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- A importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionadosPublication . Quengue, José Eugénio Lourenço; Caldeirinha, VítorO presente trabalho de pesquisa tem como objectivo analisar a importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e as direcções dos terminais concessionados. Consistiu em explicar que o desenvolvimento de um porto não depende só da administração portuária, mas também da comunidade portuária (stakeholders), e deve ser muito suportado através da ferramenta de marketing. Observámos também vários portos desenvolvidos como os da Bélgica, Holanda e Espanha, onde a maioria dos terminais são operados por concessionários privados e as funções de marketing da AP, planeamento estratégico e desenvolvimento alcançam cada vez mais relevo. A metodologia qualitativa utilizada recorrendo aos casos de estudo de 3 portos, evidencia a importância da utilização do marketing para o desenvolvimento da actividade portuária, cujo os resultados realçam a grande importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionados.
- Análise e caracterização da informação trocada no sistema SafeSeaNet Nacional e identificação de processos de deteção de inconsistênciasPublication . Faneca, Ana Vasconcelos Machado; Simões, AbelAlguns acidentes marítimos, e as consequências nefastas sobre os Estados ribeirinhos das águas onde esses navios navegavam, alertaram para a necessidade imperiosa de conhecer e acompanhar os navios a navegar nas águas Europeias. Na sequência do acidente com o navio “ERIKA” foi desenvolvida na UE diversa regulamentação adicional com o objetivo de prevenir e responder a potenciais acidentes similares. Para esse efeito a Diretiva 2002/59/CE da União Europeia (UE) instituiu um sistema de acompanhamento e intercâmbio de informações no âmbito do tráfego de navios que visa reforçar a segurança marítima, a segurança portuária e do transporte marítimo, a proteção do ambiente e prevenção da poluição. Este sistema batizado de SafeSeaNet foi assim desenvolvido pela Comissão em cooperação com os Estados-Membros para garantir a implementação da legislação comunitária, no que respeita ao conhecimento de navios nas águas europeias. Para além das funcionalidades técnicas que permitem a efetiva partilha de informação entre todos os Estado-Membros e seus utilizadores, torna-se necessário garantir que a informação partilhada é consistente e íntegra, pelo que cada Estado Membro deve assegurar o correto desempenho das autoridades e sistemas do seu país. Em Portugal, a Autoridade Competente Nacional para o sistema SafeSeaNet é a Direção Geral de Recursos Naturais e Segurança Marítima (DGRM) que, entre as suas competências, encontra-se a obrigação de auditar a informação disponibilizada e a disponibilizar pelas diversas entidades nacionais competentes, a fim de garantir que as obrigações de notificação e informação são efetivamente cumpridas. Assim, neste trabalho procede-se a uma análise e caracterização da informação trocada no sistema SafeSeaNet Nacional, e identificam-se alguns processos de deteção de inconsistências para uma implementação futura de mecanismos de auditoria no sistema nacional.
- Marcas de calçado Português: guia para a internacionalizaçãoPublication . Santana, Pedro; Queiroga, Ana PaulaO objetivo central desta dissertação é a elaboração de um guia para a internacionalização das marcas de calçado português, simples e apelativo e que integre os aspetos determinantes reconhecidos por marcas de calçado português com sucesso no seu processo de internacionalização. Colocaram-se inicialmente algumas questões de pesquisa e apresentou-se a problemática em análise. Após a revisão da literatura foi possível construir um modelo de análise que integrou 16 proposições de pesquisa em alinhamento também com as questões inicialmente colocadas. Dado o caris exploratório do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa assente em cinco entrevistas semiestruturadas efetuadas aos CEO’s de cinco marcas de calçado português com sucesso no seu processo de internacionalização. A análise dos resultados assentou na técnica “Analise de Conteúdo” (Bardin 2006) através da qual foi possível identificar um conjunto de características comuns às diferentes marcas consideradas essenciais no seu processo de internacionalização. A partir destes resultados foi possível construir o guia para a internacionalização que integra quatro fases essenciais, subdivididas em treze etapas. Apesar das limitações reconhecidas ao nível do número de entrevistados e do tempo a elaboração da presente dissertação considera-se ser esta uma primeira abordagem a este tema, reconhecendo-se a importância de dar continuidade a estudos dirigidos às marcas que permitam a recolha de indicadores estatísticos de desempenho e à comparação da evolução da sua performance ao longo do processo de internacionalização, comparar o modelo português com o espanhol e italiano e estudos específicos sobre os principais mercados de destino e mercados emergentes.