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Abstract(s)
Com base na massificação das tecnologias o presente estudo pretende avaliar se as tecnologias da informação e comunicação (TIC), nas suas mais variadas formas, podem ser uma mais-valia no ensino/educação de autistas.
O estudo aqui apresentado, não pretende ser apenas mais um, mas antes mostrar o trabalho efetuado até à data e o que pode ainda ser realizado.
No sentido de conhecer um pouco melhor os conceitos relacionados com a área do autismo, foi necessário recorrer a pesquisas na Internet, à leitura de livros e a reuniões com pessoas ligadas a essa área, tornando possível uma maior aquisição de saberes e uma nova visão sobre a temática.
Para tal, elaborou-se ainda um questionário que foi distribuído por docentes de diferentes níveis de ensino, de modo a recolher opiniões e conhecer algumas das suas experiências relacionadas com a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem, não só no campo das necessidades educativas especiais (NEE), mas mais especificamente com a criança autista.
Os resultados deste estudo revelam que o sucesso educativo do aluno autista será mais favorecido se recorrer frequentemente às TIC, ainda que para isso estas experiências tenham que ser devidamente adaptadas, acompanhadas e adequadas às necessidades específicas de cada aluno.
Note-se ainda que ao reunir e estudar toda a informação à frente apresentada, torna-se possível traçar também o perfil atual das escolas portuguesas, nomeadamente, quanto aos recursos tecnológicos existentes, bem como o conhecimento dos professores, no que toca à temática autismo/TIC.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Autismo Tecnologias da educação e informática Sucesso escolar
