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- Parcerias Público – Privadas nos portos terminais de contentores europeusPublication . Nunes, Pedro Bettencourt do Espirito Santo; Martins, Eduardo Silva“Parceria Público - Privada” é a expressão que refere as formas de cooperação entre as autoridades públicas e as empresas privadas, com o objetivo de assegurar o financiamento, a construção, a renovação, a manutenção e a gestão de uma infra-estrutura ou a prestação de um serviço. As principais razões para a sua realização poderão ser identificadas ao nível da redução dos encargos financeiros dos portos para o Estado, da melhoria da eficiência, da qualidade do serviço prestado, da estimulação do investimento privado, da reestruturação da mão-de-obra portuária e do aumento de competitividade. As Parcerias Publico - Privadas caracterizam-se genericamente pela duração relativamente longa da relação, pelo financiamento assegurado em parte pelo setor privado, pela distribuição dos riscos entre o parceiro do setor público e o parceiro do setor privado. Os significativos desenvolvimentos nos portos têm-se verificado devido ao aumento do papel do setor privado na operação dos mesmos e na prestação de serviços portuários, com maior capacidade de respostas aos desafios gerados pelos utilizadores dos portos. Com a entrada do setor privado, as Administrações Portuárias deverão passar a concentrar os seus esforços no eficiente desempenho das funções de monitorização da performance, de planeamento e desenvolvimento, regulamentação e controlo, marketing e desenvolvimento dos recursos humanos. Neste trabalho apresenta-se e analisam-se os modelos de Parcerias Publico - Privadas nos três maiores terminais de contentores portugueses, comparativamente com modelos adotados em alguns dos maiores terminais de contentores da Europa, possibilitando a perceção das diferentes metodologias adotadas em cada porto e das respetivas semelhanças. Concluiu-se que a realização de Parcerias Público - Privadas, constitui atualmente uma solução necessária, atendendo aos problemas financeiros e produtivos dos Estados, principalmente através do modelo de concessão do serviço publico. Devendo o período de concessão ser assumido em função dos investimentos a realizar, sendo exigível a colocação em prática de modelos de controlos e monitorização eficientes da execução dos contratos de concessão e implementada uma matriz de partilha de riscos associada a um plano de gestão.
- As relações de género no âmbito do jogo simbólico numa sala de três anosPublication . Gama, Ana Maria; Garcia, MariaO presente estudo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-escolar, tem como objectivo a obtenção do grau de Mestre. A temática abordada surgiu da experiencia profissional realizada com vinte e duas crianças de três anos. Esta pesquisa foi concretizada segundo uma investigação qualitativa. Esta pesquisa partiu de uma observação participante e baseada essencialmente na recolha de dados em formato de notas de campo e entrevistas semi orientadas. De uma observação inicial surgiu a seguinte temática: compreender as relações de género no âmbito do jogo simbólico, no contexto do pré-escolar, mais concretamente na sala de três anos. Com este estudo adquiri, sistematizei, aprofundei e desenvolvi conceitos e conhecimentos que vão contribuir para a minha vida profissional de forma significativa enquanto educadora. A temática proposta é de grande relevância para pais e agentes educativos. A família é o primeiro modelo de referência da criança atribuindo significado à distinção de papéis sociais. Uma identidade bem desenvolvida abrange diversas vertentes. Uma das primeiras a ser consciencializada é a identidade sexual por volta dos dois anos e meio, seguindo-se a interiorização da identidade de género. Ao sentir-se menino ou menina as crianças identificam-se com o progenitor ou com alguém de referência do mesmo sexo que o seu. Na sociedade, as questões relacionadas com identidades sexuais são uma constante. A atribuição de papéis específicos a cada grupo identitário é ancestral. Esta realidade apesar das transformações inerentes, ainda se verifica na actualidade, sendo percepcionada pelas crianças muito cedo. As crianças ao brincarem emitam acções que residem no património sócio cultural da sociedade onde se inserem. O que observam e vivenciam não também não é excluído destas brincadeiras, sendo modificadas e integradas em função das necessidades emocionais da criança. Para cada criança o significado que retira da brincadeira é único e edificador da sua própria identidade, fazendo o género parte integrante dessa identidade. Compreender como as crianças brincam, como se associam, que modelos adoptam e em que idade interioriza cada fase de descoberta da sua identidade é fundamental na orientação destes futuros adultos e no trabalho de futuros educadores. E sabe-se que brincar é mais de que um privilégio, é uma necessidade e um direito consagrado. Neste sentido recai sobre as famílias, sobre as escolas e a toda a sociedade a responsabilidade de promover tempo e espaço para que as crianças se possam viver associando-se e desenvolvendo jogos simbólicos livremente. É minha intenção que outros profissionais de educação reflictam sobre o jogo simbólico e as questões de género nas suas salas, como contributo para um maior respeito pela individualidade de cada criança.
- A Matemática na sala dos 4 anos: Diferentes contextos da aprendizagem da matemáticaPublication . Pinto, Ana Filipa; Ribeiro, MariaO presente estudo situa-se no âmbito da prática de ensino supervisionada e surgiu do questionamento do investigador sobre a metodologia de trabalho aplicada no local da sua prática pedagógica. Assim, pretende perceber e compreender quais os fatores que são promotores da aprendizagem ativa da matemática, nesse local, em crianças com 4 anos de idade. Para tal, no estudo, o investigador analisa os diferentes contextos de aprendizagem, os conceitos/processos matemáticos abordados e dá voz às crianças de forma a compreender como elas explicitam o que fizeram e porque o fizeram. A metodologia de estudo adotada foi no âmbito qualitativo, mais propriamente, um estudo descritivo, exploratório e interpretativo, com componentes de cariz etnográfico. Nos resultados obtidos, após a análise de dados recolhidos através de notas de campo, análise documental e entrevistas, o investigador compreendeu que, neste caso, os contextos de aprendizagem são diferentemente promotores da aprendizagem ativa da matemática pois, as crianças aderem, reagem e explicitam de maneira desigual aos diferentes contextos.
- No tempo em que os animais falavam: Uma fábula vou contar…reconto e efabulação das narrativas de animaisPublication . Guilherme, Susana; Almeida, JoanaA literatura tradicional em tempos muito antigos em vários continentes apareceram histórias criadas pelo povo anónimo que depois eram contadas oralmente de geração em geração. Essas histórias, de origem popular, muitas passaram de uma terras para as outras, através dos comerciantes e outros viajantes. Por serem transmitidas oralmente, as histórias nem sempre eram contadas da mesma maneira. Cada pessoa que contava a história introduzia sempre algo pessoal e por vezes esquecia-se de certos pormenores. Para este estudo foram delineados dois objetivos: 1º Identificar e refletir quais os animais com que as crianças se identificam; 2º Compreender como é que as fábulas contribuem para a fantasia da criança. A fábula é uma pequena narrativa em prosa ou em rima que termina sempre com uma moral, os protagonistas destas histórias animais, plantas ou objetos inanimados. Geralmente contém uma parte narrativa com uma moral, onde os animais são um exemplo para o ser humano. Cada animal que entra na fábula simboliza um aspeto ou uma qualidade do homem, como por exemplo, o leão representa a força. No presente relatório a metodologia de investigação utilizada é o paradigma qualitativo interpretativo. Ao ter sido implementado o projeto penso que os objetivos que foram delineados foram de alguma forma ao encontro das crianças, visto que o mesmo foi feito a pensar nelas. Para perceber se os objetivos foram atingidos com sucesso ou não, foram feitas entrevistas ao grupo com quem estive, os resultados foram destintos. Tendo em conta os resultados obtidos, penso que este trabalho acrescenta dados importantes para a caracterização das fábulas, configurando uma estrutura argumentativa em que a narração é um elemento estruturado, que serve para fazer uma argumentação.
- A importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anosPublication . Portela, Joana; Delgado, RaquelO presente estudo tem como título a importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos. A elaboração desta pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender quais os contributos das brincadeiras na construção da identidade das crianças. Este trabalho apresenta um caráter qualitativo/ interpretativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação direta (notas de campo) e observação indireta (entrevistas semiestruturadas) realizadas às crianças da sala onde efetuei a prática pedagógica. No cruzamento dos dados constatei que as crianças assumem vários papéis enquanto brincam e manipulam diferentes objetos, brincam sozinhas e com os outros, o que significa que a brincadeira como atividade lúdica e espontânea dá prazer e promove o desenvolvimento integral das crianças e que, por via desta atividade em cooperação com os adultos de referência e com os pares, permite-lhes fundar a sua própria singularidade e consequente identidade.
- Percepção do cliente face ao voo em aviões sem janelasPublication . Filipe, Hugo; Filipe, FerrãoAssociando as duas paixões do investigador, identificámos um vector de desenvolvimento nas duas temáticas e assim, pensámos numa nova formatação no transporte aéreo e rompendo com os tradicionalismos da investigação em Marketing, tentámos chegar o mais próximo à verdadeira resposta do consumidor. O tema “Percepção do Cliente face ao voo em aviões sem janelas”, ou como questão central “Voaria num Avião sem Janelas”, parece algo absurdo, mas realmente não o é, como desmonstramos ao longo do trabalho. É uma questão hoje fundamental para o desenvolvimento da aeronáutica dos próximos anos, quer por razões financeiras, quer por razões de recursos e mesmo por razões de ordem ambiental. Os novos designs estão encontrados, todos concordam, que passa pela retirada das janelas dos aviões e por um design menos tubular e mais em forma de “asa”. A tecnologia para a sua construção está disponível. As soluções são muito mais económicas quer na construção, quer na operação. Resta uma grande dificuldade: as Pessoas. Daí a questão de pesquisa. É neste contexto que se enquadra o nosso trabalho, antes de mais procurando uma fundamentação teórica abrangendo o comportamento do consumidor e as suas várias dimensões, desde logo, as variáveis psicológicas, porquanto partimos do princípio que estamos a falar de construções preceptivas e consequentes comportamentos. Definindo este como um estudo exploratório e de confronto de metodologias realizámos dois estudos. No primeiro recorremos a uma metodologia quantitativa através de questionário on line no qual obtivemos uma amostra de 245 sujeitos e no segundo recorremos a uma metodologia laboratorial ligada às Neurociências com uma amostra de nove sujeitos. A dimensão reduzida desta amostra, por razões de tempo, limita o alcance das conclusões. No entanto podemos afirmar que há grande discrepância entre as conclusões do estudo 1 e do estudo 2 e que neste existem igualmente discrepâncias entre o afirmado pelos sujeitos e a leitura neuro que fazemos dessas mesmas afirmações. Assim sendo é através da leitura neuro que devemos extrair conclusões e estas dizem-nos que os sujeitos não aceitam voar num avião sem janelas ainda que as janelas sejam substituídas por janelas ou ambientais virtuais.
- Psicologia aplicada à Gestão: Tipos predominantes de estrutura de Personalidade do Lider em organizações líder no mercado - estudo no Sector dos Transportes.Publication . Rodrigues de Almeida, Sandra Patrícia; Brandão, NunoA proposta de estudo em redor do tema “Psicologia aplicada à Gestão: Tipos predominantes de estrutura de personalidade do líder em organizações líder no mercado – Estudo no sector dos transportes” visa propor uma integração de perspectivas das ciências humanas, económicas e de gestão, no sentido de identificar a possível correlação de determinados tipos de personalidade dos líderes e os resultados financeiros e económicos das empresas que representam, conducentes à liderança de mercado no sector em que as mesmas actuam. As hipóteses subjacentes à investigação procuram identificar a correlação dos traços de carácter do líder com o desempenho económico da organização, bem como determinar a predominância de traços de personalidade do líder em organizações consideradas líder no sector de mercado em que actuam, sendo o estudo focado no sector dos transportes. É utilizada uma abordagem psicanalítica na procura da compreensão de mecanismos inconscientes subjacentes à construção de traços de personalidade bem como na construção e desenvolvimento das organizações como psicoestruturas, que se assumirão como “organizações espelho” da personalidade do líder.
- As Práticas de Gestão de Carreiras e o Comprometimento Organizacional: Um Estudo com Trabalhadores Residentes em PortugalPublication . Leal, Janayna; Almeida, Leonor; Ramos, CasimiroAs práticas de gestão de carreiras são habituais em algumas organizações, contudo as mesmas podem ser geradoras ou não do comprometimento organizacional. Logo, tendo como ponto de partida a revisão bibliográfica, esta investigação pretende analisar se o investimento nas práticas de gestão de carreiras torna, de facto, os colaboradores mais comprometidos com as organizações em que trabalham. Neste contexto, o presente trabalho é fruto de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo e possui como base a aplicação de um instrumento, em uma amostra de conveniência de 423 inquiridos, que contém o Questionário de Gestão de Carreiras de Ascensão (2009), assim como o Questionário de Empenhamento Organizacional de Meyer & Allen (1990; 1991) adaptado para Portugal por Bruno, (2007) que foram utilizados para o desenvolvimento do trabalho. Após a aplicação e a análise interpretativa dos seus resultados foi confirmado que o investimento em práticas de gestão de carreiras acarreta o aumento do comprometimento organizacional por parte dos trabalhadores, onde os mesmos acabam por assumir uma postura de empenho perante o seu trabalho e, consequentemente, a organização. Além disso, foram tecidas algumas sugestões futuras de investigação com o intuito de dar continuidade a estudos posteriores envolvendo estas duas vertentes.