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- O papel da administração portuária no modelo de “Porto Senhorio” como determinante do desempenho: o caso dos portos de AngolaPublication . Gomes, Josiandro Carlo Pereira; Caldeirinha, Vítor Manuel dos RamosAs transformações que ocorreram durante as últimas décadas nos modelos de gestão portuária a nível mundial determinaram várias alterações em diferentes domínios da organização dos sistemas portuários, das quais se destacam as importantes modificações no modelo e organização das “Administrações Portuárias – AP´s” que, por sinal, justificaram uma ampla reflexão a nível internacional. Neste âmbito, também em Angola se tem vindo a observar um vasto conjunto de alterações, cuja mola propulsora não deixa de ser o quadro legislativo aplicável ao setor portuário, na qual se aponta claramente para o modelo de gestão de “Porto Senhorio”, fator que justifica a adoção de medidas de ajustamento na organização e competências das “Administrações Portuárias – AP´s” como entidades responsáveis pela gestão de cada um dos portos. O presente trabalho de projeto faz uma abordagem ao papel da “Administração Portuária – AP” e a sua organização no modelo de gestão portuária denominado por “Porto Senhorio”, tendo como objetivo principal compreender em que medida os diferentes modelos de gestão podem determinar melhorias ou mesmo o sucesso dos portos no seu papel de pólos de desenvolvimento, no atual contexto da realidade de Angola. Este constitui o desafio e a assumida preocupação como um contributo prestado nesta área do saber.
- Avaliação de desempenho dos portos portugueses e espanhóisPublication . Costa, Lino Miguel Ferreira da; Simões, AbelNum clima de economia global e competitiva, o desempenho de uma empresa no mercado é de fulcral importância na medida que permite determinar se os seus recursos estão a ser corretamente aplicados. E os portos, como elementos das cadeias de fornecimento, não são exceção. O desempenho de um porto na prestação de um serviço de qualidade a um custo aceitável e de uma forma contínua é fundamento para a fidelização dos clientes atuais e captação de novos clientes. Para que o gestor do terminal possa assegurar um alto nível de eficiência, é necessário conhecer o estado atual das operações e, se necessário, aplicar constantes ações corretivas ou de melhoria para que o processo operativo alcance um elevado desempenho. Este projeto tem como principal objetivo avaliar a eficiência dos terminais de contentores e terminais polivalentes que movimentem contentores nos portos de Portugal e Espanha no período de 2004 a 2014, comparando-os mediante um conjunto de variáveis que caracterizam fisicamente os terminais, recorrendo à técnica de Análise Envoltória de Dados. Concluiu-se que apesar de os valores de eficiência técnica refletirem as variações de carga movimentada, metade da amostra apresenta resultados de eficiência acima de 60%, tanto em portos portugueses como espanhóis. Com a análise por janela, verificam-se os efeitos da crise económica e financeira de 2009 sobre os portos, em particular a queda da eficiência em 2009 e 2010 e a recuperação de alguns portos a partir de 2010/2011. Paralelamente foram feitas análises de correlação entre as variáveis de entrada e as variáveis de saída e confirmou-se a forte relação entre o comprimento de cais, a área dos terminais, o número de terminais e o número de equipamentos em cais, resultados que evidenciam o modelo de dimensionamento dos portos para a quantidade de contentores que movimentam.