Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A perceção dos professores e direção sobre o papel do supervisor nas dinâmicas organizacionais de uma escola:contributos para uma organização aprendente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AlbertoVeronesi.pdf735.22 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Ao longo da história do ensino no país muito já se pesquisou e já se sabe sobre a função do supervisor pedagógico. A história traz-nos o surgimento do supervisor, com o surgimento das fábricas. Concebido como parte de um processo de dependência cultural e económica integrado a um projeto de controlo do povo e da nação. Nas escolas nasce como Inspetor Escolar, para fiscalizar o ensino, o trabalho dos professores, como, por exemplo, realizar estatísticas escolares, orientar o ensino garantindo que a legislação fosse implementada. Atualmente, o papel do supervisor escolar é o de aliado, mediador e colaborador das atividades educativas tanto dos professores, atuando como agente responsável pela prática democrática onde todos estejam envolvidos dentro da comunidade escolar.

Description

Keywords

Organização escolar Liderança Supervisão de professores

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License