Browsing by Issue Date, starting with "2014-10-02"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção precoce no transtorno do espetro do autismoPublication . Costa, Daniela Cristina Ferreira da; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraEste trabalho de investigação tem como tema a Intervenção Precoce no Transtorno do Espetro do Autismo. Tem-se vindo a dar cada vez mais a devida importância à intervenção precoce, justamente por se saber do seu papel fundamental como forma de prevenção de resultados negativos e maximização de oportunidades de desenvolvimento para as crianças sinalizadas, ou já diagnosticadas com este espetro, uma vez que quanto mais precocemente forem iniciadas as intervenções, mais longe se pode ir na atenuação das limitações funcionais de origem, pois com uma intervenção ainda precoce é possível atuar ao nível da transformação das sinapses neuronais, que estão ainda flexíveis, devido à plasticidade neural presente nestas idades. Com este trabalho pretende-se contribuir para o reforço da relevância da intervenção precoce no TEA, que vai assumindo um papel cada vez mais ativo no meio escolar, e o respetivo papel do professor de educação especial, na sua deteção e intervenção, atuando como parte de uma equipa multidisciplinar, sendo para tal necessário que esteja preparado, familiarizado com os sinais, características e modelos, estratégias e formas de intervenção deste transtorno. A parte metodológica deste trabalho é direcionada para a formação e consequente prática pedagógica dos professores de Educação Especial. E, a pergunta que se levanta é a seguinte: estarão, os professores de Educação Especial, preparados para intervir precocemente no Transtorno do Espetro do Autismo? Depois de aplicado um questionário aos docentes de Educação Especial que trabalham atualmente na Intervenção Precoce, pode-se comprovar que estes não estão nem se sentem preparados para intervir precocemente junto de crianças com este tipo de transtorno. O trabalho aqui desenvolvido pretende então colaborar para uma melhor reflexão acerca da formação e do posterior trabalho destes profissionais, de forma a que cada vez se consigam intervenções mais adequadas e eficazes. Posto isto, e atendendo ao que foi observado nesta investigação, pode-se concluir que se deve melhorar a formação dos professores de Educação Especial, pois estes têm um papel fundamental na identificação precoce do TEA, e respetiva intervenção, mas a falta de preparação para o fazer devido à falta de conhecimentos sobre o assunto,
- O ensino diferenciado e o sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Vieira, Irene Lemos Carvalho da Silva; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraA necessidade de construir uma escola inclusiva é uma grande luta do nosso sistema educativo, uma escola que responda à heterogeneidade de alunos, incluindo aqueles que têm necessidades educativas especiais, através de um percurso curricular diferenciado e adaptado. Este desafio exige mudanças quer nas atitudes e práticas dos agentes educativos, quer nas estruturas do sistema de ensino ao nível organizacional e da gestão curricular. É neste âmbito que o ensino diferenciado surge como uma prática adequada a alunos com necessidades educativas especiais, cujo objetivo é favorecer o seu sucesso educativo, a sua integração social e escolar e a sua formação enquanto indivíduos socialmente ativos, habilitados para lutar por oportunidades sociais e profissionais, ao mesmo nível que os seus pares. Com base nesta realidade, este estudo tem como propósito, por um lado, conhecer a posição de professores do nosso sistema educativo sobre o ensino diferenciado e verificar se é realmente uma mais-valia ao dispor do sucesso dos alunos com NEE. Por outro lado, pretende saber se os professores de educação especial consideram o currículo específico individual como a medida adequada para os alunos que têm dificuldades intelectuais e desenvolvimentais.
- Contributo da pedagogia de waldorf no desenvolvimento do ser humano com necessidades educativas especiaisPublication . Ferreira, Maria Gracieta Gomes; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva PiresA presente investigação traduz-se num estudo de caso e o desenvolvimento do tema deste estudo situa-se essencialmente no contributo da Pedagogia de Waldorf (PW) no desenvolvimento do ser humano com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Nesta ordem de ideias, são objetivos do estudo: a) Identificar as principais dificuldades da aluna antes do início da aplicação da PW; b) Analisar os documentos relativos ao progresso da aluna ao longo de anos; c) Pesquisar as metodologias utilizadas, bem como a relação entre todos os intervenientes, se foram benéficas para a aluna, no seio do grupo em particular e na escola em geral; d) Identificar os benefícios da pedagogia na evolução da aluna; e) Conhecer a opinião de vários intervenientes relativo à evolução da aluna quanto aos efeitos da aplicação da PW; f) Conhecer a opinião de vários intervenientes, pertencentes à Casa Santa Isabel, sobre a PW; g) Perceber se o Ministério da Educação dá apoios à instituição para esta receber os alunos com NEE. A metodologia de investigação pauta-se por uma abordagem qualitativa, consistindo num estudo de caso. Relativamente aos instrumentos metodológicos, optou-se pela realização da entrevista semi-estruturada, e como técnicas de análise da informação recolhida optou-se pela análise documental e pela análise de conteúdos. Como resultado da análise confirmaram-se as vantagens da PW nas crianças com NEE, foram vistos os resultados na prática e no dia-a-dia da aluna em causa, a sua progressão a nível pessoal, físico, intelectual e social. Maria, de nome fictício, foi e continua a ser um caso de sucesso no que concerne ao desenvolvimento e integração do ser humano, sendo um dos exemplos de muitas destas realidades vivenciadas na Casa Santa Isabel, que se baseiam na prática dos princípios e metodologias da PW. Com o estudo efetuado, concluímos que, a fim de dar pistas que possam contribuir para uma melhor definição de políticas e estratégias em matéria de PW, antroposofia, pedagogia curativa (PC), socioterapia, NEE, atraso global de desenvolvimento psicomotor (ADPM) e discalculia, estudos semelhantes devem ser replicados em outros casos.
- Importação marítima de granéis sólidos agroalimentares: estudo de caso sobre a performance portuária em portos portuguesesPublication . Santos, Andreia Carina Marques; Martins, Eduardo SilvaA gestão de um terminal portuário é tanto mais eficaz quanto o conhecimento das diversas variáveis que interferem no desempenho da sua atividade e, consequentemente, no seu nível de performance e na sua competitividade no seio das redes logísticas em que se insere. Porém, definir com exatidão quais são as variáveis em questão e a forma como interferem entre si é uma tarefa complexa que requer uma investigação exaustiva e aprofundada de múltiplos fatores. Entre estes evidenciam-se: as caraterísticas das infraestruturas, superestruturas e equipamentos; o impacto das recentes modificações em matéria de legislação sobre o trabalho portuário; a importância das ligações intermodais, das políticas e regulamentação setorial e das condições de mercado; a composição dos diferentes itens da fatura portuária e o papel dos diversos intervenientes na atividade portuária. Este projeto é elaborado com o propósito de avaliar e comparar a performance nos dois tipos de terminais, multiusos e dedicados, onde em Portugal são movimentados os granéis sólidos agroalimentares, sendo para o efeito utilizado o “estudo de caso” como estratégia de investigação. Pretende-se ainda que este trabalho contribua como ferramenta auxiliar, no âmbito da gestão portuária, na medida em que proporcionará um maior conhecimento da especificidade da operação do segmento em análise, o que será da maior relevância para os próprios gestores destas infraestruturas – concessionários, Administrações Portuárias – concedentes, mas também clientes do terminal e restantes stakeholders, que estão hoje cada vez mais exigentes e atentos à qualidade do serviço prestado e ao seu nível de performance.
- A importância da inteligência emocional no desenvolvimento da negociação: Uso das emoções - Estudo de Caso: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.Publication . Alibhai Botelho, Isabel; Lopes Costa, Josédiversos autores no entanto devido ao facto das pesquisas ainda serem escassas sobre o uso das emoções na negociação e o papel das emoções na negociação, após reflexões e pesquisas efetuadas, percebemos que embora as emoções sejam muitas vezes vistas como obstáculos a uma negociação, também podem constituir uma grande vantagem, pois ajudam-nos atingir os nossos objetivos negociais, seja para descobrir modos criativos de satisfazer o que nos interessa, seja para melhorar um relacionamento instável. O presente estudo de caratér descritivo, exploratório e correlacional baseado numa metodologia do tipo quantitativo, procura compreender se existe uma relação entre a Inteligência Emocional e o uso das emoções na negociação. A população alvo escolhida compreeende 38 colaboradores do Serviço de Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Através da revisão bibliográfica efetuada, foi elaborado um quadro concetual que permitiu a formulação das hipóteses em estudo. Os resultados da análise, permitiram que se verifica-se a existência de uma relação positiva às capacidades da Inteligência Emocional referentes ao Autocontrolo. Podendo-se concluir que embora os inquiridos considerem que as emoções devem ser expressas pois permitem uma melhoria da sua posição negocial, a negociação ainda é vista como um processo meramente racional, o uso das emoções poderá constituir um obstáculo. Relativamente à influência das variáveis sócio-demográficas sobre as capacidades da IE e o uso das emoções na negociação, verificámos não existir relação entre estas.
- Factores Condicionantes do Trabalho na Medicina: Um Estudo do profissional no meio Hospitalar PúblicoPublication . Azevedo Tenório, Isaline; Dias, ÁlvaroA preocupação das organizações em contar com indivíduos com alto desempenho profissional não é recente, o assunto tem recebido substancial interesse investigativo e editorial nas ultimas décadas. Este estudo pretende identificar fatores condicionantes do trabalho na medicina a partir da percepção dos profissionais médicos. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 78 profissionais que laboram em uma unidade hospitalar de emergência da cidade de Arapiraca, Alagoas, Brasil. Para a realização desta pesquisa, recorreu-se a uma metodologia de índole quantitativa, aferimos condições de trabalho, meios a disposição, possibilidade de aumento do conhecimento e desempenho profissional. Os resultados obtidos, através do recurso do programa de análise estatística SPSS, permitem-nos perceber que as condições de trabalho contribuem 66% para o desempenho profissional. Os meios a disposição correlacionam significativamente (51%) e de forma positiva com o desempenho profissional. A possibilidade de aumento de conhecimento também contribui 66% para o desempenho profissional. E não importa o tempo de serviço no hospital ou na medicina, as condições de trabalho, a possibilidade do aumento de conhecimento, e os meios à disposição vão influenciar positivamente o desempenho dos profissionais.. Estes dados podem ter influencia na gestão do trabalho, permitindo as empresas da área da saúde criar estratégias flexíveis para coordenar e redirecionar recursos, conseguindo otimizar a capacidade funcional e a saúde de trabalhadores. Ao mesmo tempo promover eficiência econômica e produtiva para garantir que a habilidade e experiência profissional sejam totalmente utilizadas. Bem como possibilita contribuir com a consolidação da Política de Gestão do Trabalho em Saúde.