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- Acessibilidades Rodoferroviárias ao porto de Luanda. Acessibilidades aos portos: estudo sobre problemas de congestionamentoPublication . Alberto, Rodrigues; Sousa, João Figueira deA literatura especializada confirma hoje que os portos modernos não podem desenvolver-se e funcionar eficazmente se não possuírem francas acessibilidades que garantam um rápido escoamento das mercadorias que neles transitam. Tendo em conta os graves problemas de acessos marítimos, rodoferroviários ao porto de Luanda, pretende-se com este projeto efetuar uma reflexão sobre o tema, identificar os problemas e procurar evidenciar caminhos de solução. Para o efeito, pretende-se fazer uma revisão de literatura sobre a temática, fazer um levantamento da situação atual e das alterações e soluções recentemente adotadas naquele porto. Em síntese, pretende-se obter resultados que possam definir caminhos viáveis para a solução dos problemas associados às acessibilidades e ao congestionamento que atualmente dificultam o escoamento de mercadoria do porto de Luanda, na ligação ao seu hinterland.
- A ludicidade como fator de aprendizagemPublication . Sousa, Ângela; Gomes, ElisabeteO presente Relatório Final foi desenvolvido com base na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como principal objetivo compreender como a ludicidade pode estar presente em momentos de aprendizagem, podendo esta ser facilitadora neste processo. Desenvolvi uma investigação qualitativa, onde realizei registos de observação direta em diário, pesquisas documentais e análise das práticas correntes da instituição onde desenvolvi a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância e em 1º CEB. De seguida, analisei as atividades lúdicas que propôs de acordo com a revisão de literatura feita. Posso concluir que a ludicidade pode estar presente em ambas as valências e que a aprendizagem da criança deve ser sempre realizada com caráter lúdico.