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Abstract(s)
diversos autores no entanto devido ao facto das pesquisas ainda serem escassas sobre o uso das emoções na negociação e o papel das emoções na negociação, após reflexões e pesquisas efetuadas, percebemos que embora as emoções sejam muitas vezes vistas como obstáculos a uma negociação, também podem constituir uma grande vantagem, pois ajudam-nos atingir os nossos objetivos negociais, seja para descobrir modos criativos de satisfazer o que nos interessa, seja para melhorar um relacionamento instável.
O presente estudo de caratér descritivo, exploratório e correlacional baseado numa metodologia do tipo quantitativo, procura compreender se existe uma relação entre a Inteligência Emocional e o uso das emoções na negociação.
A população alvo escolhida compreeende 38 colaboradores do Serviço de Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
Através da revisão bibliográfica efetuada, foi elaborado um quadro concetual que permitiu a formulação das hipóteses em estudo.
Os resultados da análise, permitiram que se verifica-se a existência de uma relação positiva às capacidades da Inteligência Emocional referentes ao Autocontrolo. Podendo-se concluir que embora os inquiridos considerem que as emoções devem ser expressas pois permitem uma melhoria da sua posição negocial, a negociação ainda é vista como um processo meramente racional, o uso das emoções poderá constituir um obstáculo.
Relativamente à influência das variáveis sócio-demográficas sobre as capacidades da IE e o uso das emoções na negociação, verificámos não existir relação entre estas.
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Keywords
Emoções, Inteligência Emocional, Negociação.