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Authors
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Abstract(s)
A gestão de um terminal portuário é tanto mais eficaz quanto o conhecimento das diversas
variáveis que interferem no desempenho da sua atividade e, consequentemente, no seu nível de
performance e na sua competitividade no seio das redes logísticas em que se insere.
Porém, definir com exatidão quais são as variáveis em questão e a forma como interferem entre
si é uma tarefa complexa que requer uma investigação exaustiva e aprofundada de múltiplos
fatores. Entre estes evidenciam-se: as caraterísticas das infraestruturas, superestruturas e
equipamentos; o impacto das recentes modificações em matéria de legislação sobre o trabalho
portuário; a importância das ligações intermodais, das políticas e regulamentação setorial e das
condições de mercado; a composição dos diferentes itens da fatura portuária e o papel dos
diversos intervenientes na atividade portuária.
Este projeto é elaborado com o propósito de avaliar e comparar a performance nos dois tipos
de terminais, multiusos e dedicados, onde em Portugal são movimentados os granéis sólidos
agroalimentares, sendo para o efeito utilizado o “estudo de caso” como estratégia de
investigação.
Pretende-se ainda que este trabalho contribua como ferramenta auxiliar, no âmbito da gestão
portuária, na medida em que proporcionará um maior conhecimento da especificidade da
operação do segmento em análise, o que será da maior relevância para os próprios gestores
destas infraestruturas – concessionários, Administrações Portuárias – concedentes, mas também
clientes do terminal e restantes stakeholders, que estão hoje cada vez mais exigentes e atentos
à qualidade do serviço prestado e ao seu nível de performance.
Description
Keywords
Cereais Granéis sólidos Gestão portuária Performance Terminais portuários