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Abstract(s)
O desenvolvimento da cabotagem nos portos do Brasil vem sendo tema de discussões
em vários seminários e palestras, onde muito se fala e pouco se faz, até porque o próprio
governo tem consciência de sua importância para a economia do país, porém a política
do governo tem priorizado mais o modal rodoviário, uma vez que sua visão está voltada
para sua dimensão continental, sem dar conta de sua extensa costa atlântica, que poderia
ser muito bem explorada pela cabotagem, oferecendo assim maior volume de carga
transportada e mais segurança para os que trafegam nas rodovias.
Como o tema vem sendo discutido, porém não se achou uma reflexão mais aprofundada
em relação a sua aplicabilidade, buscou-se uma análise de sua utilização na União
Europeia e nos Estados Unidos, até porque são duas escolas bem diferentes, aonde na
União Europeia a cabotagem vem sendo amplamente discutida e desenvolvida e nos
Estados Unidos a melhor alternativa é o modal ferroviário, o que leva a uma reflexão
sobre o fortalecimento da intermodalidade.
A investigação irá focar uma revisão de literatura sobre o tema que envolve o trabalho,
buscando um aprofundamento de estudos, que oportunizem as melhores práticas que
vêm sendo desenvolvidas na União Europeia, Estados Unidos, bem como uma avaliação
do que se tem feito no Brasil.
Através de uma análise de estudo de caso, busca-se uma metodologia que aborda de
maneira clara, um transporte de cabotagem que vem sendo praticado e que tem
proporcionado excelentes resultados para o usuário, bem como retirando um volume
bastante expressivo de caminhões que circulam diariamente nas rodovias, que ligam a
área produtiva ao porto.
Com isto, pretende-se uma reflexão da importância de todos os modais, porém com
ênfase ao contributo que o modal aquaviário poderá proporcionar ao desenvolvimento
da cabotagem nos portos do Brasil.
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Keywords
Brasil Cabotagem União Europeia Estados Unidos Porto Modais