Publication
A perceção dos professores e direção sobre o papel do supervisor nas dinâmicas organizacionais de uma escola:contributos para uma organização aprendente
| dc.contributor.author | Veronesi, Alberto Giovanni | |
| dc.date.accessioned | 2014-06-09T10:49:37Z | |
| dc.date.available | 2014-06-09T10:49:37Z | |
| dc.date.issued | 2014-04 | |
| dc.description.abstract | Ao longo da história do ensino no país muito já se pesquisou e já se sabe sobre a função do supervisor pedagógico. A história traz-nos o surgimento do supervisor, com o surgimento das fábricas. Concebido como parte de um processo de dependência cultural e económica integrado a um projeto de controlo do povo e da nação. Nas escolas nasce como Inspetor Escolar, para fiscalizar o ensino, o trabalho dos professores, como, por exemplo, realizar estatísticas escolares, orientar o ensino garantindo que a legislação fosse implementada. Atualmente, o papel do supervisor escolar é o de aliado, mediador e colaborador das atividades educativas tanto dos professores, atuando como agente responsável pela prática democrática onde todos estejam envolvidos dentro da comunidade escolar. | por |
| dc.identifier.tid | 201198622 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6470 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Organização escolar | por |
| dc.subject | Liderança | por |
| dc.subject | Supervisão de professores | por |
| dc.title | A perceção dos professores e direção sobre o papel do supervisor nas dinâmicas organizacionais de uma escola:contributos para uma organização aprendente | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
