aplicando técnicas da estatística descritiva aos resultados um inquérito desenhado e distribuídos pelos agentes de navegação que, actualmente, procuram os serviços nos terminais em causa. O estudo permitiu concluir que os clientes estão, em termos geral, satisfeitos com a qualidade percepcionada relativamente aos serviços prestado, no entanto, revelam variáveis relativamente às quais os clientes estão insatisfeitos e que deveriam alvo de melhoria por parte dos terminais de modo a fidelizar os clientes.
- Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º cicloPublication . Vitorino, Luís Miguel do Nascimento; Godinho, José CarlosA composição de bandas sonoras para pequenos filmes de animação, constituiu um desafio apelativo para promover uma prática criativa, no âmbito das aulas de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico. Implementado com uma turma do sexto ano de escolaridade ao longo de onze aulas, este projeto pretendeu fomentar um conjunto significativo de aprendizagens musicais e estimular, por via do trabalho cooperativo, uma vertente mais colaborativa da criatividade dos alunos. Partindo de sessões de improvisação planeada, os alunos exploraram diferentes formas e técnicas de se expressarem musicalmente, com o objetivo de criar um produto musical que valorizasse o filme de animação. São vários os conceitos teóricos mobilizados para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho. Se por um lado os conceitos de banda sonora, de sonoplastia, de improvisação e de composição musical, são desde logo indissociáveis do universo que é explorado, por outro lado, conceitos como os de criatividade e de criatividade colaborativa são centrais para a compreensão do processo criativo. A Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman constitui-se como referencial para a avaliação das composições, e são ainda convocados conceitos relacionados com a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A investigação de caráter qualitativo, desenvolvida paralelamente, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram realizadas pelos alunos ao longo do processo de composição. O tratamento dos dados recolhidos permitiu concluir que a composição de bandas sonoras, em contexto de trabalho cooperativo, favorece um conjunto significativo de aprendizagens musicais e sociais, ainda que os produtos composicionais dos alunos estejam ligeiramente aquém do que seria expetável neste nível etário.
- A liderança da escola e a supervisão pedagógica:estudo de casoPublication . Augusto, Ana Rita MoraisNa perspetiva de que à ação do supervisor escolar são atribuídas funções complexas, de apoio e parceria com o professor, o tipo de relação que ele estabelece com o grupo de professores, o qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento do seu trabalho. Neste sentido, e aliado a outros conceitos, este trabalho tem como finalidade analisar e refletir sobre a relação entre supervisor escolar e professores no quotidiano das escolas, identificando as implicações da liderança ao nível dos resultados organizacionais e de acordo com as funções de coordenação, apoio e decisão do supervisor. Com o objetivo de tornar possível a compreensão dos supervisores numa organização que aprende, optou-se por fazer emergir a especificidade das suas funções e competências aliadas ao indubitável papel de líder que assume. As estruturas de coordenação, supervisão e demais participantes do processo pedagógico de uma escola têm, apesar da complexidade, de acompanhar as novas características da sociedade, que se apresenta de forma dinâmica e desafiadora. Tratando especificamente das funções supervisoras e de liderança, constatamos que, neste início de século, as estruturas da educação se têm vindo a alterar devido às referidas mudanças. Nesse sentido, e ao contrário do que acontecia no passado, fica afastado qualquer indício de que o trabalho do supervisor deva estar centrado na fiscalização puro e simples do trabalho do professor. Assim, podemos constatar que a ação do supervisor está longe de uma função mecanizada e baseada numa rotina burocrática, uma vez que, na atualidade, se torna necessário e se espera que o mesmo desenvolva ações baseadas na reflexão sobre o processo pedagógico, onde o professor se torna o principal instrumento dessa reflexão e não um agente a ser controlado no interior das escolas, que aplique de forma rotineira e prescritiva as orientações do supervisor.