Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel das artes visuais no processo de inclusão de alunos com NEE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SandraMendonça.pdf2.16 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A atual filosofia da educação inclusiva exige práticas inovadoras na organização das escolas e no trabalho docente. Dada a conjuntura atual em que vivemos, verificamos que a introdução da área artística nas nossas escolas tem gerado acesas discussões, pautadas por uma incerteza sobre a sua real definição e os seus benefícios. Desta forma, este estudo surge na procura da resposta para esta falta de clareza que tem vindo a pairar sobre todos os participantes do ato educativo. Constata-se um crescente reconhecimento teórico da importância das artes no seio da educação, contudo, na prática, é preciso muito mais para alcançar tal patamar. De acordo com esta perspetiva, foi nosso objetivo primordial analisar o papel da disciplina de artes visuais, face ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, assim como ponderar sobre os pontos de vista que os professores com formações distintas possuem, acerca deste domínio. Os resultados deste estudo revelam, por um lado, que tem havido um esforço por parte dos docentes em alcançar a normalização de padrões e competências sociais através de um sistema educativo único, mas por outro, mostra igualmente que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo inclusivo funcione de forma verdadeiramente sustentada. Mais do que aceitar a presença dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), é necessário facultar-lhes uma pluralidade de respostas em prol do seu desenvolvimento integral. Sendo evidentes os benefícios das artes visuais no âmbito da educação especial, cabe ao professor da área adotar uma atitude reflexiva e ser, sobretudo, um mediador de oportunidades, objetivando efetivamente uma escola para todos.

Description

Keywords

Necessidades educativas especiais Integração escolar Educação visual

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue